A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico, caracterizado por quadro depressivo, esgotamento físico e mental.
Esse distúrbio está intimamente relacionado à vida profissional.
Definição
A síndrome foi descrita pelo psicanalista alemão Herbert J. Freudenberger ao constatar em si mesmo no início dos anos 1970. O termo vem do inglês “to burn out” que significa “queimar por completo”, uma metáfora ao esgotamento físico e mental devido ao trabalho.
O portador mede sua autoestima pela capacidade de realização e sucesso, medindo seu grau de satisfação no outro, transformando essa necessidade em obstinação e compulsão.
A projeção no outro causa problemas de ordem psicológica, desgaste físico e mental que leva à fadiga e exaustão. Essa síndrome é comum em trabalhadores de diversas áreas do conhecimento e até voluntários.
É importante refletirmos nessas questões de saúde mental do trabalhador, especialmente em pleno quadro de pandemia.
Sintomas
A pessoa com a síndrome passa por estágio de dedicação intensificada ao trabalho, desejando fazer tudo sozinho. Assim, gera o descaso com necessidades pessoais – dormir, comer, lazer, momentos em família – e isolamento social.
Pelo próprio excesso, tido como desempenho exemplar, passa a desvalorizar os outros, passando por mudanças de comportamento e humor. O paciente chega ao ponto de tristeza profunda, colapso físico e mental.
Descrevi, de maneira sequencial, os estágios que uma pessoa pode passar se não tratado a tempo. No infográfico acima foram descritos os sintomas que a pessoa pode sentir; depressão, insônia, ansiedade e taquicardia, por exemplo.
Aqui trago a recomendação de um vídeo falando sobre saúde mental no trabalho pelo médico Drauzio Varela aqui.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico é feito por um profissional especialista através de análise clínica. São indicados os profissionais de psiquiatria e de psicologia para identificar o problema e orientar o paciente no seu tratamento.
Entretanto, nem sempre o paciente consegue perceber os sintomas, acabando por negligenciar o problema e chega a estágios mais avançados.
Fim do Texto Sobre Síndrome de Burnout
Cada paciente é único.