Melasma: dicas e tratamentos para se livrar das manchas da pele

Quem não se sente incomodada com manchas na pele?

O sol é o maior  inimigo da pele, principal responsável pelo surgimento das temidas manchas e envelhecimento, mas também existem fatores que associados a radiação UV ajudam a desencadear o problema, um exemplo são os hormônios, que se alteram durante o período de gestação ou pelo uso de anticoncepcionais, fatores genéticos também favorecem o surgimento do melasma.

A melhor forma de prevenir estas indesejadas manchas é proteger-se do sol, usando protetor solar todos os dias.
O melasma não tem cura e controlar é muito difícil, mas é possível alcançar uma melhora significativa com uso dos Peelings químicos.

Porque é comum surgir principalmente durante ou após a gravidez?

Durante a gravidez o corpo da mulher passa por muitas transformações, e estas transformações refletem muito sobre a pele, surgem às manchas castanhas escuro no rosto, isso ocorre devido ao aumento dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona.

Estes hormônios estimulam a produção de melanina, somando a exposição solar o resultado é a hiperpigmentação da pele.

O inverno é a estação ideal para tratar deste problema

Nesta época do ano é menos provável a exposição ao sol, pois durante o tratamento é contraindicado expor-se ao sol.

Muitos tratamentos são oferecidos, uma consulta com um dermatologista é o ponto de partida para identificar  o melhor e mais adequado tratamento ao seu tipo de pele e também identificar a profundidade das manchas.

Normalmente o tratamento mais indicado é o peeling químico a base de ácidos como retinóico, glicólico, mandélico, kojico e azelaico.

O peeling pode ser superficial, médio e profundo, quem irá definir o ideal é um profissional preparado após avaliação da pele. 

Todos os peelings podem provocar uma leve descamação, mas isso é normal e ocorre devido ao processo de renovação celular, esta descamação não pode ser removida com os dedos, é necessário deixar que se desprenda naturalmente.



Onde fazer?

O tratamento é feito em consultório em sessões com intervalo de quinze dias, algumas vezes indica-se aplicação de composições manipuladas para uso em casa sempre durante a noite.

É muito importante saber quem esta realizando este procedimento, pois se trata de um tratamento que oferece risco de complicações e até piorar o problema.  Somente os peelings mais superficiais podem ser realizados por esteticistas, os médios e profundos somente por dermatologistas ou especialistas em dermato funcional.

Expor-se ao sol durante o tratamento é totalmente proibido e o uso do protetor solar é importantíssimo até mesmo dentro de casa.

Hoje existem muitos produtos a base de ácidos com baixa concentração em farmácias para uso noturno, mas o aconselhável é sempre procurar um profissional que ajude a definir o tempo de tratamento e indicar qual produto utilizar na manutenção da pele em casa para evitar que o problema se agrave.

Prepare a pele 

Antes de realizar o peeling a pele deve estar totalmente íntegra, ou seja, deve estar bem cuidada e hidratada para que consiga suportar a agressão gerada pelos ácidos, portanto comece preparando sua pele, higienizando e hidratando adequadamente.

Realize também uma limpeza de pele quinze dias antes da primeira sessão de peeling, isso será indicado pelo profissional, pois a limpeza de pele é o princípio de qualquer tratamento.

O peeling químico além de eliminar as manchas, também ameniza rugas e flacidez, portanto é um tratamento muito eficaz.

Espero que tenham gostado.

Qualquer dúvida, deixem seus comentários!

Me acompanhem no instagram www.instagram.com/denizetrajano

20 Comments

  1. Joana D'arc 30 de março de 2017
  2. Anônimo 31 de março de 2017
  3. Unknown 31 de março de 2017
  4. Unknown 31 de março de 2017
  5. Coisinhas da Kika 31 de março de 2017
  6. Minda Silva 31 de março de 2017
  7. Erica Oliveira 31 de março de 2017
  8. Luiza Braz 1 de abril de 2017
  9. JACQUE SANTOS 1 de abril de 2017
  10. Unknown 4 de abril de 2017
  11. NinTudo 5 de abril de 2017
  12. Denize Trajano 5 de abril de 2017
  13. Denize Trajano 5 de abril de 2017
  14. Denize Trajano 5 de abril de 2017
  15. Denize Trajano 5 de abril de 2017
  16. Denize Trajano 5 de abril de 2017
  17. Denize Trajano 5 de abril de 2017
  18. Denize Trajano 5 de abril de 2017
  19. Denize Trajano 5 de abril de 2017
  20. Renata 3 de fevereiro de 2018

Add Comment