Planejamento financeiro para o casamento

O planejamento financeiro para o casamento é uma parte super importante de um evento que muitas pessoas esperam a vida toda para realizar, afinal de contas, toda noiva sonha em se casar com um evento memorável digno de uma verdadeira princesa de contos de fadas.

Embora o mundo esteja mudando o tempo todo o casamento ainda mantém sua importância e Glamour quando comparado com outras formas de união, sendo assim o planejamento financeiro para o casamento deve ser feito com calma para proporcionar uma experiência marcante sem pesar no bolso.

Nesse artigo vamos dar algumas dicas sobre o planejamento financeiro para o casamento e ajudar você futura noiva ou noivo a começar a transformar em realidade um dos dias mais sonhados de todos os tempos, então não perca essa chance e vamos nessa.

A tradição ainda vale?

Planejamento financeiro para o casamento
Planejamento financeiro para o casamento

Uma das mais antigas tradições do mundo e sem dúvidas a mais antiga tradição do casamento é aquela que diz que a família da noiva deve pagar pela festa enquanto que a família do noivo ficaria responsável pela lua de mel.

Essa é uma tradição que muitas famílias ainda consideram válidas mas que realmente vai depender muito de como as duas famílias vão se organizar para transformar esse momento mágico em realidade.

Atualmente os casais usam o planejamento financeiro para o casamento de modo que cada um possa contribuir como for possível e para que eles tenham o tempo necessário para conseguir aos poucos atingir todo o valor necessário para realizar o evento no tamanho e formato que sempre sonharam.

Passo a passo planejamento financeiro para o casamento

Agora vamos ao passo a passo que você pode usar para planejar o seu casamento ou ajudar suas amigas a planejarem os delas com o máximo de eficiência sem gastar mais do que deve e tendo uma casamento lindo.

  1. Escolha a Aliança, O primeiro passo para o planejamento financeiro para o casamento é garantir a aliança dos sonhos, lembre que a festa do casamento vai durar apenas um dia, mas a aliança vai durar para sempre, então vale muito a pena investir em uma aliança de qualidade.
  2. Escolha o tamanho, também para que o casamento seja um sucesso é fundamental saber o tamanho dele, então decida antes de começar qual é o número de convidados que você planeja receber, lembre que é comum que cada convidado leve um acompanhante então o espaço deve caber o dobro de pessoas do que você vai convidar.
  3. Escolha o lugar, sabendo quantas pessoas vem ao casamento você vai poder começar a procurar um local, para economizar muitas pessoas escolhem as Igrejas católicas uma vez que estas permitem o casamento de graça, já para a recepção você pode usar a praia, uma campo próximo a sua casa ou alugar um espaço de festas, escolher antes vai te ajudar a se preparar para o preço.
  4. Escolha o vestido, esse é outro ponto super importante no planejamento financeiro para o casamento, escolher o vestido é fundamental para a noiva se sentir como a princesa que ela merece ser, então para economizar você pode procurar estúdios pequenos que oferecem melhores preços ou quem sabe alugar.
  5. Escolha a decoração, agora vem a parte da decoração, escolha as flores, cortinas, mesas e cadeiras para a festa, escolher tudo antes vai te dar o tempo necessário para pesquisar antes de fazer sua escolha final e economizar.
  6. Escolha o bolo e o buffet, Finalmente escolha o que vai ser servido na recepção e o formato e tamanho do seu bolo, estes dois itens estão entre os mais caros então pesquisar antes de fechar o contrato cedo vai evitar que você tenha que lidar com aumentos inesperados.

Colocando em prática os passos que você aprendeu para melhorar o seu planejamento financeiro para o casamento você vai conseguir fazer a cerimônia e festa perfeita para realizar o seu sonho.

Planejamento financeiro para o casamento
Planejamento financeiro para o casamento

Vale a pena investir na festa de casamento?

Para algumas pessoas a festa é fundamental, para outras o que importa mesmo é a cerimônia, nesse caso é uma questão de escolha pessoal, apesar disso existem muitas pessoas que estão optando por deixar a festa de lado e investir mais pesado na aliança e na lua de mel que são para o casal.

Devo gastar dinheiro com o meu segundo casamento?

Com certeza!, ser noiva é um momento especial para você, não importa se é a segunda ou a décima vez, você merece ter o seu dia de princesa para marcar esse novo capítulo na sua vida, então se você pode gastar e vai se sentir bem durante o evento, vai fundo amiga!

Casamentos duplos, são legais?

Isso vai depender muito dos casais, se as noivas ou os noivos são muito próximos e todos os 4 se dão bem, pode ser uma experiência fantástica, além de compartilhar um dia mágico com quem você ama vai ser possível dividir as contas e dar uma folga para o orçamento, apenas tenha certeza de que todos os envolvidos estão certos de suas obrigações e concordam com cada decisão.

Agora só o que resta é colocar em pratica tudo o que você aprendeu e começar imediatamente a preparar o casamento dos seus sonhos com o planejamento financeiro correto.

Add Comment