
Um assunto que não me cansa e se faz necessário o ano todo é a importância da proteção solar, aproveitar o sol com cautela para não sofrer as consequências.
A conscientização e a prevenção são tão importantes quanto conscientizar-se da reeducação alimentar, prática de atividade física para melhorar a saúde, as campanhas para prevenir doenças sexualmente transmissíveis, para prevenção de câncer de colo do útero, de mama e outras, a prevenção do câncer da pele também é essencial.
O Brasil é o país do sol, e com a chegada do verão aumenta muito a exposição.
É a estação mais desejada, férias, diversão, praias e clubes lotam, e infelizmente ainda muitas pessoas não tem consciência de quanto é necessário proteger-se dos danos que o sol pode causar.
Claro que, a exposição à luz solar é essencial à vida, no entanto, o sol que nos proporciona dias inesquecíveis e benefícios para nossa saúde também pode trazer sérios problemas imediatos e futuros para nossa pele, se não aproveitamos com moderação e responsabilidade.
A exposição solar causa envelhecimento precoce e câncer de pele.

O sol tem grande influência no surgimento de sinais de envelhecimento da pele, especialmente, rugas e flacidez, pois destroem as fibras de colágeno, também devido a sua grande capacidade de gerar radicais livres, os raios ultravioleta são os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento da epiderme, são absorvidos e filtrados pelas diferentes camadas da pele causando as indesejáveis manchas.
O câncer de pele é o câncer de maior incidência no Brasil, por isso é muito importante a prevenção, sabendo que os raios ultravioleta são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da doença, não podemos nos descuidar.
Além disso, outras doenças também podem ser reveladas ou agravadas pelo sol, como o Lúpus eritematoso, vitiligo, melasma, rosácea, e acne.
O principal cuidado é a prevenção

Os cuidados de proteção com a pele devem ser diários e o ano todo, e quando a exposição é maior, como no verão os cuidados devem ser redobrados.
Além de proteção, a hidratação deve ser diária de dentro para fora com ingestão de água, sucos de frutas e água de coco, bem como a aplicação de cremes e loções hidratantes a base de ureia, ceramidas, vitamina E, a água termal também é excelente opção para ajudar na hidratação e recuperação da pele.

Estas ações são muito importantes para melhora das defesas e equilíbrio da pele.
Também faz parte da prevenção o autoexame da pele, observar pintas escuras que mudam de cor e de espessura e que podem sangrar e coçar, é interessante saber se já existiu casos da doença na família.

É claro que não se deve ficar obcecada por isso, qualquer pinta que aparecer na pele correr para o dermatologista, mas é aconselhável visita-lo ao menos uma vez por ano para uma análise mais detalhada e precisa.
Cuide bem da sua pele e do seu corpo, você mora nele!
Espero que tenham gostado das dicas!
Me acompanhem no instagram
www.instagram.com/denizetrajano

Fonte de Pesquisa: Pele e Sol – Dr.Frédéric Bérard – Larousse