Dicas para retomar a malhação pós-parto

emagrecer depois da grávidez


Voltar às atividades físicas depois de ter um bebê nem sempre é fácil, mas, se a prática 

for leve e respeitada, faz um bem danado.

Com a reviravolta que a maternidade faz na vida da mulher, fica mais difícil voltar a 

malhar no período pós-parto. Mas não desanime! 

Confira 5 dicas do especialista para retomar a malhação pós parto: 

👉 Respeite sempre o seu corpo:

De acordo com especialistas da área médica, quem passou por uma cesárea deve esperar 

pelo menos 40 dias para dar início às atividades físicas. E quem teve parto normal pode 

voltar aos treinos quando se sentirem mais à vontade. Porém, ainda que tenha essa 

diferença em relação ao tempo de recuperação pós-parto, nos dois casos é preciso pegar 

leve, pois ainda existem riscos de lesões. Logo após dar a luz, a mulher apresenta certa 

redução na estabilidade das articulações, distensão e enfraquecimento do assoalho 

pélvico e dos músculos abdominais, além de aumento significativo dos seios. Sendo 

assim, o corpo fica mais suscetível a lesões.

👉 Comece com um treino leve:

Por estar mais sensível, o corpo não deve ser submetido logo de cara a aulas pesadas. 

Um programa de treino balanceado, com atividades para o pós-parto, inclui cuidados 

com a postura, alongamento, fortalecimento, exercícios para os músculos respiratórios e 

da região do períneo, além de um bom relaxamento. Duas modalidades bem 

recomendadas são pilates e treinamento funcional, pois os movimentos realizados 

ajudam a prevenir e amenizar a dor lombar, que incomoda muitas mulheres nessa fase, e 

a contribuir para a boa forma. Essas duas atividades trabalham a força e o alongamento 

dos músculos da coluna e abdômen, aumentando, assim, a força dos músculos 

abdominais, que diminuem em virtude da extensão que ocorre com o crescimento da 

barriga e do bebê.

👉 Entenda o seu caso:

Voltar a se exercitar depende, principalmente, do preparo físico, das atividades 

realizadas pela mãe antes e durante a gestação e da evolução nas semanas seguintes ao 

nascimento do bebê. Ou seja, cada caso é um caso. Porém, não se deve fazer exercícios 

de alto impacto antes da liberação médica.

👉 Aproveite o peso do próprio corpo:

Exercícios funcionais em que o peso do próprio corpo serve como sobrecarga são 

excelentes para a retomada, como por exemplo: o agachamento e a flexão de braços 

(apoiada ou não).

👉 Não desista!

Fazer atividade física após gestar vai além de simplesmente exercitar o corpo. Exercita 

também a mente da nova mãe, elevando sua autoestima e fazendo-a ter mais confiança 

para o dia a dia e energia para cuidar do seu neném.

É sempre bom lembrar que o ideal é procurar a orientação de um profissional de 

educação física para orientar caso a caso.

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8 Comments

  1. Melissa Kemmer 3 de julho de 2018
  2. Lucimar da Silva Moreira 3 de julho de 2018
  3. Erica Oliveira 3 de julho de 2018
  4. Joana D'arc 3 de julho de 2018
  5. Unknown 3 de julho de 2018
  6. Portal da Mulher 4 de julho de 2018
  7. Anônimo 5 de julho de 2018
  8. Luiza Braz 6 de julho de 2018

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