8 Invenções Femininas

A ciência ainda é um campo muito masculino.

Mas e as mulheres? Vamos conhecer algumas invenções femininas que contribuíram para o mundo.

Invenções Femininas

Venha!

Foto do projeto “Pequenas Cientistas” da UFSCar

Vamos conhecer um pouco mais sobre essas mulheres incríveis.

Cerveja

A produção da cerveja tem relatos de cerca de 10 mil anos, quando os primeiros povos agrícolas começaram a cultivar grãos. Existem muitas especulações em quem criou, mas alguns concordam que foram as mulheres da antiga Mesopotâmia.

Invenção da Cerveja

A bebida faz parte da dieta básica da humanidade, assim como o leite e o pão. A cerveja está presente desde a formação das sociedades sedentárias.

Na época não sabiam de microbiologia. Logo, entendiam a fermentação do pão e da cerveja como um produto gerado pelos deuses.

Bote Salva-Vidas

Maria E. Beasley foi uma cientista e empreendedora americana. É conhecida por suas invenções como barris, aquecedores, frigideiras, bote salva-vidas e outras invenções – possui quinze patentes diferentes.

Bote salva-vidas

O designer do bote salva-vidas foi aprimorado à prova de fogo, compacta, segura e fácil de lançar. O barco salva-vidas foi crucial no afundamento do Titanic.

Veja o filme do Titanic (versão de 1997) aqui.

Painéis Solares

Maria Telkes foi uma cientista e inventora húngara-estadounidense. Telkes trabalhou como biofísica e é Ph.D. em fisioquímica, além de ter investigado sobre a energia solar no Instituto de Tecnologiade Massachusetts.

Painéis Solares

Telkes é conhecida por inventar o primeiro gerador termoelétrico.

Colete À Prova de Balas

Stephanie Louise Kwolek foi uma química polaco-estadounidense, inventora de uma fibra dealta resistência mecânica, conhecida como Kevlar.

Stephanie Louise Kwolek

A fibra é empregada na fabricação de coletes balísticos e equipamento de segurança.

Software de Computador

Grace Murray Hopper, conhecida como amazing Grace, foi uma almirante e analista de sistemas da Marinha dos EUA.

Grace Hopper

Além disso, criou a linguagem de programação Flow-Matic – que serviu de base para criação do COBOL – e uma das primeiras programadoras do computador Harvard Mark (1944).

Wireless

Hedy Lamarr é o nome artístico de Hedwig Eva Maria Kiesler, atriz e inventora austríaca. Hedy contribuiu significativamente durante a Segunda Guerra Mundial, com um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos Estados Unidos.

Hedy Lamarr, inventora de um sistema que serviu de base para conexões Wi-fi e CDMA e atriz que expôs o primeiro orgasmo no cinema.

O sistema criado na época serviu de base para conexões wi-fi e CDMA para a telefonia celular.

Algoritmo

Augusta Ada Byron King foi umamatemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida como escritora do primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina.

Ada Lovelace

Com Charles Babbage, desenvolveu os algoritmos que permitiram à máquina computar os valores de funções matemáticas. É considerada a primeira programadora da história.

Telecom

Shirley Ann Jackson é uma física estadounidense que obteve um Ph.D. em física nuclear no Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 1973. Ela é a primeira mulher afro-estadounidense a obter um doutorado no MIT.

Shirley Jackson

Foi grande contribuinte da tecnologia em telecomunicação.

Fim do Texto Sobre Invenções Femininas

Espero que tenha gostado e continue acompanhando nossos posts.

Add Comment