Como manter uma alimentação equilibrada e saudável


Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, em 2006 o índice de brasileiros acima do peso era de 43%, em 2014 esse valor subiu para 52,5%. A principal causa desse excesso de peso é o descuido com a alimentação, favorecendo o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade, que correspondem a 72% dos óbitos no país.

Para uma alimentação ser equilibrada e saudável, ela precisa ser: segura sanitariamente, ou seja, livre de contaminações e produzida em condições adequadas de higiene; colorida, saborosa e variada; ser acessível (não ser cara); e proporcionar harmonia em quantidade e qualidade.


Dicas para manter uma alimentação equilibrada e saudável




– Não pule nenhuma refeição, faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e janta) e dois lanches por dia.


Ao fazer todas as refeições, você evita que seu estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de desenvolver gastrite e também de exagerar nas próximas refeições, comendo mais do que o necessário.


Coma devagar, mastigando bem os alimentos, para que dê tempo do seu corpo produzir as substâncias importantes que ajudarão na digestão e também hormônios que sinalizam a saciedade, evitando que você coma em excesso.


– Dê preferência a alimentos in natura.




Alimentos considerados in natura são os vegetais, como legumes, verduras e frutas. Ao comprar esses alimentos, dê preferência aos produtos de época, pois são mais baratos, com melhor qualidade e ainda possuem menos agrotóxicos.


– Alimentos industrializados




Normalmente são pobres em nutrientes e fibras, ricos em gorduras saturadas, sal e açúcar, ingredientes que podem favorecer o desenvolvimento da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Por serem pobres em fibras, não conseguem manter a saciedade por muito tempo, fazendo com que o consumo alimentar seja elevado.


– Nada em excesso faz bem, principalmente o sal.


Um dos principais temperos utilizados na cozinha é o sal. Ele pode ser usado tanto na conservação de alimentos quanto para realçar o sabor das preparações. Seu uso excessivo pode trazer grandes prejuízos à saúde, como pressão alta, problemas renais e doenças cardíacas. Por isso, evite o consumo de alimentos industrializados, que possuem grande quantidade de sódio (sal concentrado) e evite adicionar muito sal nas preparações. Leia o rótulo dos alimentos e prefira aqueles com menor quantidade de sódio. Para cozinhar, utilize temperos como cheiro verde, alho, cebola e ervas frescas e secas ou suco de frutas, como limão, para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos.


– Beba bastante água no decorrer do dia.




A água é muito importante para a manutenção do nosso organismo. Ela auxilia no bom funcionamento do intestino, atua no transporte de nutrientes para dentro das células, regula a temperatura do organismo e mantém a hidratação do corpo. É essencial beber pelo menos 2 litros de água por dia (de seis a oito copos), tomando entre as refeições, de preferência 30 minutos antes.


Para encontrar alimentos e bebidas saudáveis, clique aqui.

 



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Beijos e até à próxima!

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6 Comments

  1. Jamilly LIma 18 de setembro de 2015
  2. Mamães Facilidades e Dicas 19 de setembro de 2015
  3. Iasmin Marques 19 de setembro de 2015
  4. Unknown 20 de setembro de 2015
  5. Rebeca Pinho 21 de setembro de 2015
  6. Unknown 23 de setembro de 2015

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