Dormir bem e melhor durante a gestação, confira alumas dicas!

Dicas para dormir bem e melhor durante a gestação

Olá mamães de plantão, tudo bem???Quando a barriguinha começa a crescer nós começamos a ter dificuldades para dormir, para muitas mamães isso se torna quase impossível não é mesmo?!Já no final da gestação não conseguimos achar uma posição confortável para dormir, lembro que eu passei muito trabalho e ainda fazia noites muito quentes em pleno mês de janeiro que era o meu último mês de estação.Então confira algumas dicas de como dormir bem e melhor durante a gestação que achei na internet:


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Primeiro trimestre
Nessa fase a gestante se sente mais cansada e sonolenta. 
Isso se deve em parte ao aumento da produção do hormônio progesterona. Se você tiver muito sono durante o dia, pode acontecer de sofrer com insônia à noite, uma queixa bem comum das grávidas. Alterações hormonais também causam enjoos e azia, outros incômodos do período. Sem falar no aumento da frequência urinária, que faz o sono ficar todo picotado por causa das idas ao banheiro.
Para amenizar: tire cochilos pequenos durante o dia e diminua a ingestão de líquidos à noite.
Segundo trimestre
Geralmente é o período mais tranquilo, tanto do ponto de vista de sintomas da gestação, como de qualidade do sono.
Terceiro trimestre
Com o aumento do tamanho da barriga, fica difícil achar posição confortável. 
Os bebês mexem muito – o que é saudável, mas tira o sono da mãe. Por causa do volume abdominal, a bexiga fica diminuída, então a mulher tem novamente a necessidade de ir ao banheiro mais vezes. A síndrome das pernas inquietas também é comum no último trimestre. Ronco e distúrbios respiratórios podem aparecer e devem ser discutidos com o obstetra, porque podem estar associados a situações mais sérias, como a pré-eclâmpsia. Para completar, tem toda a ansiedade em relação à hora do parto que se aproxima. Tudo isso pode alterar a qualidade do sono da gestante e provocar insônia. É muito importante que você divida essas questões com o obstetra, para tirar dúvidas e resolver os desconfortos quando possível.
Para amenizar: recomenda-se deitar do lado esquerdo e com um travesseiro entre as pernas. Também dá para usar outro travesseiro pequeno para apoiar a barriga. Para a síndrome das pernas inquietas, massagens relaxantes ajudam. Ainda vale a orientação de diminuir a ingestão de líquidos perto do horário de dormir. E, com relação à insônia, o importante é procurar fazer atividades mais tranquilas à noite, não ingerir alimentos pesados e conversar com amigos e familiares sobre seus medos e angústias.
Em qualquer fase
  • Faça a última refeição até às 20 horas.
  • Prefira pratos leves e de fácil digestão. Tenha uma dieta fracionada, coma pouco, a cada 3 horas.
  • Evite bebidas cafeinadas após as 19 horas
  • Evite exercício físico depois das 18 horas, mas faça alguma atividade como hidroginástica, que ajuda a relaxar.
  • Reduza a luz ambiente. Isso ajuda o cérebro a secretar a melatonina, o hormônio do sono.
  • Deixe as preocupações do lado de fora do quarto
  • Faça atividades agradáveis, como ouvir música ou ler, mas fora do quarto de dormir.
  • Se possível, tire um cochilo, mesmo que curto, durante o dia (20 minutos já ajudam bastante).
Espero que tenham gostado das dicas  para dormir bem durante a gestação.
Beijocas!!!

Fontes consultadas: Alvaro Pentagna, coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital São Luiz Itaim (SP) e Helena Hachul de Campos, ginecologista do Instituto do Sono (SP).

22 Comments

  1. Lucimar da Silva Moreira 24 de março de 2015
  2. Unknown 24 de março de 2015
  3. Carminha 24 de março de 2015
  4. Unknown 24 de março de 2015
  5. Melissa Machado 24 de março de 2015
  6. Mamães Facilidades e Dicas 24 de março de 2015
  7. Suzi Gomes 24 de março de 2015
  8. falando de tudo um pouco 24 de março de 2015
  9. Commaosdeseda By Midian.L.S.F 25 de março de 2015
  10. Thelma Priscilla 25 de março de 2015
  11. Alécia Magalhães 25 de março de 2015
  12. Unknown 25 de março de 2015
  13. Unknown 25 de março de 2015
  14. Espaço das Mamães 25 de março de 2015
  15. Blog Ariane Baldassin 25 de março de 2015
  16. Juliana Rovere 25 de março de 2015
  17. Genislene Borges 26 de março de 2015
  18. Unknown 26 de março de 2015
  19. Ingrid Faria 27 de março de 2015
  20. Maria Babona 30 de março de 2015
  21. Gleysa Lopes 2 de abril de 2015
  22. deisinha silva 3 de abril de 2015

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