Desenvolvimento motor infantil

Olá! Hoje iremos falar sobre desenvolvimento motor infantil. Boa leitura!

O que é desenvolvimento motor

O processo de mudança de comportamento com relação aos movimentos da criança recebe a nomenclatura de desenvolvimento motor.

Durante o processo, pode haver alterações que podem interferir no organismo da criança, sendo assim, é de extrema importância que haja um acompanhamento familiar e profissional para evitar o surgimento ou agravamento de possíveis doenças referentes ao sistema motor.

Por mais que as crianças sejam diferentes, há um tempo máximo estimado, que contribui para melhor avaliar a criança entre o que se é esperado ou não.

desenvolvimento motor
Desenvolvimento motor infantil

Nos primeiros anos da criança, ela está mais suscetível ao recebimento de estímulos vindos de fora, com isso, atividades motoras podem acabar ocorrendo de forma rápida. Considerando isso, os primeiros anos de vida da criança são os mais importantes no que diz respeito ao desenvolvimento físico da criança.

Estimulando o desenvolvimento motor da criança

Os pais cumprem papel importante neste aspecto, considerando que podem estimular o desenvolvimento da criança por meio de estímulos sensoriais, colocando a criança em um espaço para que ela possa se movimentar, brincar com os os brinquedos adequados para a idade, ler histórias para a criança. Todos estes fatores contribuem para o desenvolvimento da criança, bem como favorece a relação entre os pais e a criança.

Principais etapas do desenvolvimento até 1 ano de idade

A etapa inicial esperada é o controle da cabeça até os três meses de vida; por volta dos cinco meses o rolar; em torno dos seis meses é esperado que o bebê se sente sozinho; aos nove meses espera-se que o bebê comece a engatinhar; aos doze meses é esperado que o bebê comece a andar de forma mais livre.

desenvolvimento motor
Desenvolvimento motor infantil

No entanto, é válido ressaltar que as fases não devem ser consideradas regras, por isso é importante o acompanhamento profissional durante os primeiros anos de vida da criança, para que seja identificado qualquer tipo de irregularidade em seu desenvolvimento, evitando um diagnóstico tardio caso haja algum tipo de comprometimento

Sinais de alerta

A observação das fases de desenvolvimento da criança é de extrema importância, pois permite que os pais se atentem e vejam se a criança está demorando para atingir as fases iniciais de desenvolvimento.

Incidências de associações entre o desenvolvimento infantil e fatores ambientais têm sido reportadas, muitas vezes mais fortemente que a própria vulnerabilidade biológica da criança, sugerindo que o ambiente é capaz de modular os riscos a que as crianças estão expostas.

Cognição e ambiente são preditores do desenvolvimento motor de bebês ao longo do tempo – Keila Ruttnig Guidony Pereira, Raquel Saccani, Nadia Cristina Valentini

De acordo com o que for observado, se faz necessário que os pais conversem com o pediatra que acompanha a criança, permitindo que o profissional faça esclarecimentos sobre o desenvolvimento motor da criança e, se for o caso, um diagnóstico tardio seja evitado

Perguntas frequentes sobre desenvolvimento motor infantil

E aí, gostou de saber sobre o desenvolvimento motor infantil?

Obrigada por ter acompanhado o post até aqui! Fique de olho em outros textos do Blog Estou Crescendo, separei um especialmente para você: Amamentação, confira algumas dicas para ajudar na amamentação.

Add Comment