Síndrome de Burnout: Definição e Sintomas

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico, caracterizado por quadro depressivo, esgotamento físico e mental.

Síndrome de Burnout

Esse distúrbio está intimamente relacionado à vida profissional.

Definição

A síndrome foi descrita pelo psicanalista alemão Herbert J. Freudenberger ao constatar em si mesmo no início dos anos 1970. O termo vem do inglês “to burn out” que significa “queimar por completo”, uma metáfora ao esgotamento físico e mental devido ao trabalho.

Herbert J. Freudenberger

O portador mede sua autoestima pela capacidade de realização e sucesso, medindo seu grau de satisfação no outro, transformando essa necessidade em obstinação e compulsão.

A projeção no outro causa problemas de ordem psicológica, desgaste físico e mental que leva à fadiga e exaustão. Essa síndrome é comum em trabalhadores de diversas áreas do conhecimento e até voluntários.

É importante refletirmos nessas questões de saúde mental do trabalhador, especialmente em pleno quadro de pandemia.

Sintomas

A pessoa com a síndrome passa por estágio de dedicação intensificada ao trabalho, desejando fazer tudo sozinho. Assim, gera o descaso com necessidades pessoais – dormir, comer, lazer, momentos em família – e isolamento social.

Esgotamento físico e mental. Fonte: O Globo

Pelo próprio excesso, tido como desempenho exemplar, passa a desvalorizar os outros, passando por mudanças de comportamento e humor. O paciente chega ao ponto de tristeza profunda, colapso físico e mental.

Infográfico. Créditos na imagem.

Descrevi, de maneira sequencial, os estágios que uma pessoa pode passar se não tratado a tempo. No infográfico acima foram descritos os sintomas que a pessoa pode sentir; depressão, insônia, ansiedade e taquicardia, por exemplo.

Aqui trago a recomendação de um vídeo falando sobre saúde mental no trabalho pelo médico Drauzio Varela aqui.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é feito por um profissional especialista através de análise clínica. São indicados os profissionais de psiquiatria e de psicologia para identificar o problema e orientar o paciente no seu tratamento.

Entretanto, nem sempre o paciente consegue perceber os sintomas, acabando por negligenciar o problema e chega a estágios mais avançados.

Fim do Texto Sobre Síndrome de Burnout

Cada paciente é único.

Add Comment