VERÃO, SOL: CUIDADOS COM A PELE!

Um assunto que não me cansa e se faz necessário o ano todo é a importância da proteção solar, aproveitar o sol com cautela para não sofrer as consequências.

A conscientização e a prevenção são tão importantes quanto conscientizar-se da reeducação alimentar, prática de atividade física para melhorar a saúde, as campanhas para prevenir doenças sexualmente transmissíveis, para prevenção de câncer de colo do útero, de mama e outras, a prevenção do câncer da pele também é essencial.

O Brasil é o país do sol, e com a chegada do verão aumenta muito a exposição.

É a estação mais desejada, férias, diversão, praias e clubes lotam, e infelizmente ainda muitas pessoas não tem consciência de quanto é necessário proteger-se dos danos que o sol pode causar.

Claro que, a exposição à luz solar é essencial à vida, no entanto, o sol que nos proporciona dias inesquecíveis e benefícios para nossa saúde também pode trazer sérios problemas imediatos e futuros para nossa pele, se não aproveitamos com moderação e responsabilidade.

A exposição solar causa envelhecimento precoce e câncer de pele.

O sol tem grande influência no surgimento de sinais de envelhecimento da pele, especialmente, rugas e flacidez, pois destroem as fibras de colágeno, também devido a sua grande capacidade de gerar radicais livres, os raios ultravioleta são os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento da epiderme, são absorvidos e filtrados pelas diferentes camadas da pele causando as indesejáveis manchas.

O câncer de pele é o câncer de maior incidência no Brasil, por isso é muito importante a prevenção, sabendo que os raios ultravioleta são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da doença, não podemos nos descuidar.

Além disso, outras doenças também podem ser reveladas ou agravadas pelo sol, como o Lúpus eritematoso, vitiligo, melasma, rosácea, e acne.

O principal cuidado é a prevenção

Os cuidados de proteção com a pele devem ser diários e o ano todo, e quando a exposição é maior, como no verão os cuidados devem ser redobrados.

Além de proteção, a hidratação deve ser diária de dentro para fora com ingestão de água, sucos de frutas e água de coco, bem como a aplicação de cremes e loções hidratantes a base de ureia, ceramidas, vitamina E, a água termal também é excelente opção para ajudar na hidratação e recuperação da pele.

Estas ações são muito importantes para melhora das defesas e equilíbrio da pele.

Também faz parte da prevenção o autoexame da pele, observar pintas escuras que mudam de cor e de espessura e que podem sangrar e coçar, é interessante saber se já existiu casos da doença na família.

É claro que não se deve ficar obcecada por isso, qualquer pinta que aparecer na pele correr para o dermatologista, mas é aconselhável visita-lo ao menos uma vez por ano para uma análise mais detalhada e precisa. 

Cuide bem da sua pele e do seu corpo, você mora nele! 

Espero que tenham gostado das dicas!

Me acompanhem no instagram


www.instagram.com/denizetrajano

Fonte de Pesquisa: Pele e Sol – Dr.Frédéric Bérard – Larousse

8 Comments

  1. Joana D'arc 3 de outubro de 2017
  2. Ana Crisinah 4 de outubro de 2017
  3. Tanise Silveira 4 de outubro de 2017
  4. http://www.crisfelix.com.br/ 4 de outubro de 2017
  5. Unknown 4 de outubro de 2017
  6. Jamille - Blog Achados e Detalhes 4 de outubro de 2017
  7. Nicole 5 de outubro de 2017
  8. Erica Oliveira 5 de outubro de 2017

Add Comment