Momento Bebê: Cuidados com a visão do bebê

Oi gente!

Hoje o assunto é saúde do bebê e vamos tratar de um assunto muito importante: os cuidados com a visão do bebê.

A Sare Drograrias, nossa nova parceria, trouxe um texto muito importante para explicar e esclarecer bem sobre esse assunto.

Vamos conferir! 

Cuidados com a visão do bebê Médicos recomendam à ida ao oftalmologista anualmente

Quando o bebê nasce é importante a checagem da saúde através dos primeiros exames preventivos, para detectar a aparição prévia de doenças, o que irá facilitar para o tratamento. O teste de olhinho é um dos exames feitos, essencial para verificar o desenvolvimento da visão e se necessário, tratar de doenças precocemente. De acordo com especialistas a orientação é de que, as avaliações oftalmológicas sejam realizadas anualmente, a partir do nascimento.
 
O teste do Olhinho ou também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho é uma avaliação feita pelo pediatra, geralmente antes da alta recebida pela maternidade. O teste é simples e realizado numa sala escura. O especialista utiliza um aparelho chamado de oftalmoscópio, em que é possível verificar as características do reflexo da luz nos olhos da criança. 

Especialistas afirmam que o exame é importante para diagnosticar qualquer espécie de alteração nos olhos do bebê, que podem ser provocadas por problemas com a córnea, no cristalino ou na retina. Um das principais doenças diagnosticadas, de acordo com os profissionais da saúde ocular infantil, é a catarata congênita. 

A catarata é uma espécie de lente natural dos olhos, mais conhecida como cristalino. Quando a doença é manifestada, impede a entrada de luz nos olhos, o que ocasiona em perda visual. Especialistas alertam que neste caso é necessário urgência para o procedimento de cirurgia, o ideal é de que seja nos três primeiros meses de vida, sob o risco da perda da visão. Médicos ressalvam que quando a catarata é pequena, em alguns casos, não é necessário a realização de cirurgias. 

Doenças visuais comuns na infância:

Erros refracionais – Identificado através de doenças como miopia e hipermetropia, o ideal é que seja tratado precocemente. É responsável pelo embaçamento visual e mais tarde, pode prejudicar no desenvolvimento da criança, principalmente no aprendizado escolar.
Estrabismo- É um desvio na visão que nem sempre é visto a olho nu, em alguns casos é necessário a identificação através de microscópios especializados. Pode acometer crianças de qualquer idade e quando não tratada, ocasiona em uma doença chamada ambliopia. Glaucoma- Doença provocada pela pressão alta dos olhos e pode levar a cegueira, caso não seja tratada o mais rápido possível.
 
Conjuntivites – A enfermidade é provocada pela inflamação de uma membrana chamada esclera.  As causas são diversas e as mais identificadas são infecções produzidas através de vírus, bactérias ou
doenças alérgicas. Especialistas explicam que diversos sintomas podem simular a conjuntivite, entretanto, podem ser ocasionados por lesões internas dos olhos e nem sempre pela conjuntiva.
Médicos alertam quanto ao uso de medicamentos inadequados, como colírios, que possuem alguns
componentes corticoides, em que o uso inadequado pode provocar o desenvolvimento de catarata e glaucoma.
 
Especialistas recomendam a checagem na visão da criança anualmente, pois existem doenças que passam despercebidas e quando não tratadas precocemente podem acometer em complicações futuras e de difícil resolução.

Para saber mais sobre a Sare Drogarias acessehttps://www.saredrogarias.com.br/ 

Abraços,

assinat-2438276-3927714

15 Comments

  1. Rose 6 de maio de 2014
  2. Anônimo 6 de maio de 2014
  3. Anônimo 6 de maio de 2014
  4. Unknown 6 de maio de 2014
  5. Unknown 6 de maio de 2014
  6. www.maesemfronteiras.com.br 6 de maio de 2014
  7. Cibele Nascimento Silva 6 de maio de 2014
  8. Nani 6 de maio de 2014
  9. Unknown 6 de maio de 2014
  10. Cris 7 de maio de 2014
  11. Unknown 7 de maio de 2014
  12. Unknown 7 de maio de 2014
  13. Janis Souza 7 de maio de 2014
  14. Maternar para sempre 8 de maio de 2014
  15. Toninha Borges 8 de maio de 2014

Add Comment