A importância de hidratar a pele




A pele é o maior órgão do corpo humano, corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, proteção contra agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). 


É formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente. 


A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível. Por isso devemos ter hábitos saudáveis e cuidados básicos diários para manter a saúde e beleza de nossa pele.


Um destes cuidados deve ser a hidratação diária.


O resultado da falta de hidratação é pele opaca, áspera e sem elasticidade, comprometendo inclusive a função de proteção, pois a pele ressecada pode sofrer fissuras facilitando assim a entrada de microrganismos causando irritações e infecções de pele.


Portanto para manter sua pele íntegra e saudável é muito importante hidratar-se, tanto com a ingestão de líquido quanto a hidratação externa.

Há quem diga que passar hidratante nada mais é do que uma preocupação estética, mas distante disso, é uma necessidade e poucas pessoas têm este hábito, não dão importância ou tem preguiça, mas hidratar a pele é tão importante quanto beber água e escovar os dentes, deve ser feito todos os dias.


Eu aliás sou dessas que não dispensa um hidratante, não durmo sem hidratar o corpo todo, e sempre foi assim desde os 13 anos, antes só por vaidade mesmo, hoje entendo a necessidade, e também porque é uma delícia, a pele fica sedosa e cheirosa. Faz sentir bem!


A pele bem hidratada possui viço, maciez e elasticidade, tem aparência saudável.


A desidratação e a diminuição da elasticidade ocorrem quando a perda de água é maior que a reposição, portanto é preciso hidratar diariamente, e também de dentro para fora, então a ingestão de água é vital para todo organismo.


Qual melhor hidratante




Os cremes hidratantes mais eficazes devem conter em sua formulação princípios ativos como uréia, ceramidas, vitaminas A, C e E, colágeno, elastina, ácido hialurônico, DMAE, D’pantenol. 


Portanto, leia sempre o rótulo, um bom hidratante deve conter princípios ativos que tenham realmente a função de hidratar, como os exemplos acima, pois alguns apenas desodorizam e não hidratam.


Óleos vegetais são excelentes para evitar o ressecamento, pois consegue fixar a umidade na epiderme e protege quanto agressão do vento e poeira, funciona como uma barreira protetora, porém não funciona como hidratante, apenas reforçam a proteção e nunca devem ser usados no rosto.

Para pessoas que tem doenças de pele é indicado consultar um dermatologista para que seja avaliado o produto mais adequado para que o mesmo não cause alergias e mais danos à pele.

Qual a freqüência para aplicação do hidratante




O adequado é no mínimo duas vezes por dia, preferencialmente após o banho; quando a pele esta melhor preparada para receber o hidratante.


Áreas como pés e cotovelos devem receber hidratantes mais densos e oleosos com maior poder de hidratação.


Lembre-se, o creme que você usa no corpo não pode ser usado no rosto.


Cada pele se adapta a um tipo de hidratante, portanto experimente até encontrar o ideal, incorpore este hábito na sua rotina!

Cuidados para evitar o ressecamento




-Beba água

-Tenha uma alimentação equilibrada

-Evite tomar banhos quentes

-Evite usar buchas durante o banho

-Esfoliantes não devem ser usados com muita frequência (o ideal é uma vez por semana)

-Hidrate sua pele diariamente

Proteja 



É imprescindível proteger a pele do sol, não se esqueça do protetor solar, passe nas áreas expostas ao sol diariamente, braços, mãos e pernas e claro nem preciso falar da pele do rosto, colo e pescoço.

Cuide com carinho do órgão que protege todos os outros!

Beijos e até à próxima!



20 Comments

  1. Lucimar da Silva Moreira 7 de novembro de 2016
  2. Erica Oliveira 8 de novembro de 2016
  3. Joana D'arc 8 de novembro de 2016
  4. Garota 8 de novembro de 2016
  5. Rafael Mourão 8 de novembro de 2016
  6. sadhia 9 de novembro de 2016
  7. Thelma Priscilla 9 de novembro de 2016
  8. Unknown 9 de novembro de 2016
  9. Ptiscila 9 de novembro de 2016
  10. Jully Couti 10 de novembro de 2016
  11. Unknown 14 de novembro de 2016
  12. Denize Trajano 17 de novembro de 2016
  13. Denize Trajano 17 de novembro de 2016
  14. Denize Trajano 17 de novembro de 2016
  15. Denize Trajano 17 de novembro de 2016
  16. Denize Trajano 17 de novembro de 2016
  17. Denize Trajano 17 de novembro de 2016
  18. Denize Trajano 17 de novembro de 2016
  19. Denize Trajano 17 de novembro de 2016
  20. Denize Trajano 17 de novembro de 2016

Add Comment