Saúde e bem-estar: 5 mudanças na rotina para prevenir dores nas costas

Os incômodos musculares são os males mais comuns na atualidade. Seja pelo estresse diário, movimentos repetitivos ou o famoso “mau jeito”, as dores em diferentes regiões do corpo se tornaram rotina na vida das pessoas.

Entre as mais comuns e incômodas, está a dor nas costas, que pode se originar em diversas situações, desde sentar inadequadamente até um problema postural mais sério ou uma hérnia.

Diferentemente do que muitos acreditam, existem outras maneiras para aliviar as dores nas costas além dos analgésicos e emplastros. A principal delas é a mudança de pequenos hábitos diários que contribuem para o agravamento do incômodo e podem aumentar as chances de evolução de uma simples dor muscular para um quadro mais sério.

Para aliviar as dores nas costas e melhorar a sua qualidade de vida, separamos cinco mudanças que você pode inserir na sua rotina e beneficiar a sua saúde como um todo.

1.  Preste mais atenção aos seus movimentos



Com os músculos cada vez mais tensos e rígidos devido à rotina atribulada e ao consequente sedentarismo, é comum que as pessoas sintam dor após fazer esforços e movimentos que não estão acostumadas, por conta das pequenas lesões musculares que ocorrem a todo o momento.

Para evitar ou não agravar ainda mais as dores nas costas, procure não forçar a lombar ao agachar, sentar e encostar. Evite forçar o organismo com esforços repentinos e desgastantes, e faça alongamentos sempre ao longo do dia.

2.  Sente corretamente


Os problemas posturais são os campeões em causar dores nas costas e na lombar. Não saber ou conseguir sentar corretamente pode causar sérias lesões na região, por isso é importante prestar atenção ao posicionamento.

Busque sempre encostar-se de forma ereta e com os ombros retos em qualquer superfície. Caso você sinta dor ao manter a postura ereta, sessões de Reeducação Postural Global (RPG) e acupuntura são recomendadas para aliviar o incômodo e corrigir a forma de sentar.

3.  Troque a cadeira do escritório



Passar muito tempo sentado na mesma posição é a realidade do trabalho de grande parte das pessoas em todo o mundo. Por isso, uma cadeira desconfortável no escritório pode ser a grande causadora de dores lombares, agora e futuramente.

Optar por um modelo de cadeira realmente apropriado, que não comprometa a estrutura dos seus músculos, é um investimento para aumentar o bem-estar no trabalho e a sua qualidade de vida em curto e longo prazos.

4.  Atente-se ao peso de bolsas e mochilas


Carregar objetos pessoais e itens usados no dia a dia em bolsas e mochilas é extremamente comum, especialmente quando a pessoa tem que passar quase metade do dia fora de casa.

Porém, o peso extra que não parece fazer diferença agora pode causar dores nas costas em um futuro próximo. Por isso, atente-se ao peso em excesso. Especialistas indicam que a bolsa deve pesar menos do que 10% do seu peso para ser não considerada uma ameaça à saúde da sua lombar.

Nem sempre é possível pesar as bolsas com exatidão, por isso sempre leve em consideração se o peso que está sendo carregado está incomodando ou causando incômodo.

5.  Faça exercícios físicos


Fugir do sedentarismo é uma das chaves para evitar as dores nas costas. Se não for possível praticar algum esporte ou exercício diariamente, introduza ao menos o alongamento em sua rotina, especialmente pela manhã e após sair de uma posição na qual ficou por muitas horas.

Ao praticar exercícios, você ensina o seu organismo a se recuperar mais rapidamente das pequenas lesões musculares diárias, mantém o restante dos órgãos em bom funcionamento e melhora seu condicionamento físico.


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13 Comments

  1. Camila Lima 31 de maio de 2016
  2. Joana D'arc 2 de junho de 2016
  3. Lucimar da Silva Moreira 2 de junho de 2016
  4. Anônimo 2 de junho de 2016
  5. Você Chic Bonita 2 de junho de 2016
  6. Unknown 3 de junho de 2016
  7. Gssica Karol 3 de junho de 2016
  8. Rafa Araujo 3 de junho de 2016
  9. Taths Rodrigues 3 de junho de 2016
  10. Unknown 4 de junho de 2016
  11. FamíliaNossoBlogDiário 5 de junho de 2016
  12. Unknown 5 de junho de 2016
  13. Andrea Jesus 6 de junho de 2016

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