O secador de cabelo é um item que torna-se cada vez mais necessário no armário de todos os homens e mulheres que desejam cuidar-se e priorizar a beleza, permitindo realizar penteados ou até mesmo sair de casa com os cabelos perfeitos para enfrentar a correria do dia-a-dia.
Ainda que o secador de cabelo seja muito útil, pode causar diversos problemas aos fios, necessitando de alguns cuidados ao utilizá-lo. O principal ponto em relação ao produto, é a alta temperatura e a degradação que pode provocar aos fios.
Veja, abaixo, como evitar danos com o secador de cabelo.
1. Água morna ou fria
Ao entrar no banho, principalmente em dias frios, muitas pessoas regulam o chuveiro para a água quente em temperaturas muito extremas, o que poderá danificar gravemente os fios, aumentando a oleosidade e podendo até mesmo quebra-los.
A temperatura ideal para lavar o cabelo é a morna ou fria, permitindo que sejam causados menos danos às madeixas, sem que o calor excessivo, que já é um processo dado pelo secador de cabelo, possa comprometer a saúde dos fios.
2. Produtos para secador de cabelo
Para proteção dos fios e cuidados com o cabelo, é indicada a utilização de produtos específicos para quem usa constantemente o secador de cabelo, optando por fórmulas específicas que possam disponibilizar benefícios para a proteção dos fios contra as altas temperaturas.
3. Distância do secador de cabelo
Para evitar danos com o secador de cabelo, o equipamento deve ser mantido a uma distância de 15 centímetros, no mínimo, dos fios. Já para a raiz, não é indicado aplicar o secador na região, pois é possível intensificar a quantidade de sebo produzida pelo organismo, gerando a oleosidade.
Em questão do tempo para secar cada mecha, é estimado que o secador de cabelo não fique parado na mesma porção de cabelo por mais de três segundos, sempre variando o local de aplicação para que não haja o superaquecimento, podendo torrar os fios e até mesmo queimar o couro cabeludo.
4. Temperatura
Não é possível que a temperatura seja diminuída ao ponto que o secador de cabelo não possa fazer mal, mas é necessário regulá-lo para que a temperatura seja pouco mais baixa que o esperado, ainda que haja maior demora no processo.
É indicado que o secador de cabelo seja ajustado a uma potência de 180ºC. Caso o aparelho não possua esta opção, diferentemente do secador de cabelo profissional, prefira o modo morno ao invés da temperatura máxima, evitando problemas aos fios. Uma ótima opção é investir em um secador de cabelo profissional, que possuí uma gama completa de temperaturas e potências, no entanto são bem mais caros.
Não devemos esquecer que muitas vezes após o uso do secador ainda utilizamos chapinhas e modeladores de cachos, os quais por sua vez também se valem de altas temperaturas para modelar o cabelo, ou seja, nosso cabelo sofre com a temperatura duplamente.
O ideal é entender os limites de nossos fios e aprender como utilizar os produtos corretamente, além de manter os cabelos sempre muito bem hidratado e não esquecer dos protetores térmicos. São cuidados que devemos tomar para ter cabelos lindos e brilhantes.
Você tem mais alguma dica para dividir conosco? Deixe nos comentários abaixo.
Já acompanha o Beleza It nas redes sociais? Então vem!
Instagram – Facebook
Beijos e até à próxima!