Gases do bebê como aliviar? Confira as dicas para ajudar seu bebê

7 dicas para ajudar a aliviar os gases do bebê e a cólica


Olá mamãe e papais de plantão, tudo bem??

Hoje venho falar sobre um problema que muitos bebês tem e muitas vezes não sabemos como lidar.

Como mãe de primeira viagem, sofria muito ao ver meu tinha uma dor e não sabia o que era. Muitas vezes eram gases fortes e eu não sabia como acalmar apesar de saber que era normal.
Os gases no bebê, geralmente surgem duas semanas após o nascimento, devido ao intestino dele ainda ser imaturo e estar em desenvolvimento.
No entanto, algumas dicas simples como cuidados na alimentação e massagem na barriga do bebê podem ajudar a diminuir os gases e a aliviar a dor e o desconforto do bebê causados pelas gases.

Confira sete dicas para ajudar a aliviar os gases do bebê:

1º dica:  Massagear a barriga do bebê – 

A massagem é ótima para aliviar os gases.

Você deve massagear a barriga do bebê em movimentos circulares. Além disso, também ajuda dobrar os joelhos do bebê e levá-los contra a barriga fazendo alguma pressão ou imitar as pedaladas da bicicleta com as pernas do bebê.

2ª dica: A mãe deve diminuir a ingestão de alimentos que provocam gases – 

Para diminuir os gases no bebê que é amamentado a mãe deve experimentar reduzir a ingestão de alimentos que provocam gases.
Os alimentos que provocam gases são: feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, milho, repolho, brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, pepino, nabo, cebolas, maçã crua, abacate, melão, melancia ou ovos, por exemplo.

3ª dica: Preparar adequadamente o leite do bebê – 


Quando o bebê não é amamentado no peito, deve preparar-se o leite do bebê de acordo com as instruções que vêm no rótulo da embalagem do leite, pois se for colocado pó a mais na preparação do leite, o bebê pode ficar com gases e até prisão de ventre.

4ª dica: Dar mais água para o bebê – 


Quando o bebê é alimentado com leite de lata ou quando inicia a alimentação com sólidos deve beber água para ajudar a diminuir os gases e facilitar a expulsão das fezes.

5 ª dica: Preparar corretamente os mingaus – 


Os gases no bebê também podem ser provocados por se colocar farinha a mais na preparação dos mingaus, e por isso deve seguir-se sempre as instruções que vêm no rótulo da embalagem. 
Além disso, é importante também variar os mingaus e incluir mingau de aveia que é rico em fibra e ajuda a regular o funcionamento do intestino.
Além de seguir estas dicas, também é importante quando o bebê iniciar a alimentaçãosólida, dar para ele alimentos ricos em fibras como purêsde legumes e frutas como abóbora, chuchu, cenoura, pera ou banana, por exemplo.


6ª dica: Se o bebê usa mamadeira de forma correta-

Se você dá mamadeira para o bebê, tenha certeza de que ele não está engolindo ar. 

Veja se o furo do bico não está muito grande, e mantenha a mamadeira sempre bem levantada, com o bico totalmente preenchido de leite. Procure os bicos anatômicos e elaborados exatamente para diminuir a entrada de ar enquanto a criança mama.

7ª dica: Bolsa de água quente:

Tente colocar uma bolsa de água quente na barriga do bebê (sempre envolta numa toalha e com muito cuidado para não queimar o bebê, que tem a pele extra-sensível).



13 Comments

  1. Unknown 17 de abril de 2015
  2. Anônimo 18 de abril de 2015
  3. Jaqueline 18 de abril de 2015
  4. Unknown 18 de abril de 2015
  5. Unknown 18 de abril de 2015
  6. Nanna Barbieri 18 de abril de 2015
  7. Prosa Amiga 18 de abril de 2015
  8. Casa da cris 18 de abril de 2015
  9. Unknown 19 de abril de 2015
  10. Mah 20 de abril de 2015
  11. Cris 20 de abril de 2015
  12. Unknown 23 de abril de 2015
  13. deisinha silva 10 de maio de 2015

Add Comment