Pele Negra: dicas, tratamentos e cuidados especiais

13



Como todo tipo de pele, a negra também necessita de cuidados específicos que são os mesmos para todo tipo de pele, higienizar, tonificar, hidratar e proteger faça chuva ou sol.

É comum o pensamento de que pessoas com pele negra não precisam usar protetor solar diariamente, porém esta ideia é errada, a pele negra necessita sim do mesmo cuidado diário, pois esta mesma capacidade de “proteção natural” também pode causar manchas.

Justamente por possuir maior produção de melanina este tipo de pele está mais suscetível a hiperpigmentação pós-processos inflamatórios, por exemplo, como no caso de acne e processos depilatórios, ou seja, uma acne pode se tornar uma mancha difícil de tratar, pois muitos peelings químicos são contraindicados para este fototipo, as melhores opções são os lasers.


A facilidade de pigmentação após procedimentos depilatórios se dá devido à pele negra possuir maior tendência a foliculite, que é a inflamação no folículo piloso devido ao trauma gerado pelo processo da depilação, nos casos de depilação com cera, aparelhos depilatórios e lâminas, por isso o melhor método também é depilação a laser.

Qualquer ferimento ou processo inflamatório pode ocasionar uma mancha ou até mesmo formar uma queloide.

É verdade que a pele negra envelhece mais devagar, pois possui mais colágeno, é mais espessa e firme, por isso as rugas e flacidez demoram mais para surgir, porém também precisa fazer uso de cremes anti-idade e bons séruns hidratantes para manter o equilíbrio e funções da pele.


A pele negra pode ser seca, mista, normal ou oleosa, este último tipo é mais frequente devido ser maior o número de glândulas sebáceas o que a torna mais oleosa, portanto os melhores cosméticos são aqueles livres de óleo (oil-free).

A limpeza adequada é muito importante para evitar o acumulo de sujidades e sebo que levará a obstrução dos poros, ao surgimento de acne e outras alterações de pele que podem ocasionar manchas.

Portanto a ideia de que a pele negra não precisa de tantos cuidados é mito, pois este tipo de pele é na verdade muito sensível e requer cuidado super especial.

Gostaram das dicas?

Qualquer dúvida, deixem seus comentários!

Beijos

13 Comentários
  1. Nana Pinho Diz

    Super legal teu post, raras vezes vejo dicas pra pele negra
    Adorei e vou indicar pras amigas

    Beijos <3

    Blog Nana Pinho em cores – Blog Cozinha Desande -Face – Insta

  2. Lucimar da Silva Moreira Diz

    Excelentes as dicas para as pessoas de pele negra, toda pele precisa de cuidados, mas sempre a mitos também. O que não pode é deixar de cuidar da pele nunca, pele negra precisa de cuidados também, gostei bastante das informações é sempre bom saber delas, bjs.

  3. Pam Lepletier Diz

    São ótimas dicas mesmo.
    Geralmente quem tem pele negra sempre busca esse tipo de post informativo.
    Beijos

  4. Ame se Diz

    Ci !!!! Eu não cuido da minha pele, sou totalmente sem atenção quanto a isso, sei que temos que cuidar, mais o dia a dia é tão corrido, no máximo um tônico e olhe lá, nem protetor eu uso, as vezes nem quando vou a praia, achei muito bom você falar do meu tom de pele isso nos alerta ainda mais, e eu vou ficar mais cuidosa com a minha <3

  5. Analu Andrade Diz

    Adorei as dicas. Eu sempre uso protetor solar, até porque a minha pele é bem sensivel.

  6. Coisinhas da Kika Diz

    Já tinha ouvido falar que um dos maiores mitos é que negros não precisam usar protetor solar, qualquer tipo de pele merece cuidado para mante-la bonita! Adorei o post. Abraços

  7. Coisas Da Dih Diz

    Esse post está realmente incrível várias dicas Mara para cuidado com a pele negra.
    Super amei
    Parabéns

  8. Mah Gomes Diz

    Pele negra é tudo de bom! Ainda bem que a indústria cosmética está investindo cada vez mais no nosso tom de Pele! Post perfeito pra quem como tem está cor ❤

  9. Unknown Diz

    A pele negra é maravilhosa,
    eu tenho segunda mamãe é negra tem 65 anos, ela tem pele linda ainda…
    <3
    Bjos

  10. Simara Dicas e Toques Diz

    Ótimo post, dicas maravilhosas para quem tem pele negra, vou compartilhar com as minhas amigas…

  11. Regisllane Diz

    Muito bom, engraçado que sempre achamos que pele negra é mais forte, que não demanda tantos cuidados né?

  12. Alice Scherer Diz

    Primeira vez que vejo um post dando dicas para peles negras, muito legal mesmo.

  13. Comadre Lele Diz

    Ótimas dicas… td tipo de pele requer cuidados e proteção… bjs

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.