MANUAL DA DIETA: CREATINA, SAIBA O QUE É CONHEÇA OS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Entre os suplementos mais vendidos para atletas, está a creatina. Mas, se engana quem pensa que esse suplemento natural é benéfico somente para os atletas. Por isso, no post de hoje, vamos falar um pouco sobre essa substância, seus benefícios para a saúde e como utilizar.

O QUE É CREATINA?

A Creatina é um ácido orgânico, que tem um papel essencial na produção de energia nas células, com isso se tornou a base da suplementação para hipertrofia muscular porque melhora o desempenho durante os exercícios, retarda a fadiga, aumenta a capacidade de foco e acelera a recuperação no pós-treino.


Existe atualmente um uso indiscriminado de anabolizantes, esteroides e outros diversos produtos que fazem mal à saúde, cheia os de efeitos colaterais.


Por isso, a escolha por um produto natural para trazer resultados positivos para o atleta é sempre a melhor opção.



A creatina é uma substância que também é produzida naturalmente pelo organismo a partir dos aminoácidos glicina, metionina e arginina.


Aproximadamente 2 g de creatina são absorvidos todos os dias pelo nosso organismo através da alimentação, sendo o restante de nossas necessidades obtido a partir da síntese feita pelo fígado a partir dos aminoácidos.


PORQUE A NECESSIDADE DE USAR ESSE SUPLEMENTO?


A grande parte da creatina do nosso corpo encontra-se no tecido muscular esquelético, e a musculatura tem a capacidade de estocar de 3.5 até 5 gramas do nutriente, mas somente com alimentação seria quase impossível atingir essa quantidade, portanto, faz-se necessária a suplementação para um melhor desempenho dos músculos.


Fontes naturais de creatina incluem a carne bovina e peixes como o salmão e o atum. Um filé de carne bovina com 230 gramas contém cerca de 2,5 g de creatina, quantidade semelhante àquela encontrada no salmão (2,3 g por porção de 230 g).




PARA QUE SERVE A CREATINA?


A principal função da creatina para quem treina com intensidade é fornecer energia para as contrações musculares, efeito que se dá pela sua conversão em fosfocreatina (ou creatina fosfato). Serve para aumentar a disponibilidade de energia para seus treinos, sobretudo aqueles que envolvem força e contrações intensas, como a musculação e corridas de curta distância.


Ela permite que um treino mais intenso e com maior volume, ao mesmo tempo em que diminui o tempo de recuperação entre as séries e entre os treinos.


Em síntese, a creatina promove o aumento da massa muscular, melhora a força máxima, melhora o desempenho durante o exercício de alta intensidade, acelera a recuperação.


OUTROS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE


Outros efeitos da creatina incluem melhora do sono, aumento dos níveis de testosterona e combate ao radicais livres (a creatina tem função antioxidante).

-PARA OS VEGETARIANOS


O suplemento também pode ser utilizado por vegetarianos para estimular o crescimento muscular, uma vez que estes costumam apresentar níveis mais baixos de creatina pela ausência de proteína animal na dieta.


-PARA A PERDA DE PESO

Para quem está tentando eliminar o excesso de gordura, fazer exercícios intensos com pouco intervalo, pode ser uma das melhores opções, já que esse tipo de atividade acelera o metabolismo.

Consumir creatina pode melhorar o desempenho durante a atividade, reduzindo a fadiga e proporcionando um treino mais intenso e consequentemente com mais potencial para aumentar o metabolismo.


-FUNÇÕES CEREBRAIS


Outros estudos sugerem que a creatina melhora a memória e favorece o desempenho em atividades que exigem maior concentração.


QUANTIDADE QUE SE DEVE CONSUMIR


Cinco gramas é a quantidade ideal de creatina de que você necessita todos os dias (além do que já consome através da alimentação).

Consuma o suplemento de uma única vez no pré treino ou em duas doses de 2,5 g cada no pré e pós treino.

SEMPRE COM MODERAÇÃO!

Sempre lembrando, que devemos sempre manter o uso moderado e comedido de qualquer suplemento, medicamento, mesmo que seja natural.


O uso excessivo, saturado e mal administrado de qualquer substância, faz mal à saúde, portanto, siga a sua dieta e busque os seus objetivos de atleta com moderação e pensando sempre em sua saúde!


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Acesse aqui e confira a nossa indicação!


Até o próximo post!


fonte de pesquisa: https://www.mundoboaforma.com.br/creatina-o-que-e-para-que-serve-beneficios-e-como-usar/

12 Comments

  1. Joana D'arc 18 de setembro de 2017
  2. sadhia 19 de setembro de 2017
  3. Coisinhas da Kika 19 de setembro de 2017
  4. Alécia Magalhães 19 de setembro de 2017
  5. Minda Silva 19 de setembro de 2017
  6. Aromadecachos 19 de setembro de 2017
  7. Iara Netto 20 de setembro de 2017
  8. Erica Oliveira 20 de setembro de 2017
  9. Unknown 20 de setembro de 2017
  10. Luiza Braz 20 de setembro de 2017
  11. Unknown 22 de setembro de 2017
  12. Lorena Caribé 23 de setembro de 2017

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