Sintomas de Gravidez – Descubra Se Você Está Grávida!

0 1

Se você está com suspeita de estar grávida, nada melhor do que saber quais os sintomas de gravidez. Analisar esses fatos pode fazer com que as suas suspeitas sejam eliminadas ou que reforcem as suas ideias. Saber os sintomas pode ser uma das suas melhores opções para saber se você está à espera de um bebê, por isso, não deixe de conferir esse post.

Sintomas De Gravidez
Se você quer ter certeza se está grávida, vale a pena conferir quais são os sintomas de gravidez.

O sonho de muitas mulheres é gerar uma criança, mas nem sempre isso ocorre no momento esperado e bate aquela aflição. A melhor forma de amenizar isso, é ficar atenta aos sintomas de gravidez. É de conhecimento popular que, quando a mulher engravida, o corpo manifesta alguns sinais, mas será que todas as mulheres sabem ler quais são esses sintomas?

Durante o período gestacional, a mulher demonstra cerca de 20 sinais corpóreos que são típicos da gravidez, e ficar atenta aos sinais da gravidez pode ser extremamente importante. Existem diferentes sinais que indicam uma possível gravidez, podendo ser do mais visível àquele menos perceptível.

Então, se você quer saber como descobrir se está grávida uma de suas opções é ficar atenta e estudar os sinais corpóreos que o seu corpo dá, e não há maneira mais segura do que saber quais são esses sintomas e quando eles se iniciam. Claro que a maneira mais precisa de se descobrir uma gravidez é através de um exame, mas se você quer recorrer a esse método, confira o nosso post de hoje.

Quando se inicia os primeiros sintomas de gravidez

Esse é um tópico bem situacional, porque depende exclusivamente de cada mulher. Segundo estudos, os sintomas se iniciam logo quando o óvulo se instala na parede do útero, dias depois da relação sexual. Portando, é possível que algumas mulheres sintam alguns dos sintomas logo na primeira semana, mas isso não é uma regra. Há mulheres que somente sentem os sinais de gravidez meses depois.

Sintomas De Gravidez
Ainda que não seja totalmente exato para todas as mulheres, os primeiros sintomas podem aparecer logo na primeira semana.

Outras mulheres, porém, só se dão conta dos sintomas quando há o atraso da menstruação, mas pode ser possível identificar alguns indícios de que você está grávida nos primeiros sete dias. Os primeiros sinais de gravidez podem ocorrer antes do atraso da menstruação, mas de tão sutis que são esses indícios, somente as mais atentas ou as que estão tentando engravidar, conseguem notar.

Com quantos dias é possível saber se você está grávida?

Devido as tecnologias existentes hoje em dia, esse processo não precisa mais ser demorado. A partir do dia que há o atraso menstrual já é possível saber, através de exames de sangue, se há HCG no seu sangue – hormônio que, dentre outros fatores, também indica gravidez.

Sintomas De Gravidez
Devido as muitas tecnologias existentes nos dias atuais, é possível descobrir com muita facilidade se você está grávida ou não.

Contudo, após duas semanas de atraso menstrual, é possível enxergar alguns sintomas da gravidez, mas é necessário ficar bem atenta nesses sintomas. Confira abaixo alguns dos sintomas de gravidez na primeira semana.

Sintomas de gravidez na primeira semana

É muito importante ficar atenta nas primeiras semanas de gravidez, pois são elas que irão desencadear uma série de mudanças corpóreas e/ou emocionais na mulher. Além disso, ficar atenta aos primeiros sintomas é de grande importância para já começar os planejamentos dedicados à gestação, como o acompanhamento pré-natal e garantir uma gestação sem riscos.

Sintomas De Gravidez
Os primeiros sintomas de gravidez são sempre os mais difíceis de serem percebidos, por isso é fundamental que você saiba quais são eles.

Os primeiros sintomas de gravidez típicos da primeira semana são os mais difíceis de identificar. Isso ocorre devido à falta de atenção, mas em muitos dos casos ocorre por a mulher achar que certos sintomas são normais ou que indiquem qualquer outro problema, mas se manter informada pode evitar esses equívocos. Abaixo, listaremos quais os sinais comuns das primeiras semanas de gestação.

Cólica e inchaço abdominal

Como o óvulo está fecundado, por natureza, há um aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica e, como forma de preservação ao embrião, os hormônios femininos tentam proteger e dar continuidade à gestação. Esse fato pode ocasionar no que muitas mulheres chamam de cólica abdominal, mas o que muitas não sabem é a origem dessa cólica, mas um dos primeiros sinais de gravidez, é de proteção ao bebê.

Devido a esse fato, é possível a ocorrência de sangramento vaginal semelhante à menstruação, mas em menor quantidade.

Sintomas De Gravidez
Esse é um dos principais sintomas de gravidez e que provavelmente irá se perdurar por toda a gravidez.

O inchaço abdominal é mais frequente na faixa dos 7 dias a 2 semanas, e esse fato é decorrente das intensas alterações pélvicas. Como o corpo busca uma adaptação para o crescimento uterino, como forma de envolvimento do bebê, a tendência é que isso resulte num leve desconforto na parte abdominal.

Com esse aumento de fluxo sanguíneo e adaptação uterina, isso pode ocasionar no inchaço abdominal, o que também pode passar despercebido por algumas mulheres. E, por volta de sétima semana de gestação, a parte inferior do umbigo começa a enrijecer.

Corrimento vaginal cor de rosa

Esse sintoma manifestado pelo corpo pode ser passado despercebido, já que ele é mais facilmente observado quando a mulher vai se limpar após ter urinado, e nem todas tem esse hábito de verificar.

Existe uma explicação plausível para esse corrimento; quando acontece a fecundação, a mulher pode apresentar um leve corrimento vaginal que nada mais é que senão o excesso de muco vaginal com vestígios de sangue decorrente da entrada do espermatozoide e pela sua deslocação até o útero.

Sintomas De Gravidez
Alguns resquícios do corrimento vaginal pode ser observado nos absorventes.

Contudo, existe uma certa dificuldade na percepção desse fato porque o corrimento vaginal pode ocorrer tanto minutos após a relação ou somente após 3 dias do contato sexual, que é o tempo de vida do espermatozoide dentro do organismo feminino.

Esses são os primeiros sintomas de gravidez demonstrada naturalmente pelo corpo feminino, mas os indícios de gravidez não estão limitados a esses dois. Abaixo iremos listar as manifestações mais comuns que ocorrem após as primeiras duas semanas.

Todos os sintomas de gravidez

Os seguintes sintomas de gravidez podem ocorrer logo nas primeiras duas semanas ou somente posterior a isso. É sempre bom lembrar que nem todas as mulheres passam por todos esses sintomas em prazos fixos e estipulados, tudo isso irá depender de outros fatores, mas, de qualquer forma, é sempre bom saber quais são os sintomas.

Sintomas De Gravidez
A gravidez é uma fase muito esperada pelas mulheres e, para melhor se cuidar, fique atenta a todos os sintomas da gravidez.

É importante ressaltar também que, para esses sintomas, não existe um prazo determinado de quando ele irá se findar. Os sintomas podem permanecer pelas próximas semanas, meses ou até mesmo meses antes ao parto, tudo isso dependerá única e exclusivamente da saúde de cada mulher. Sem mais delongas, confira os sintomas de gravidez.

Aréolas escuras

Devido a constante mudança corpórea e também nas mamas, pode ocorrer um aumento da vascularização da região e, consequentemente, isso pode fazer com que as aréolas do peito fiquem levemente mais escuras do que o comum.

Além disso, ainda pode ocorrer de surgir nas mamas uma protuberância nas aréolas. De início, isso pode assustar muitas mulheres, até mesmo aquelas mais experientes. Mas essa circunstância é totalmente saudável para quem está grávida, pois essa protuberância nada mais é que uma glândula sebácea que ajuda a pele dessa região a ficar mais hidratada, haja vista que, geralmente, são mais sensíveis.

Prisão de ventre

Durante a gestação, o organismo é principal sistema que é afetado, e isso impele numa possível prisão de ventre. Isso acontece porque a progesterona reduz o “trânsito” intestinal. Isso significa dizer que o bolo alimentar se torna mais demorado para percorrer o caminho até ser excretado através das fezes.

Sintomas de Gravidez
Lembre-se, qualquer dor que prolongue por muito tempo, deve ser levado para o seu médico.

Por isso, o ato de defecar pode se tornar cada vez mais demorado desde o princípio, mas saiba que isso é um sinal normal da gravidez. Inclusive, inicialmente, isso pode ocasionar num aumento do inchaço abdominal. Isso pode ser comum, mas se as dores ocorrerem em um nível duradouro, o melhor a se fazer é procurar um médico.

Gases e cólica pouco intensa

Devido ao fato da redução do trânsito intestinal, é perfeitamente comum a gestante acumular muitos gases. Já que o bolo alimentar se locomove lentamente, os gases ficam presos também. Isso pode resultar em cólicas e alguns desconfortos.

Durante esse processo, é comum que a mulher tenha algumas pequenas cólicas intestinais além das pequenas cólicas comuns do útero. Mas é sempre bom ressaltar, qualquer dor que perdure por um longo tempo e que persiste em dor, o mais indicado é que se procure um médico o mais rápido possível.

Maior salivação

Sintomas de Gravidez
Esse é um dos sintomas de gravidez que muitas mulheres desconhecem, mas pode ser muito comum.

A mulher que é gestante possui todas as secreções do corpo aumentadas. Isso quer dizer que o suor, lágrimas, corrimentos e a saliva serão produzidos em níveis mais elevados que o comum. Por isso, a salivação constante passa a ser um fator convencional. Algumas mulheres relatam que a ingestão da saliva aumenta a sensação de náusea, e é muito comum, durante esse período, andar com uma toalhinha para cuspir.

Sangramento na gengiva

Esse fator pode depender mais de um quesito hereditário. Mulheres que tenham tendência à gengivite, durante o período gestacional, se tornam levemente mais sensíveis a esse problema. A gravidez aumenta a produção de progesterona e do estrógeno, e essa mudança hormonal faz com que o fluxo sanguíneo seja aumentado. Como consequência, a possibilidade de gengivite se torna levemente mais acentuada.

Outros sintomas de gravidez

Acima nós citamos alguns sintomas que algumas mulheres não conhecem e que são um pouco menos comuns, mas os sintomas demonstrados pelo corpo vão além desses. Confira alguns outros sintomas da gravidez.

  • Atraso menstrual;
  • Enjoos;
  • Mamas maiores e sensíveis;
  • Aréolas mais escuras;
  • Pequeno sangramento;
  • Maior frequência urinária;
  • Aumento abdominal;
  • Prisão de ventre e aumento dos gases;
  • Gases e cólicas pouco intensas;
  • Aversão a cheiros fortes;
  • Desejos estranhos;
  • Instabilidade emocional;
Sintomas de gravidez
Vale ressaltar que a instabilidade emocional é decorrente dos níveis exacerbados e mal distribuídos de hormônios, mas isso pode ser concertado.
  • Aumento da libido;
  • Maior salivação;
  • Ronco;
  • Inchaço da vulva;
  • Aumento da transpiração;
  • Coceira;
  • Flatulência.

É sempre bom lembrar que, se você não tem um desses sintomas, não significa que você esteja grávida. Nem todas as gestantes possuem todos esses sintomas, isso é muito variante. A melhor forma de você saber se realmente está grávida é através de um exame!

Esses são os sintomas de gravidez. E aí, com qual desses sintomas você se identificou? Se você estiver grávida, relaxe! Receber essa notícia é sempre um baque, até mesmo para aquelas que queriam engravidar e mesmo para aquelas que não são mães de primeira viagem. Esse é um momento especial, cuide-se e esteja constantemente visitando seu médico. Nos vemos na próxima!

Leave A Reply

Your email address will not be published.