MANUAL DA DIETA: OS BENEFÍCIOS DA DIETA PALEOLÍTICA

11


Por Flaviane Calônego


A nutrição é uma ciência em constante evolução. Porém, nesse ramo, nem sempre a modernização é a chave para nos adequarmos ao cotidiano atual. A dieta paleolítica, por exemplo, propõe uma alimentação simples e natural, inspirada no que consumiam os nossos ancestrais e facilmente encontrada em supermercados, feiras livres e ervanários. O que não se sabe é que essa dieta aumenta a energia e a disposição do corpo, além de ser uma excelente escolha para quem pratica esportes de alta performance, como o crossfit.

Em treinos de altíssima intensidade, os alimentos da paleolítica trazem resultados rápidos, pois promovem a reeducação alimentar necessária para que o atleta aproveite 100% da potencialidade do esporte. Assim, ele passa a aumentar sua performance e pode apresentar resultados excepcionais em relação à queima de gordura e ao ganho de massa magra, em comparação com as dietas tradicionais.

Diferentemente da maioria das dietas, a paleo não foca sua atenção na quantidade, mas, sim, na qualidade das calorias consumidas. Ela é fácil de seguir e exclui, justamente, os maiores vilões da nossa saúde: o açúcar, os alimentos industrializados e o excesso de carboidratos. Essa combinação causa rápido emagrecimento, mas ajuda também com o fortalecimento muscular.



Nessa dieta, a pessoa deve comer o quanto achar suficiente para o seu corpo – ou seja, não existe contagem de gramas dos alimentos. Os principais objetivos são o emagrecimento, o controle da glicemia, o aumento da resistência e da força, a hipertrofia e uma alimentação mais natural, sem glúten e sem lactose

O fato é que a paleolítica é baseada em alimentos de verdade. Hortaliças (como repolho, abóbora, tomate, pimentão e cebola), carnes, sementes, frutas, ovos, nozes e castanhas, raízes e tubérculos (como batata-doce, batata-inglesa e aipim) são a base dessa dieta. Já os alimentos plantados, como cereais (aveia, trigo, centeio, cevada, arroz e milho) e leguminosos (feijões, lentilha e ervilha), e os processados são restritos, pois o acúmulo de glicose vinda deles se transforma em gordura.



Além disso, um estudo da Universidade Leste do Michigan, dos Estados Unidos, comprovou que a dieta paleolítica é boa para a saúde do coração, o que a torna indicada também para sedentários e obesos. Quando comparada à dieta oficial da Associação Americana de Cardiologia (AHA), ela foi mais eficaz na redução de lipídeos do sangue e na melhoria dos marcadores de colesterol. Os pacientes também apresentaram maior perda de peso e ingestão de menos calorias.

* Flaviane Calônego é nutricionista clínica e especialista em metabolismo humano pelo Hospital das Clínicas (RS). Seu trabalho tem foco em emagrecimento, nutrição esportiva, longevidade e hipertrofia. Hoje atua na Soulleve Fitness- Clínica do bem-estar, em São Paulo (SP).



11 Comentários
  1. Natália Leitão Diz

    Adorei as dicas sobre a dieta!

  2. Lucimar da Silva Moreira Diz

    Cibele excelente artigo da Flaviane Calônego, ainda não conhecia a dieta paleolítica bom saber que a dieta aumenta a energia e a disposição do corpo. A dieta traz muitos benefícios para a saúde, que bom que os estudos já comprovou que dieta paleolítica é boa para a saúde do coração, gostei muito de saber sobre a dieta paleolítica, bjs.

  3. Cidália Milani Diz

    Olá, Cibele!
    Os benefícios dessa dieta são realmente ótimos para a saúde!! Não consigo fazer à risca uma dieta, mas já consegui tirar algumas coisas e diminuir outras, da alimentação.
    Bjs.

  4. Unknown Diz

    Muito bacana, todos os dias estão inventando uma dieta, para mim essa dieta bem parecida com Reeducação alimentar, eu recomendo para todos, dieta realmente não aconselho para qualquer pessoa.

  5. Wellida Danielle Diz

    Olá, tudo bom?

    Eu ainda não conhecia essa dieta, mas ao saber os detalhes percebo que é algo que a minha mãe estava fazendo, mas chamando de "reeducação alimentar". Eu até como alguns alimentos não recomendáveis, mas a quantidade diminuiu muito se comparado há alguns anos, pois estou tentando melhorar a minha alimentação e parece que essa dieta é perfeita para isso 😉

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação 🙂
    Abraços.

  6. Erica Oliveira Diz

    Adorei o post, eu mesma não sabia nada sobre a dieta paleolítica e achei bem interessante vou até pesquisar mais até para ver como começar 🙂

  7. Lulu on the sky Diz

    Já ouvi falar super bem dessa dieta paleolítica, fiquei curiosa.
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

  8. Alécia Magalhães Diz

    Já tinha ouvido falar dessa dieta, mas gostei da sua matéria…excelentes dicas
    Dieta com saúde vale a pena
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

  9. Tanise Silveira Diz

    Excelente post!
    Super completo! O bom dessa dieta é que não precisamos passar fome e comemos coisas bem saudáveis e nutritivas ♥

  10. Vaidosa com estilo Diz

    Eu ainda não tinha escutado falar nessa dieta, inclusive estou fazendo dieta porque ne hahaha… Enfim, adorei o post bem completo! Beijoss ♥

  11. *Mulher Virtuosa By Vany* Diz

    Eu achei interessante esta dieta pois visa qualidade e nao quantidade.Post super informativo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.