Rotina na hora de dormir, qual a importância e como manter a rotina do sono

Quando o Rafael era bebê sempre ouvia falar que era importante manter uma rotina na 


hora de dormir, para que o bebê se acostumasse com essa rotina e a hora do sono fosse 


mais tranquila.


No início eu achava que era  bobagem, mas conforme o Rafa foi crescendo percebi que 


era necessário sim, manter uma rotina na hora do sono.


Quando comecei a rotina do sono não foi fácil, mas hoje em dia o Rafael sabe que já 


temos 

um horário para dormir e ele mesmo adoro esse momento da rotina do sono.


rotina na hora de dormir


De acordo com uma pesquisa australiana, os primeiros cinco anos de vida são cruciais 


para ajustar a rotina de descanso do seu filho. Entenda e veja 14 coisas que você precisa 


saber sobre a hora de dormir.


Um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, acompanhou os 

hábitos de sono de cerca de 2.900 crianças de 0 a 5 anos e, depois, voltaram a analisar o 

comportamento delas dois anos depois. A conclusão foi a de que a maior parte das 

crianças que tinha uma rotina de descanso desajustada apresentava riscos mais 

significativos de desenvolver problemas relacionados a déficit de atenção e a 

dificuldades de aprendizado na escola.

“Uma em cada três crianças têm problemas de sono e, é claro, que nem todas elas 


demonstraram uma performance pobre no ajuste à escola, mas o risco de os professores 


notarem que elas tinham dificuldades nesse ajuste era maior”, disse Kate Williams, 


especialista em educação que coordenou o estudo. Na pesquisa, ela ainda observou se as 


crianças conseguiam pegar no sono sozinhas, tinham períodos de descanso muito curtos, 


se tinham sonambulismo e se eram capazes de dormir novamente sozinhas, caso 


acordassem durante a noite.

Para a especialista, é importante que os pais façam uma higiene do sono, que inclui 


ajustar a hora de ir para a cama, que deve ser sempre a mesma, diminuir o uso de telas, 


como tablets, smartphones e televisores, criar rotinas consistentes antes de deitar e 


construir estratégias para acalmar, como ler ou ouvir uma música relaxante.

Se meu filho não dorme bem aos 5 anos, vai ser mais difícil colocá-lo em um ritmo?


De acordo com Rosana Cardoso Alves, neurologista da Associação Brasileira do Sono, a 


primeira infância é um período crucial para criar uma rotina saudável. “Isso não quer 


dizer que é impossível fazer uma reeducação mais tarde. É possível fazer isso até com 


adultos. Mas a facilidade não é a mesma”, explica a médica. “O sono insuficiente pode, 


sim, levar à alteração de memória, que compromete, mais tarde, o rendimento na 


escola”, completa.

14 coisas que você precisa saber sobre o sono do seu filho:

1>>  É importante manter um ritmo estável nas atividades da criança, principalmente na 


alimentação e no sono. Isso vai ajudar seu filho a entender quando é hora de fazer essa 


ou aquela atividade e a dar segurança e estabilidade a ele.

2 >>  Dormir cedo é importante porque, quando escurece, o organismo libera a 


melatonina, o hormônio do crescimento. A recomendação dos especialistas é de que as 


crianças devem ir para a cama por volta das 20h, todos os dias.

3 >>  Estabelecer uma rotina antes da hora de dormir ajuda a criança entender qual é o 


momento de desacelerar. Vale o que funcionar melhor para a família, mas é fundamental 


seguir os horários e a sequência das atividades, como tomar banho, escovar os dentes, 


colocar o pijama, cantar ou ler uma história…

4 >>  Quando estiver próximo da hora de dormir, diminua as luzes e os ruídos da casa. 


Quanto mais calmo o ambiente estiver, melhor para a criança, que entenderá que aquele 


é o momento de descansar.

5 >>  Exceto nos casos em que haja recomendação médica ou quando o bebê for muito 


pequeno, não precisa acordá-lo para mamar durante a noite. Espere até que ele 


desperte para solicitar o leite.


6 >> Procure oferecer refeições mais leves à noite, para facilitar a digestão e o sono da 


criança.

7 >> Para as crianças maiores, evite oferecer líquidos em horários próximos ao momento 


de dormir, para que a vontade de ir ao banheiro não ajude a despertá-las. O último copo 


de água deve ser ingerido, preferencialmente, pelo menos uma hora antes do seu filho ir 


para a cama.

8 >> Deixar a luz acesa não é necessário e pode interferir na produção de melatonina. O 


melhor é deixar o ambiente totalmente escuro e, se a criança sentir medo ou 


desconforto, opte por uma luz mais fraca, em tom de azul, bem discreta.

9 >> Nada de televisão, celular ou tablet antes de dormir. Os aparelhos podem deixar as 


crianças agitadas e atrapalhar a chegada do sono.

10>>  Ensinar aos bebês o que é dia e o que é noite é uma tarefa que deve começar cedo, 


de preferência já na segunda semana de vida. Não precisa mudar a rotina da casa 


durante o dia. Ou seja, a família deve mantê-la iluminada e não evitar barulhos da 


rotina doméstica, como o telefone, as conversas, as visitas, o liquidificador ou o 


aspirador de pó, mesmo que seu filho esteja dormindo.


11>>  No horário habitual do despertar da criança, abra as janelas. Faça isso todos os 


dias, no mesmo horário. Isso vale dos bebês aos mais velhos.

12 >>  Os cochilos também devem seguir uma rotina, sempre no mesmo horário. 


Geralmente, as crianças preferem fazer isso depois do almoço. Evite os horários das 9 h 


ao meio-dia, que pode postergar a soneca da tarde, e o das 17 h às 20 h, que pode 


atrapalhar a rotina noturna.

13 >> Nas primeiras seis a oito semanas, o bebê não consegue ficar acordado por mais de 


duas horas seguidas, portanto, não se deve esperar muito mais que isso para colocá-lo 


para dormir, pois, se ele estiver cansado demais, pode ficar irritado e sentir dificuldades 


para adormecer.


14 >> Pode ser complicado, mas, mesmo aos finais de semana ou quando os pais 


estiverem fora de casa, a rotina deve ser seguida, conforme for possível. Procure fazer 


poucas exceções para a criança ter o mesmo horário de dormir e acordar. Isso transmite 


segurança.

Fontes: Rosana Cardoso Alves, neurologista da Associação Brasileira do Sono, e Manoel da Nobrega, membro do Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

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9 Comments

  1. Mary Silva Costa 14 de fevereiro de 2018
  2. Jamilly Reis 14 de fevereiro de 2018
  3. Melissa Kemmer 15 de fevereiro de 2018
  4. sadhia 16 de fevereiro de 2018
  5. Erica Oliveira 16 de fevereiro de 2018
  6. Cibele Lima 16 de fevereiro de 2018
  7. Prosa Amiga 16 de fevereiro de 2018
  8. Aromadecachos 16 de fevereiro de 2018
  9. elisaentregotasdepoesia 19 de fevereiro de 2018

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