Conheça as doenças infantis mais comuns neste post. Vamos explicar o que são, os sintomas e as formas de prevenção.
Doenças infantis mais comuns
As doenças infantis foram por muitos séculos as principais causas de óbitos dos pequeninos. Mas graças ao avanço da ciência sabemos como evitar e tratá-las.
Conheça agora as principais doenças infantis.
1 – Doença infantil – Catapora (varicela)
A catapora conhecida muito pelos nossos avós e pais foi praticamente erradicada pela vacina. Seus principais sintomas são as manchas e bolhas vermelhas pelo corpo que causam muita coceira. Além disso, o doente sente cansaço e fraqueza.
É uma doença viral muito contagiosa. Ela se dissemina através do contato com gotículas de saliva, secreção das bolhas ou pelo contato com objetos contaminados. A imunização é feita pela vacina tetra viral ou Tríplice viral.
2 – Doença infantil – Coqueluche
A coqueluche é uma doença bacteriana causada peloBordetella pertussis. Ela afeta principalmente o trato respiratório e a contaminação se dá pelo contato com gotículas de saliva.
Seus principais sintomas é a tosse seca, febre baixa, coriza e mal estar. A imunização é feita com a vacina Pentavalente e o reforço de DTP em grávidas.
3 – Doença infantil – Difteria
A difteria é uma doença causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae e que causa principalmente febre, coriza, dor de garganta que pode evoluir se não tratada para evoluir para quadros mais graves como paralisia e parada cardíaca/respiratória.
Essa doença se dissemina através do contato com as gotículas de saliva. Sua imunização é realizada através da vacina tríplice.
4 – Doença infantil – Poliomielite
A poliomielite está praticamente erradica assim como outras da nossa lista. Ela é causada por vírus e altamente infeciosa através do contato com a saliva.
Conhecida por causar paralisia infantil, a poliomielite começa com dor de garganta e febre, podendo evoluir para a paralisia definitiva e nos piores casos a morte.
Sua imunização é realizada através da vacina antipólio oral (VPO – Sabin).
5 – Doença infantil – Caxumba (H3)
A caxumba é uma doença que causa uma infecção causada por um vírus de intensidade aguda. Os principais sintomas dela são dores e a inflamação das glândulas salivares.
Essa doença é mais frequente entre os 5 e os 14 anos e é transmitida principalmente com o contato com as gotículas de saliva. Sua imunização é realizada com vacinas (tríplice viral).
Ela causa outros sintomas como:
- Inchaço e dor nas articulações;
- Náuseas e vômitos;
- Febre com duração de 3 a 5 dias;
- Dor de cabeça;
- Diminuição do apetite.
Para mais informações sobre Cachumba leia CAXUMBA: A DOENÇA DOS SURTOS.
Caso queira se aprofundar mais sobre doenças infantis e muitos outros temas da medicina conheça o Jaleko. Site especializado em conteúdo e cursos sobre conhecimento médico.
Acesse os canais do Jaleko acesse o melhor conhecimento sobre medicina:
Continue a leitura sobre doenças infantis e agora a ação das vacinas.
Por que vacinar evita doenças infantis?
As doenças infantis eram a muito tempo uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil. Até o século XIX a mortalidade infantil era muito alta, mas isso mudou drasticamente com uma série de mudanças culturais, científicas e tecnológicas.
Juntamente com o saneamento básico, hábitos de higienização, melhoria na alimentação, avanço da ciência, antibióticos e muito mais as vacinas foram um divisor de águas no combate a doenças infantis.
As vacinas foram uma arma eficaz que possibilitou a erradicação de doenças infantis infecciosas que levavam milhares de pequeninas vidas todos os anos.
Como funciona a vacina no combate de doenças infantis?
As vacinas têm o objetivo de estimular o corpo humano a produzir anticorpos contra determinado microrganismo patógeno. Como o nosso organismo produz anticorpos na presença desses microrganismos, a vacina usa desse mecanismo sem que você precise desenvolver a doença.
Mas como eu vou me expor aos patógenos, produzir os anticorpos para ficar imune e não desenvolver a doença ao mesmo tempo?
Simples. A vacina contém uma quantidade irrisória de patógenos que vão estimular o seu corpo a produzir os anticorpos. Mas calma, há todo um processo para se ter certeza de que a vacina é segura e não vai causar nenhum problema para a pessoa que vai recebê-la.
O tipo de estratégia de imunização depende muito das características particulares vírus ou bactérias que a vacina quer combater. Conheça abaixo os diferentes tipos de estratégias de imunização.
Quais os tipos de vacinas e quais os tipos de doenças que elas imunizam?
Muitas doenças infantis hoje foram erradicadas graças a ação das vacinas e outras estratégias imunizadoras.
Vamos mostrar algumas a seguir.
Vacinas inativadas
As vacinas inativadas que se utilizam de microrganismos mortos combatem os seguintes tipos de doenças:
- Pólio;
- Cólera;
- Raiva;
- Influenza;
- Hepatite A.
Vacinas com partes de microrganismos
Esse tipo de vacina utiliza algumas partes de microrganismos para estimular a produção de anticorpos.
Veja algumas das doenças que são imunizadas por esse tipo de vacinas:
- Hepatite B;
- Meningite;
- HPV;
- Haemophilus influenzae.
Vacinas toxoides
As toxoides são vacinas que inoculam na pessoa as toxinas do microrganismo para estimular a imunização contra a doença que o organismo causa. Assim, é uma forma mais indireta de imunizar as pessoas. Veja abaixo algumas dessas doenças:
- Tétano;
- Difteria.
Imunoglobulinas
As imunoglobinas utilizam de dos anticorpos contra o microrganismo para gerar a imunização na pessoa. Confira a seguir algumas das doenças combatidas por esta estratégia de imunização:
- Hepatite B;
- Raiva;
- Difteria;
- Catapora;
- Sarampo;
- Tétano.
Vacinas vivas atenuadas
As vacinas vivas imunizadas são geradas a partir dos microrganismos vivos e enfraquecidos. Nesse caso, são feitos todos os protocolos para se ter certeza de que os organismos presentes serão incapazes de gerar a doença. Segue abaixo a lista de doenças deste tipo de imunização:
- Catapora;
- Rubéola;
- Caxumba;
- Varíola;
- Sarampo;
- Febre amarela.
Obrigada por nos acompanhar até aqui no Estou crescendo!
Até o próximo post.