Casamento

Se você está pensando em se casar, e não sabe por onde começar, esta página irá fornecer algumas informações que tornará um dos dias mais importantes da sua vida incrível!

Planejamento de um casamento

O planejamento é sem dúvidas o que faz o casamento ser um sucesso ou não, por isso vamos te orientar em como fazer os preparativos para o seu casamento. Não se esqueça que o importante é executar, e se possível checar, todos os itens, mesmo que algum destes se atrase um pouco:

1 ano a 6 meses antes do casamento:

Decidir dia, hora e local para a cerimônia religiosa e a festa do casamento.

Checar se a igreja e o salão escolhidos estarão disponíveis no dia e horário desejados.

Procurar o futuro imóvel.

Fazer uma lista preliminar dos convidados, para ter uma noção se a igreja e salão de festas vão suportar o número de convidados, e principalmente para realizar uma estimativa das despesas com o casamento.

Solicite a alguns buffet sugestões e orçamentos para recepção, caso o local da festa permita buffet externo.

6 meses antes do casamento:

Escolha e contrate serviços para cerimônia e a festa.

Contrate os serviços de fotografia e/ou vídeo que vão registrar seu casamento.

Escolha o vestido de noiva e marque as provas.

Verifique se são necessárias reformas no imóvel onde vocês irão morar.

Informe-se na igreja sobre as datas dos cursos de noivos, e programe-se.

4 meses antes do casamento:

Comece a escolher os móveis para o novo lar.

Faça um check-up completo: vá ao clínico geral, ao ginecologista, ao dentista, e fale para seu noivo fazer o mesmo.

Faça a lista definitiva dos convidados e procure uma gráfica para confecção dos convites.

Comece a providenciar a documentação para o casamento civil e religioso.

3 meses antes do casamento:

Vá ao cartório, para dar andamento na documentação do casamento civil.

Faça orçamentos com floristas para a decoração da Igreja e do salão.

Reserve o dia da noiva, ou então seu cabeleireiro e maquilador.

Escolha o buquê e a grinalda.

Escolher a roupa do noivo.

Planeje sua lua-de-mel com o auxílio de um bom agente de viagens.

Converse com a mães das damas-de-honra e pajens (se houver), acertando todos os detalhes e as roupas.

Selecione as lojas onde você vai deixar as listas de presentes.

2 meses antes do casamento:

Escolha dos acessórios (sapatos, jóias, meias, luvas). É aconselhável usar um pouco os sapatos dentro de casa, para evitar “problemas” no dia.

As alianças já devem estar escolhidas, e mandá-las para gravar os nomes e data do casamento.

Comece a distribuição dos convites, que devem estar entregues até 3 semanas antes do casamento.

45 dias antes do casamento:

Peça sugestões sobre penteado e maquilagem, e marque um teste.

Peça para uma amiga organizar o chá de panela, não esqueça de dar sua lista.

Decida quem vai levar você à igreja, ou contrate serviços de uma locadora de automóveis.

1 mês antes do casamento:

Veja se há acomodações para convidados de outras cidades.

Reserve o hotel para a noite de núpcias.

Faça o teste de penteado e maquilagem.

Comece um “programa de beleza” (com banhos, cremes, massagens etc.) para estar radiante no dia do casamento.

Faça seu chá-de-panela.

3 semanas antes do casamento:

Confira todos os serviços contratados.

Faça uma lista de roupas para a lua-de-mel.

Separe os objetos que serão levados para a casa nova, incluindo o enxoval.

2 semanas antes do casamento:

Confirme o que foi programado para a lua-de-mel e noite de núpcias.

O vestido e a grinalda já devem estar quase prontos.

Faça uma boa limpeza de pele, se você estiver habituada.

1 semana antes do casamento:

Se houver necessidade, faça o ensaio da Igreja.

Confira o horário com o cabeleireiro e maquilador, ou com o local do dia da noiva.

Confira o horário com a costureira e/ou pessoa que irá ajudá-la a se vestir.

2 dias antes do casamento:

Faça uma boa depilação com o método que está acostumada a usar.

Faça a mala da lua-de-mel e uma maleta de mão para a noite de núpcias.

Na véspera do casamento:

Faça as unhas dos pés e das mãos.

Faça uma sauna, massagem ou tome um banho de imersão: relaxe desde já, para aproveitar ao máximo o seu grande dia.

Durma cedo, e por pelo menos oito horas.

No dia do casamento:

Um despertar tranqüilo e um bom café da manhã vão prepará-la para o seu grande dia.

Descanse um pouco antes de ir ao cabeleireiro.

Vista-se com calma, mas não com muita antecedência.

E o mais importante: APROVEITE BASTANTE ESSE DIA E SEJA MUITO FELIZ !!!

Claro que para começar a planejar de fato, você precisa pensar no estilo de sacramento, e como será todo o ritual. Conhecer os estilos vai te ajudar em todas as outras decisões:

Estilos de casamento

O estilo do seu casamento deverá ser baseado no quanto pode ser gasto e na quantidade de convidados. Normalmente os estilos são:

Estilo Informal

Estes são realizados normalmente pela manhã ou tarde. A noiva pode usar vestido curto, longuete ou longo. Além dos vestidos brancos, os de cores pastéis também são indicados. Para o noivo, e padrinhos, é mais indicado o uso de terno, e quanto mais cedo for a cerimônia mais claro deve ser o tom do terno. As madrinhas podem usar vestidos mais claros, sem brilho, curtos ou longuetes, com ou sem chapéu. As cerimônias ao ar livre são indicadas para este estilo, e normalmente é oferecido um bolo com champagne.

Estilo Semi-formal

Estes são realizados normalmente pela tarde ou entardecer. A noiva deve usar vestido longo, mas sem cauda. Além dos vestidos brancos, os de cores pastéis também são indicados. Para o noivo, e padrinhos, pode usar terno e meio fraque. As madrinhas podem usar vestidos mais claros, mas ainda sem brilho, curtos ou longuetes. Na recepção é oferecido canapés, além do bolo.

Estilo Formal

Estes são realizados normalmente à noite. A noiva deve usar vestido longo, com cauda, e de preferência com brilho. O noivo, e os padrinhos, devem usar meio fraque ou fraque. E as madrinhas devem usar vestidos longos, e de preferência com cores escuras. Na recepção é oferecido canapés, além do tradicional bolo.

Estilo Formal Elegante

Estes são realizados à noite. A noiva deve usar vestido longo, com cauda, e de preferência com brilho. O noivo, e os padrinhos, devem usar meio fraque ou fraque. E as madrinhas devem usar vestidos longos, e de preferência com cores escuras. Na recepção é oferecido canapés com um prato quente, além do tradicional bolo com champagne.

Estilo Formal Glamour

Estes são realizados à noite. A noiva deve usar vestido longo, com cauda longa, e de preferência com muito brilho. O noivo deve usar fraque ou casaca, e os padrinhos fraque. As madrinhas devem usar vestidos longos, mais formais, e de preferência com cores escuras. Neste estilo normalmente a quantidade de padrinhos e damas/pajens são maiores. E na recepção é oferecido um jantar completo, além do tradicional bolo com champagne.

Existe dois processos de casamento: um civil e um religioso. Para cada um destes é necessário uma documentação especifica. São estas:

Casamento civil

O casamento civil é o que não está relacionado a uma igreja. (completar txt)

Regime de Bens no casamento civil

Antes de dar entrada na documentação do casamento civil, os noivos devem conversar sobre o regime de bens que será adotado. Estes podem ser:

Regime de bens parcial

Neste caso cada um dos cônjuges mantém as propriedades adquiridas antes de casamento. 

Regime de comunhão universal dos bens:

Neste caso os cônjuges irão dividir todas as propriedades adquiridas antes e após o casamento. Neste caso os noivos deverão ir ao Tabelião de notas que lavrará uma escritura de pacto antenupcial, onde esta deverá ser anexada aos documentos que serão entregues no cartório.

Regime de separação de bens:

Neste caso a mulher é obrigada, legalmente, a contribuir com as despesas do casal. Também será necessária a ida dos noivos ao Tabelião de notas para lavrar uma escritura de pacto antenupcial, onde esta deverá ser anexada aos documentos que serão entregues no cartório.  

Outro assunto que deverá ser tratado com os noivos, antes de dar entrada da documentação civil, é sobre a alteração do nome da noiva, pois desde a aprovação da lei do divórcio, a mulher pode optar se quer ou não usar o sobrenome do marido após o casamento.

Documentos necessários para o casamento civil

Abaixo estão listados os documentos necessários para o casamento civil, para diversos casos:

Documentos para noivos maiores de 18 anos

Um dos dois deve procurar a circunscrição do seu bairro, com os seguintes documentos:

Formulário de casamento civil (comprar em papelaria) e levar preenchido, inclusive com as assinaturas autenticadas.

Cópia autenticada da certidão de nascimento dos noivos, com firma reconhecida.

Cópia autenticada da carteira de identidade dos noivos.

Cópia de um comprovante de residência dos noivos.

Cópia da carteira de identidade dos padrinhos (estes padrinhos devem ser maiores de 21 anos).

Documentos para noivos menores de 18 anos

Neste caso os noivos deverão ir a circunscrição acompanhados dos pais ou responsáveis, com cópias autenticadas das respectivas carteiras de identidade. Se a noiva for menor de 16 anos e/ou o noivo menor de 18 anos, além da autorização dos pais ou responsáveis, só poderão casar com uma autorização judicial.

Documentos para noivos divorciados

Neste caso os noivos deverão levar uma cópia autenticada da certidão de casamento anterior e da averbação do divórcio.

Documentos para noivos viúvos

Neste caso os noivos deverão levar uma cópia autenticada da certidão de casamento anterior e da certidão de óbito do cônjuge.

Casamento religioso

Para a realização do casamento religioso é necessário que os noivos sejam batizados. Caso não sejam, devem procurar a paróquia de seu bairro seis meses antes do casamento para poderem ser batizados.
Também é necessário que os noivos façam o curso de noivos. Para isso é necessário que um dos dois procure a paróquia de um dos bairros e se informe sobre as datas destes cursos, para que vocês possam se programar.

Os noivos devem procurar a paróquia de um dos bairros que residem ou de onde será realizada o casamento, com os seguintes documentos:

Certidão de batismo atualizada dos noivos.

Comprovante do curso de noivos.

Cópia da carteira de identidade dos noivos.

Cópia da carteira de identidade dos padrinhos (estes padrinhos devem ser maiores de 21 anos). Também é necessário saber profissão, estado civil e endereço dos mesmos.

Protocolo do processo civil.

Convites de casamento

Os convites de casamento variam de acordo com o gosto dos noivos. Os mais indicados são os feitos em folha única ou dupla, variando a qualidade do papel (opaline, tela, linho ou vergê). As lojas especializadas em convites para casamentos, bodas, 15 anos, formaturas… possuem uma variedade de cores nestas qualidades de papel e nas cores do texto impresso.

Dicas para fazer seu convite de casamento

Abaixo seguem algumas dicas para seus convites:

A data e o horário do casamento devem estar escritos por extenso.

O nome do convidado deve ser escrito no envelope, e de preferência por um calígrafo ou por alguém com boa caligrafia.

Os convites devem, preferencialmente, ser entregues em mãos, com no mínimo 3 semanas antes do casamento.

Se for preciso enviar algum convite pelo correio, este deverá estar dentro de outro envelope, onde neste estará escrito o endereço e nome do convidado. É importante que você ligue para este convidado informando-o do envio.

Não use um envelope de plástico para entregar o convite em mãos.

No caso da impossibilidade dos noivos entregarem os convites, os mesmos deverão ser entregues pelos pais dos noivos.

Os tratamentos mais indicados para os convites de casamento são:

Sr. João Fernandes e família

Sr. João Fernandes e Sra.

Sra. Maria dos Santos

Sra. Maria dos Santos e família

Srta. Vera Silveira

Srta. Vera Silveira e família

Padrinhos de casamento

Não existe um número ideal para casal de padrinhos. A melhor quantidade é baseada na conversa que os noivos tem que ter antes de sair convidando as pessoas. Primeiramente vocês têm que fazer uma listagem com o nome daquelas pessoas que vocês gostariam que fossem seus padrinhos. Depois vão utilizar do bom senso para chegar a um número de casais para cada um.

É bom lembrar que quanto maior o número de casais, maior deverá ser o altar. E como são os noivos que devem estar destacados, um número grande de padrinhos pode atrapalhar.

Damas de honra e Pajens de casamento

Com relação ao número de damas e pajens, também cabe ao casal escolher. Mas o mais importante é que eles devem ser filhos de amigos, ou de parentes, e que de preferência vocês os conheçam.

É aconselhável que eles já tenham sido dama ou pajem anteriormente, para que na hora eles saibam o que vai acontecer e não desistam de entrar na igreja. Uma outra dica importante é ter sempre ou o pai ou a mãe (ou avós) próximos deles tanto na porta da igreja quanto no altar. A presença dos pais como padrinhos é uma ótima opção!

Atualmente está sendo utilizado a presença de mais um pajem (mais freqüente) ou uma dama como o “elemento” surpresa. Este “elemento” surpresa trata-se da entrada do pajem ou da dama na hora da benção das alianças.

Vestido da noiva

O melhor vestido de noiva é aquele que valoriza seu corpo, respeitando seu estilo. Não fique com receio na escolha, existe uma infinidade de modelos, e com certeza um deles vai ser igual ao dos seus sonhos.

Hoje em dia existem várias lojas especializadas em alugar vestidos de noivas. Algumas destas até utilizam o artifício do primeiro aluguel, onde você é a primeira a usar, mas depois do casamento tem que devolver o vestido para a loja. Ou se você preferir ficar com o vestido, você pode procurar uma costureira e pedir para esta copiar algum modelo das revistas de noivas, ou então você pode procurar lojas que façam o vestido para você.

Dicas para o vestido de noiva

Abaixo seguem algumas dicas para a escolha do seu vestido:

Casamentos realizados de manhã:

A noiva pode usar vestido curto, longuete ou longo. Além dos vestidos brancos, os de cores pastéis também são indicados.

Casamentos realizados durante o dia e ao entardecer:

A noiva deve usar vestido longo. Como no caso anterior, além dos vestidos brancos, os de cores pastéis também são indicados.

Casamentos realizados à noite:

A noiva deve usar vestido longo e com cauda. As cores branco, marfim e o tom perolado são usados. Para as cerimônias após 19h, pede-se brilho e vestidos mais encorpados.

Para acompanhar o vestido é fundamental a presença do buquê. Sua escolha vai depender do estilo de cerimônia, mas os de flores naturais são os mais recomendados.

Truques que ajudam as noivas

Noivas magrinhas: utilize vestidos com sobressaias e drapeados, para dar volume ao corpo, e prefira aqueles vestidos de golas altas e transparências na altura do colo.

Noivas baixinhas:

Utilize vestidos de corpo baixo, que alonga a silhueta.

Noivas gordinhas:

Utilize vestidos que tenha o corte abaixo da cintura. Evite sobressaias e bordados, e as mangas não devem ser bufantes ou cheias de babado.

Noiva com seios grandes:

Utilize vestidos onde o decote seja em “V”.

Noivas com pouco seio:

Solicitar a costureira a colocação de enchimento.

Acessórios para o vestido de noiva e madrinhas

Colocar ou não colocar !?!?

Abaixo estão algumas dicas para os acessórios mais utilizados em casamentos.

Grinalda:

Esta deve ser usada nos tons do vestido, combinado com o formato do rosto e cabelo.

Véu da noiva:

O seu uso não é obrigatório, vai depender do estilo do vestido e do casamento.

Sapatos de noiva:

Estes devem ser brancos ou forrados com o mesmo tecido do vestido.

Luvas de noiva:

Somente as utilize se o vestido for tomara-que-caia, sem mangas ou com mangas curtas. As luvas são mais indicadas para cerimonias noturnas, mas caso queira usá-las de dia prefira as sem brilho e as que vão até o pulso (as sem dedos).

Brincos da noiva:

Estes devem ser discretos, normalmente é utilizado uma pérola ou algum brinco bem delicado, combinando com o vestido.

Anéis no casamento:

Deve evitá-los, principalmente se estiver usando luvas. Lembre-se que na mão esquerda será colocada a aliança.

Colar para noivas:

O colar não é indicado no caso de vestidos muito bordado.

Relógio e pulseiras:

Não se deve usar relógio, e evitar jóias nos pulsos, principalmente se estiver usando luvas. Caso esteja sem luvas e queira usar alguma jóia, prefira uma pulseira bem delicada.

Chapéu no casamento:

Tanto a noiva quanto as madrinhas podem colocar chapéus, mas somente em cerimônias até às 18h, pois o principal objetivo do chapéu é proteger o rosto do sol.

Roupa do noivo

Como para a noiva, também existem lojas especializadas em aluguel de roupa para os noivos. As opções mais utilizadas para os noivos são: terno, fraque ou meio fraque, e os padrinhos devem seguir a opção escolhida. 

Os ternos são indicados para os casamentos informais, e devem ter tons escuros (preto ou azul marinho) para os casamentos à noite, e tons mais claros quanto mais cedo for a cerimônia. 

Já o fraque e o meio fraque são indicados para casamentos mais elegantes e formais, e é aconselhável que os padrinhos também estejam vestidos com o mesmo modelo, para isso é melhor que todos aluguem a roupa, e de preferência na mesma loja.

O noivo também pode optar pela casaca, smoking, summer, black tie ou dinner jacket, mas somente quando a cerimônia for muito formal.

Trajes masculinos de casamento

Abaixo estão relacionadas as descrições dos trajes masculinos.

Terno de casamento:

Paletó e calça do mesmo tecido e cor. Evite peças díspares.

Meio-fraque:

Paletó cinza-chumbo, calça cinza riscada e colete cinza claro. Acompanhado de um cravo ou lenço.

Fraque de casamento:

Paletó cinza-chumbo, longo na frente e atrás, calça cinza riscada e colete cinza claro. Acompanhado de um cravo.

Casaca:

Paletó preto (mais tradicional), curto na frente com longa cuada atrás, acompanhado de calça da mesma cor e tecido. Pode-se usar a casaca com colete e plastron (gravata de cetim ou seda amarrada como se fosse um lenço, com uma alfinete-jóia presa no meio do laço) ou faixa e borboleta.

Smoking:

Paletó preto, com lapelas em seda ou cetim preto, e gola chalé ou em bico. Calça da mesma cor e tecido, com uma faixa lateral. É normalmente usado com gravata borboleta e faixa. A camisa é sempre branca.

Summer:

Smoking branco, habitualmente usado com faixa e gravata borboleta, em cores variadas. A camisa é sempre branca.

Black Tie:

Paletó branco igual ao do summer, acompanhado de calça preta, usado com gravata borboleta e faixa preta. A camisa é sempre branca.

Dinner jacket:

Jaqueta que termina na cintura. Lembra um casaco de toureiro. Tem aplicação de cetim na gola. É usado com faixa e gravata borboleta.

Lista de presentes de casamento

A lista de presentes é feita pelos noivos, e esta pode ser auxiliada por vendedores de lojas especializadas em listas de casamento.
Estas lojas são uma ótima opção, pois os presentes são entregues no local pré-determinado pelos noivos, sem custo adicional, e  raramente são enviados presentes repetidos. Mas caso isto ocorra, normalmente as lojas tem um setor de trocas.

Peça para sua mãe, ou faça você mesma, anotações de quem enviou os presentes que recebeu, para posteriormente agradecê-los.

Sugestões de presentes de casamento para lista de presentes

Abaixo segue uma lista de sugestões de presentes de casamento

  • aparelho completo de foundue
  • aparelho de café
  • aparelho de jantar (uso diário)
  • aparelho de jantar (uso especial)
  • baixelas de aço inox
  • balde de champanhe
  • bandejas diversas
  • bomboniére
  • cinzeiros
  • conjunto de travessas refractárias
  • conjunto para servir bolo
  • descanso de mesa
  • doceira
  • faqueiro (uso diário)
  • faqueiro (uso especial)
  • fruteira
  • jarras
  • jarras de sucos
  • jogo de chá
  • jogo de copos (água, suco, cerveja, soft drinks)
  • jogo de copos (licor, uísque, cachaça)
  • jogo de copos (vinho tinto, vinho branco, champanhe)
  • jogo de facas para cozinha
  • jogo de panela
  • jogo para café da manhã (bule de chá, cafeteira, açucareiro, manteigueira, cesto para pão)
  • jogo para sobremesa
  • porta-retratos
  • saladeira
  • travessas
  • vasos
  • vidros para mantimentos

Chá de panela

O chá-de-panela é uma reunião informal, realizada antes do casamento, onde se comemora a despedida da vida de solteira da noiva. Estes chás normalmente são organizados pelas amigas da noiva, e são realizados uns 15 dias a 1 mês antes da data do casamento.
Além do chá-de-panela, existe também o chá-de-bar, que é para os noivos, mas ultimamente tanto a noiva quanto o noivo reúnem todos os seus amigos num mesmo dia e local para realizar os dois chás juntos.

Presentes para chá de panela

Abaixo segue uma lista com diversos itens que não podem faltar nestes chás, e muito menos na sua nova casa.

  • abridor de garrafas
  • abridor de latas
  • afiador de facas
  • assadeiras
  • aventais de plástico
  • bacia de plástico
  • balança de cozinha
  • balde para gelo
  • baldes de plásticos
  • bandejas
  • batedor de ovos
  • cabides
  • carrinho de feira
  • cestos de pão
  • coador de café
  • colher para sorvete
  • colheres de pau
  • conchas
  • conjunto porta temperos
  • corta-queijo
  • descanso de panelas
  • descanso de travessas
  • desencaroçador de azeitonas
  • desentupidor de pia
  • dosador de uísque
  • escada
  • escorredor de arroz
  • escorredor de macarrão
  • escorredor de pratos
  • escova (vassourinha) e rodo para a pia
  • escumadeira
  • espanador de pó
  • espátula de cortar bolo
  • espátulas de patês
  • espremedor de alho
  • espremedor de batatas
  • espremedor de laranja/limão (plástico)
  • facas para pão
  • flanelas
  • formas de bolo e pudim
  • frigideiras
  • funil
  • galheteiro
  • garrafas plásticas para água
  • garrafas térmicas
  • lata de lixo com tampa
  • leiteira
  • lixeira para banheiro com tampa
  • lixeirinha de pia
  • luvas térmicas
  • martelo de carne
  • medidas para receitas (copos e colheres)
  • pá de lixo
  • paliteiro e saleiro (conj.)
  • panela de pressão
  • pano de chão
  • pano de prato
  • pegador de macarrão
  • peneiras (de vários tamanhos)
  • pinça para gelo
  • porta lata de azeite e óleo
  • porta pregadores de roupa
  • porta sabão
  • porta talheres
  • porta-guardanapo
  • pote para queijo ralado
  • potes de mantimentos
  • potes para condimentos
  • pratos para bolo
  • pregadores de roupa
  • quebra – nozes
  • queijeira
  • ralador
  • relógio de cozinha
  • rodo
  • saca rolha
  • suporte para vassouras
  • tábua de carne
  • tábua de passar roupas
  • tábua para queijo e frios
  • tampas de garrafas
  • tesoura para cozinha
  • tupperware
  • vassoura de pêlos
  • vassoura de piaçava

Enxoval de Casamento

Normalmente os enxovais são compostos como indicado abaixo, mas você pode, e deve, variar as quantidades de acordo com seu bom-senso, necessidade e gosto.

Quarto do Casal

4 jogos de lençol completos
2 lençóis avulsos
2 pares de fronhas avulsas
1 protetor de colchão
2 colcha de piquê ou matelassê
2 edredons
1 cobertor
1 manta leve
4 travesseiros

Banheiro do Casal

4 jogos completos de toalhas (com pisos)
2 toalhas de banho avulsas
2 toalhas de rosto avulsas
2 pisos avulsos
4 toalhinhas de lavabo
1 roupão para ele
1 roupão para ela
1 piso antiderrapante para box 

Cozinha – Copa – Sala de Jantar

2 toalhas finas com guardanapos (para ocasiões especiais)
3 toalhas para uso diário
3 toalhas para mesa de cozinha
1 toalha plastificada
2 jogos americanos
3 toalhinhas para cesto de pão
3 toalhinhas de bandeja
guardanapos diversos (combinando com as toalhas)

Quarto e Banheiro de Hóspedes

2 jogos de lençol completos
2 travesseiros
2 edredons
2 cobertores
2 colchas de piquê ou matelassê
2 toalhas de banho
2 toalhas de rosto
1 tapete

Quarto e Banheiro do funcionário

2 jogos de lençol
1 colcha
1 travesseiro
1 cobertor
2 toalhas de banho
2 toalhas de rosto
1 tapete

Despesas do Casamento

As diversas despesas que um casamento gera exigem que os noivos façam primeiramente um levantamento de quanto vai ser gasto, para poder analisar melhor como será a cerimônia, e quem vai pagar o quê.

Tradicionalmente as despesas do casamento são pagas como segue abaixo, mas caso as famílias optarem por uma divisão diferente, não deve haver constrangimento ou embaraço de ambas as partes.

Despesas da Família da Noiva

Bolo e doces

Carro para levar a noiva

Convites de casamento

Decoração, buffet, música e local da recepção

Decoração, música e taxa da igreja

Despesas com o cerimonial

Fotografia e filmagem

Lembrancinhas

Vestido da noiva e acessórios

Despesas da Noiva

Exames médicos da noiva

Presente para o noivo

Despesas da Família do Noivo

Apartamento novo

Carro para levar o noivo

Lua-de-mel

Presente para os noivos

Despesas do Noivo

Alianças

Buquê

Despesas do cartório

Exames médicos do noivo

Noite de núpcias

Presente para a noiva

Roupa do noivo

Cerimonial de casamento

O noivo, os pais e os padrinhos podem entrar pela sacristia, ou por cortejo. Neste caso a ordem de entrada é a seguinte:

Noivo com a mãe do seu lado esquerdo

Pai do noivo com a mãe da noiva do seu lado esquerdo

Um casal de padrinhos do noivo (madrinha do lado esquerdo)

Um casal de padrinhos da noiva (madrinha do lado esquerdo)

Outro casal de padrinhos do noivo, depois outro casal de padrinhos da noiva, até acabarem todos.

A medida que for chegando no altar, o noivo com sua mãe e seus padrinhos vão ficar do lado direito de quem entra na igreja, enquanto a mãe da noiva e os padrinhos da noiva ficam do lado esquerdo. O pai do noivo fica ao lado da mãe da noiva até a chegada do pai da noiva no altar. 

Depois entra(m) a(s) dama(s) e pajem(ns) e, logo em seguida, a noiva com seu pai do lado esquerdo (inverso dos demais). Quando a noiva chegar no altar, o noivo vem em sua direção, cumprimenta o pai da noiva com um aperto de mão e dá seu braço esquerdo à noiva.

Na saída, o noivo dará o braço direito à noiva, iniciando assim a saída. A(s) dama(s) e pajem(ns) os seguem e depois os pais e padrinhos.

Músicas de casamento

A música é um dos componentes mais importantes do casamento, pois esta dá mais “vida” a cerimônia.

Na maioria dos casamentos religiosos são tocadas no mínimo cinco peças musicais, que são:

  • Entrada do noivo e padrinhos
  • Entrada da noiva
  • Bênção das alianças
  • Cumprimentos
  • Saída

A entrada do noivo e padrinhos exige uma música nobre, mas sem muita pompa. Já na entrada da noiva a peça deverá ser de grande impacto, pomposa e solene, geralmente uma marcha nupcial. Na bênção das alianças é aconselhável uma peça exclusivamente religiosa ou clássica, como a Ave Maria. Nos cumprimentos a música deverá ser brilhante e graciosa. E na saída, a música deverá ser alegre, pomposa e grandiosa.

Sugestão de roteiro de músicas de casamento

Abaixo é apresentado um roteiro com a indicação das músicas mais utilizadas. Para ouvi-las basta dar um download do arquivo que se encontra entre parênteses.

Entrada do noivo e padrinhos: Jesus, Alegria dos Homens – Bach (jesus)

Entrada da noiva: Marcha Nupcial – Mendelssohn (marcha)

Bênção das alianças: Ave Maria – Schubert (schubert) ou Ave Maria – Gounod (gounod)

Cumprimentos: Noturno – Chopin

Saída: Pompe and Circunstances – Mendelssohn (pomp)

Músicas autorizadas pela igreja no casamento

Caso não lhe agrade este roteiro, a seguir é apresentada uma lista com várias músicas autorizadas pela igreja. 

  • 9ª Sinfonia – Beethoven
  • Adágio Contábile – Sinf. Patética Beethoven
  • Agnus Dei
  • Alle Pesalite – Séc XII
  • Alleluia – Handel
  • Alleluia – Faure
  • Aria na Quarta Corda -Bach
  • Arioso – Area da cantata 147 – Bach
  • Ave Maria – Schubert
  • Ave Maria – Gounod
  • Bachianas Brasileira 4 – Villa Lobos
  • Bachianas nº 5 – Villa Lobos
  • Bercuse – Joselyn B. Godard
  • Bolero – Ravel
  • Canção do Amanhecer – Ed. Gereg
  • Canção da primavera – Mendelssohn
  • Canção do Príncipe
  • Cantate Dominio – Haendel
  • Catata – Purcell
  • Chason du prince – Leegrand
  • Clarins de Roma
  • Concerto nº 1 – Tchaikowsk
  • Concerto nº 2 – Rachmaninoff
  • Coro dos peregrinos – Wagner
  • Creio em Ti
  • Exultate Justi
  • Fantasia Coral – Haendel
  • Glória – Vovaldi
  • Humoresque – Anton Dvorah
  • Intermezzo da C. Rusticana – Mascagni
  • Jesus, Alegria dos Homens – Bach
  • Laudate – Faure
  • Magnificat – Popular
  • Magnifict – Oswaldo
  • Marcha dos Sarcedotes – Mendelssohn
  • Marcha Nupcial – Mendelssohn
  • Marcha Nupcial – Wagner
  • Meditação de Thaes – Rassenet
  • Melodia em Fá – Braga
  • No Santuário do Coração – Ketelbey
  • Nos jardins de um mosteiro – Ketelbey
  • Noturno – Chopin
  • Ode à alegria – Beethoven
  • Panis Angelicus – César Frank
  • Pastoral 6ª Sinfonia – Beethoven
  • Pompe and Circunstances – Mendelssohn
  • Prieri – J. Ascher
  • Primavera -Vivaldi
  • Rapsódia sobre tema de Paganini
  • Reverie – Shumann
  • Serenata dos Anjos – Braga
  • Sinfonia nº 40 – Mozart
  • Song Offering – Bethoven
  • Tema da sexta sinfonia de Tchaikowsky
  • The Lord’s Prayer – Bach
  • The Trumpet Tune – Purcell
  • Tocata e fuga em Ré – Bach

Ideias de brincadeiras para o casamento e chá de panela

Confira algumas brincadeiras para esses momentos tão especiais

Brincadeiras para o Chá-de-panela

A brincadeira básica no chá-de-panela é fazer com que a noiva, de olhos vendados, adivinhe o presente que está em suas mãos. Para isso, as convidadas devem fazer embrulhos difíceis, para dificultar o acerto. No caso de querer dificultar ainda mais a brincadeira, pode-se pedir para a noiva adivinhar quem lhe deu o referido presente. 

Quando a noiva errar o presente, ou quem lhe deu (se for o caso), a mesma deverá ser pintada ou deverá pagar uma prenda.

Abaixo seguem algumas sugestões de prendas.

Danças

Colocar a noiva para dançar alguma música que esteja fazendo sucesso, ou que ela tenha que rebolar.

Dica: Esta prenda pode ser feita várias vezes, e com músicas diferentes.

Garrafa com caneta

Nesta prenda deve-se amarrar na cintura da noiva um barbante com uma caneta pendurada na parte de trás da noiva, e no chão deve-se ter uma garrafa. 

O objetivo da noiva é colocar, de costas para a garrafa, a caneta dentro da garrafa.

Dica: Quanto menor a garrafa, mais difícil será a prenda. E quanto mais próxima da cintura ficar a caneta, mais difícil será para a noiva colocá-la dentro da garrafa.

Pedido de casamento

Nesta prenda a noiva deverá fazer um pedido de casamento para a mãe do noivo, ou familiar mais próximo dele (avó, irmã, responsável).

Aliança

Nesta prenda uma convidada deverá recolher as alianças de todas as convidadas, e a da noiva, e colocá-las em uma bacia com água (ou farinha) para a noiva pegar a sua.

Dica: Para dificultar, deixe para colocar a aliança da noiva na bacia somente depois dela já ter tirado algumas alianças da bacia.

Brincadeiras para o Casamento

Gravata

Durante a festa, um padrinho, ou amigo próximo, deve pegar uma gravata velha e sair pedindo para os convidados um “trocado” (dinheiro) para ajudar o noivo nas despesas da lua-de-mel. Cada pessoa que contribuir, deverá receber um pedaço da gravata, proporcional a quantia dada. Após a arrecadação, o responsável pela brincadeira deverá anunciar quanto foi arrecadado e chamar o noivo para a entrega do dinheiro.

Sujar o carro

Quando a festa estiver terminando, os padrinhos e amigos mais próximos deverão se dirigir para o carro que vai levar os noivos para a noite de núpcias, ou lua-de-mel, e sujá-lo. 

Dica: Alguns itens básicos para sujar o carro são: água, farinha, baton, pasta de dente, papel higiênico e ovo, e normalmente também se amarra latas de cerveja e refrigerante para fazer barulho quando estes saírem com o carro.

Bodas de Casamento

Veja quantas bodas vocês vão comemorar até chegar as bodas de ouro. E se a saúde permitir, quem sabe vocês comemoram as de carvalho!!!

01 ano: Bodas de Algodão

02 anos: Bodas de Papel

03 anos: Bodas de Trigo

04 anos: Bodas de Cera

05 anos: Bodas de Madeira ou Bodas de Ferro

06 anos: Bodas de Perfume

07 anos: Bodas de Lã

08 anos: Bodas de cobre ou Bodas de Papoula

09 anos: Bodas de Louça ou Bodas de Cerâmica

10 anos: Bodas de Estanho ou Bodas de Zinco

11 anos: Bodas de Coral ou Bodas de Aço

12 anos: Bodas de Seda

13 anos: Bodas de linho

14 anos: Bodas de Marfim

15 anos: Bodas de Cristal

16 anos: Bodas de Safira

17 anos: Bodas de Rosa

18 anos: Bodas de Turquesa

19 anos: Bodas de Cretone

20 anos: Bodas de Porcelana

25 anos: Bodas de Prata

30 anos: Bodas de Pérola

35 anos: Bodas de Cora

40 anos: Bodas de Rubi ou Bodas de Esmeralda

45 anos: Bodas de Platina

50 anos: Bodas de Ouro

60 anos: Bodas de Diamante

70 anos: Bodas de Cobre

75 anos: Bodas de Brilhante

80 anos: Bodas de Carvalho

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