Risoto de Ervilha e Hortelã

0

 Foto: GNT

Eu adoro as receitas da chef Rita Lobo que apresenta o programa “Cozinha Prática” no GNT. Ela faz várias receitas super fáceis e gostosas e já vi ela fazendo várias que não levam carne.


Ontem vi ela fazendo um risoto super gostoso, leve e também muito fácil de fazer. É um risoto que, acreditem se quiser, é feito na panela de pressão!


Vou postar pra vocês!


Para o risoto:

 
Ingredientes:

 
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou para risoto
1l de água
1 cebola
2 folhas de louro    
3 cravos-da-índia
1 cenoura
1 talo de salsão
2 colheres (sopa) de azeite
½ xícara (chá) de vinho branco
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (moída na hora, a gosto)

Modo de preparo:

 
Numa tábua, corte a cebola ao meio, no sentido do comprimento, sem descascar. Retire a casca de uma das metades e pique fino. Sem cortar as extremidades, retire a casca da outra metade e espete os cravos-da-índia. Lave, descasque e corte a cenoura em 3 partes. Lave também o talo de salsão, mantendo as folhas. Corte em 2 partes. Na panela de pressão com capacidade para 4,5 litros, aqueça o azeite em fogo baixo. Junte a cebola picada fino e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa sempre.

Quando a cebola murchar e ficar transparente, junte o arroz e misture bem. Regue com o vinho branco e mexa até secar. Junte a água, a cenoura, o salsão, a cebola cravejada, o louro e tempere novamente com sal e pimenta-do-reino. Tampe a panela e aumente o fogo para alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, conte 3 minutos e desligue imediatamente. Com um garfo, levante a válvula para retirar a pressão. Leve uma panelinha com 1 xícara de água ao fogo alto.

Para a finalização:

 
Ingredientes:

 
1 xícara (chá) de ervilhas congeladas
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
20 folhas de hortelã  


Modo de preparo:

 
Assim que o vapor sair completamente, abra a tampa. Junte a ervilha congelada e volte a panela ao fogo alto. Mexa vigorosamente e, caso o risoto comece a secar, acrescente um pouco de água fervente e continue mexendo. Verifique o ponto do arroz: ele deve estar cremoso, mas com os grãos ainda resistentes à mordida. Se já estiver al dente, desligue o fogo e acrescente a manteiga, o queijo parmesão e a metade das folhas de hortelã. Misture bem e sirva imediatamente, salpicando mais folhas de hortelã no prato.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: serve 4 pessoas

 

E aí, gostaram?

Se quiserem assistir o preparo da receita, acessem aqui 

Bom Apetite!

Fonte:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.