Guia da Saia Lápis – Completo – 35 Fotos e Modelos Para Várias Ocasiões

0 3

A saia lápis tem peculiaridade bem inusitada, pois antes de ser considerada uma peça da moda, ela era somente considerada uma roupa para trabalho. Porém, nos dias de hoje, ela é considerada uma peça de roupa extremamente versátil, onde é possível fazer dezenas de combinações. Mas, para algumas mulheres, ela é considerada uma roupa complexa de ser usada e, já outras, a consideram sem graça, pois só é possível usá-la em poucas situações. Mas, nesse post, você irá ver como ambas afirmações estão erradas, e irá aprender como fazer composições que harmonizem com qualquer ocasião, confira!

Como Usar a Saia Lápis
Está com dúvidas de como e onde usar a saia lápis? Nesse post, você irá encontrar várias dicas concernentes a esse assunto. Então, se você quer aprender como usar a saia lápis, confira esse post até o fim!

Para saber como usar a saia lápis e em quais situações usar, inicialmente, você terá que saber quais são os modelos existentes e aprender a adaptar esses modelos para determinadas situações. É verdade que por muito tempo a saia lápis era sinal de mulheres que trabalhavam em escritórios, mas esse é um pré-conceito que precisa ser desmistificado. Nos dias de hoje, você pode muito bem optar por ter um estilo mais social usando esse tipo de saia, e não há nenhum problema nisso, mas saiba que é possível conquistar outros resultados.

Algumas dicas de como usar a saia lápis são extremamente importantes para você aprender a usar essa peça de roupa, mas você deve ter uma mente aberta para poder experimentar determinados estilos que talvez você não esteja acostumada. A saia lápis tem um corte que valoriza muito as curvas, e saber aproveitar essa característica pode fazer com que todo o seu look fique ainda mais bonito.

E por esbanjar tamanha versatilidade, as saias lápis podem ser usadas até em festas mais chiques, até mesmo em casamentos! Essa peça de roupa tenho sido a escolha de várias famosas, e o motivo é bem nítido, e se você quer saber mais sobre esse assunto, basta continuar lendo esse post até o que iremos lhe dar todas as informações necessárias para você arrasar no próximo visual!

O que é saia lápis?

Para que você possa aprender da melhor maneira como harmonizar seus looks com essa saia, pode ser interessante você saber exatamente o que é a saia lápis. Mas também pode ser importante você saber esse conceito porque muitas mulheres ainda confundem os diversos tipos de saias existentes, o que é super normal, já que vários modelos são bem parecidos e há bastante disseminação de informações erradas.

Um exemplo disso é que muitas mulheres acabam confundindo saia lápis com saia midi, mas na verdade você pode encontrar uma saia lápis que seja midi ao mesmo tempo. Isso porque o termo “saia midi” diz respeito somente ao comprimento, mas não ao corte da saia, e por isso algumas mulheres podem se confundir. Esclarecido isso, você já compreende que você pode encontrar uma saia lápis em tamanho midi, na altura dos joelhos, ou uma saia lápis longa.

Como Usar a Saia Lápis
Como você pode constatar, a saia lápis diz respeito unicamente ao modelo, mas não ao comprimento. Por isso, é muito fácil encontrar saias lápis nos mais diversos comprimentos.

A história por trás dessa saia também é interessante, pois ela é mais uma das peças de roupas que são consideradas clássicas. O surgimento dessa saia é datado em meados dos anos 50 e, desde então, ela nunca saiu de moda, somente foi se reformulando com o tempo, até chegar na peça sexy e charmosa que conhecemos atualmente. Devido a sua característica marcante e elegante, a saia é uma das peças de roupas preferias pelas famosas.

Geralmente, a saia lápis é bem ajustada no corpo e vai afunilando levemente à medida que desce, e por isso o seu “lápis”, porque começa larga e nas pontas ela fica mais fina. Os modelos mais usados são os que tem o comprimento na altura do joelho, e essas são as mais fáceis de se encontrar, mas não se limita a esse modelo. Você consegue encontrar tanto uma versão mais curta quanto uma mais longa, o que facilita ainda mais na hora de você harmonizar e compor o seu look.

Como Usar a Saia Lápis
Como a saia lápis é bem versátil e você consegue achá-la em vários estilos, não é difícil encontrar alguma que lhe agrade.

Como essa saia é bem justa, isso pode dificultar os movimentos e, para facilitar essa simples ação, o comum é você encontrar versões que tenham uma pequena fenda, seja na parte traseiro ou seja nas laterais. Apesar de ser um detalhe para facilitar a movimentação, a verdade é que isso agrega ainda mais elegância para a saia. Um outro detalhe da saia, mas que não é obrigatório, é em relação ao cós. A saia pode ou não conter, e você escolher a versão que mais lhe agrada, porém, a tendência é o cós largo e alto.

Tipos de Saia Lápis

Como já falamos acima, há bastante variedade quando o assunto é a saia lápis, e para que você possa compreender melhor como usar essa peça de roupas, resolvemos falar individualmente sobre cada tipo. Dessa forma, poderemos dar algumas dicas de composições e de como você pode harmonizar cada uma delas. Se você quer aprender sobre esse assunto, basta dar uma olhada nos próximos tópicos.

Tipos de Saia Lápis – Jeans

O tecido jeans está sempre presente em qualquer tipo de peça, pois é muito popular e sempre combina com qualquer outra roupa. A saia lápis jeans é bem mais simples do que os demais modelos que iremos mostrar, mas, ainda que seja simples, o seu caimento é excepcional e o resultado pode te surpreender bastante. Você pode aproveitar a facilidade de harmonizar o jeans e testar algumas possibilidades que talvez você não esteja acostumada.

Como Usar a Saia Lápis
O tecido jeans já é conhecido por todas as pessoas e, se você tem dificuldade de harmonizar essa saia, uma boa ideia é começar com essa variação da saia lápis.

A composição mais clássica é uma saia lápis jeans e uma blusa branca, podendo até ser uma camisa de seda. Por ser simples, você pode investir em uma bolsa maior, para que o seu look fique mais destacado. Como é um tecido jeans, dificilmente você consegue encontrar um modelo longo, então esteja ciente de que os modelos mais simples de serem encontrados são os midi e os mais curtos.

Como Usar a Saia Lápis
Esse estilo é bem clássico e extremamente bonito e, por isso, você pode apostar nele sem nenhum medo, pois o resultado é sempre fenomenal.

Como você sabe, o jeans também pode ser bem versátil, e você pode experimentar essa variedade. Por exemplo, você pode testar alguns looks com uma saia lápis jeans escura, mais clara, ou com alguns detalhes rasgados, temos certeza de que você vai adorar o resultado! A nossa dica é que você use esse modelo de saia para afazeres do dia a dia, como ir ao shopping e coisas do gênero. Ou você também pode usar esse modelo para ir em uma sorveteria, pois o jeans cai muito bem para dias mais quentes.

Como Usar a Saia Lápis
A saia lápis jeans é extremamente versátil e bonita. Portanto, você pode aproveitar essa característica para compor diferentes looks.
Como Usar a Saia Lápis
Se você não sabe como usar a saia lápis jeans, uma ótima dica é usar com blusas neutras brancas ou pretas.
Como Usar a Saia Lápis
A saia lápis jeans rasgada prospecta um visual muito mais despojado, e você pode usar no seu dia a dia.
Como Usar a Saia Lápis
O jeans tem muita variedade, e a cor escura pode ser ideal para dar um realce no seu look.

Se você estiver em dúvida de qual calçado usar, a dica primordial é você analisar o local que você vai e decidir qual é o mais apropriado, pois a saia lápis jeans combina tanto com um salto alto fino como um tênis ou sapatilha. Então sempre pondere e leve em consideração o ambiente que você vai frequentar, pois o look tem que ser coerente tanto com toda a composição como com a ocasião.

Como Usar a Saia Lápis
A saia lápis jeans pode ficar muito elegante quando você usa um salto alto, e inclusive muitas famosas optaram por esse estilo.
Como Usar a Saia Lápis
Porém, de vez em quando, você também pode optar por usar essa saia com um tênis. O resultado também fica igualmente bonito, mas um pouco mais descontraído.

Se você quiser um look mais despojado, uma boa dica é você apostar em saia midi jeans com algum cropeed ou blusa que mostre a sua barriga e finalizar com um tênis branco, por exemplo. Você terá um look ideal para o dia a dia, mas sem perder a elegância e a postura! E apesar de ser mais complicado de achar saia lápis jeans longa, não é impossível e, se por acaso você encontrar, você também consegue fazer uma composição bastante coerente, como usar a saia com uma blusa de renda.

Como Usar a Saia Lápis
Uma ótima dica para você saber como usar a saia lápis jeans é usar um conjunto. Ou seja, saia e blusa jeans. De primeiro momento pode ser meio estranho, mas o resultado é fabuloso
Como Usar a Saia Lápis
A saia lápis longa jeans também é um visual inusitado, porém, ela cai muito bem no corpo.
Como Usar a Saia Lápis
Você pode usar o cropped junto com uma saia lápis destroyed, o resultado é bem despojado, mas muito bonito.

Aqui, a dica primordial é você não se sentir receosa e experimentar as possibilidades! Ainda que a ideia pareça maluca no começo, tente reproduzir o look que você imagina, pois você pode se surpreender com o resultado. Lembre-se que o jeans é uma peça que vai bem com tudo, então dificilmente você irá se decepcionar com o resultado.

Tipos de Saia Lápis – Xadrez

O estilo xadrez é uma moda que, eventualmente, sempre vem à tona, e você pode aproveitar esses momentos para experimentar uma saia lápis xadrez. O xadrez mais comum que você irá encontrar é na cor vermelha com preto, e você pode aproveitar esse tom avermelhado para harmonizar o restante da sua composição. Se você tiver em mãos esse tipo de peça, você pode facilmente combinar com uma cor preta, por exemplo.

Como Usar a Saia Lápis
A saia lápis xadrez não é muito comum de ser encontrada e, justamente por isso, você obterá um visual único.

Nesses casos, como há bastante informação na parte inferior, o indicado é que você use uma cor neutra na parte de cima e que seja uma cor que contraponte com o xadrez. Entretanto, não é só na cor vermelha que você poderá encontrar essa peça. Você também consegue encontrar no tom cinza e, nesses casos, você pode optar por usar um tom mais forte. Como o cinza é uma cor mais apagada, usar cores mais quentes poderá alavancar ainda mais o seu visual.

Como Usar a Saia Lápis
A saia xadrez cinza consegue montar um visual um pouco mais social, e você pode aproveitar para ir em algum almoço à trabalho.
Como Usar a Saia Lápis
Lembre-se que, para harmonizar essa saia com a sua blusa, você deve optar por uma camisa clara, como a cor creme.
Como Usar a Saia Lápis
Entretanto, você também consegue um visual belo usando um casaco jeans.
Como Usar a Saia Lápis
A saia xadrez cinza é extremamente bela e, se você usar com uma blusa escura, você pode optar por usar uma bolsa de cor mais clara.

Você também consegue harmonizar a saia lápis xadrez com uma blusa jeans ou creme, por exemplo, e o resultado é sensacional. Mas caso você queira um visual um pouco mais sério e ao mesmo tempo despojado/despretensioso, é bom optar por uma regata. É um visual bem diferenciado e ideal para mulheres que tem uma personalidade única, e você também pode usar esse look para o dia a dia ou para fazer tarefas simples, como ir ao banco, shopping em algum restaurante para almoçar.

Como Usar a Saia Lápis
Você consegue conquistar um resultado mais simples para fazer as tarefas do dia a dia, mas sem perder a elegância.
Como Usar a Saia Lápis
Esse estilo de saia combina mais com uma roupa social, mas você pode apostar em diferentes composições.

Em relação ao calçado, você pode transitar tanto com uma bota preta fechada de salto ou um salto alto de ponta fina, ambos ficam bonitos e combinam com o look, por isso o ideal é que você analise o ambiente que você vai frequentar e saiba escolher um que melhor dialogue com o local.

Tipos de Saia Lápis – Longa

Se você está buscando por um visual mais elegante, o modelo mais indicado é o longo, pois ele deixa todas as suas curvas bem demarcadas, o que acaba trazendo um visual extremamente sexy e charmoso. Porém, isso irá depender de toda a composição, pois você pode usar uma saia lápis longa com uma blusa mais simples e acabar resultando em um visual mais descontraído, ainda que elegante.

Como Usar a Saia Lápis
A saia lápis longa é uma opção extremamente elegante para ocasiões mais chiques. Por isso, não hesite em usá-la quando for necessário. Contudo, ela é bem versátil e você pode adquirir um visual mais despojado.
Como Usar a Saia Lápis
A saia lápis longa consegue deixar bem demarcado as suas curvas, portanto, use isso a seu favor.
Como Usar a Saia Lápis
Essa saia é aquele tipo de peça de roupa que toda mulher deve ter, pois ela pode ser usada em variadas ocasiões.

Agora, se você quer realmente uma roupa para ir a uma festa mais chique, como um casamento, por exemplo, você pode optar por essa peça de roupa, desde que a parte superior esteja à altura. E para finalizar e dar um charme ainda maior, invista sempre em um salto agulha. Temos certeza que você irá adorar o resultado e será bem diferenciado, pois dificilmente outras mulheres irão pensar em fazer uma composição dessas.

Mas, como já falamos um pouco acima, você também consegue conquistar um aspecto mais despojado usando a saia lápis longa, basta você equilibrar o seu look. Para isso, basta usar uma saia da cor que você prefira e usar uma t-shirt simples por dentro da sua saia. O bacana desse modelo é que você consegue encontrar em várias cores, o que permite você brincar ainda mais com as composições ou optar pela cor da estação, por exemplo.

Como Usar a Saia Lápis
Essa é uma composição bem simples, mas que certamente irá arrancar muitos elogios.

Uma outra possibilidade é você usar a sua saia lápis longa com uma camisa que apareça a sua barriga, como um cropped de manga longa, o resultado é fabuloso. Para facilitar o trabalho, é possível encontrar um conjunto em várias lojas em cores diversas, e temos certeza que você irá se apaixonar.

Como Usar a Saia Lápis
Se você optar por essa composição, temos certeza de que não irá faltar elogio a seu respeito!
Como Usar a Saia Lápis
Esse conjuntinho é muito bonito, e você consegue encontrá-lo em diversas cores.
Como Usar a Saia Lápis
Você pode optar por uma variedade de cores e, ao fazer isso, você consegue resultados incríveis!

E no que diz respeito ao calçado, o ideal é que você dê preferência para um sapato de salto alto, mas, a depender do modelo, você pode arriscar usar um calçado mais baixo, como um tênis ou um sapato cujo salto seja mais baixinho. Mas, nesses casos, você deve ter muita cautela para que o visual não fique estranho. Quando usado no look certo, fica muito bonito, mas quando usado na composição errada, pode ficar estranho.

Tipos de Saia Lápis – Couro

De todos os modelos que apresentamos até aqui, o que é mais cobiçado pelas mulheres muito provavelmente é a saia lápis de couro, e é bem simples entender o motivo. Esse é um modelo bem clássico e indispensável para se ter no seu guarda-roupa, pois pode ser considerada uma peça coringa, já que vai bem com qualquer tipo de roupa. Ela também é bem versátil e, por isso, você consegue adaptar para várias situações.

Como Usar a Saia Lápis
A saia de couro é muito cobiçada, e não é complicado compreender o motivo, afinal de contas, trata-se de uma peça linda.
Como Usar a Saia Lápis
Na dúvida de com qual roupa ir, aposte na saia lápis de couro, pois ela é ótima para qualquer situação!

Com essa peça, você consegue transitar entre um estilo mais elegante para um mais casual, alterando somente a parte de cima. Como geralmente a saia lápis de couro é em cor preta, você deve sempre optar por usar uma cor neutra na parte de cima, e a cor pode ser tanto quente ou fria, pois o preto combina com tudo. Mas, apesar de ser a mais comum, elas não são as únicas.

Como Usar a Saia Lápis
Essa é a maneira mais clássica de usar a saia de couro, e o resultado combina com qualquer situação.
Como Usar a Saia Lápis
Mas você também pode optar por usar uma camisa listrada e a saia com uma leve fenda e ainda complementar com um tênis.
Como Usar a Saia Lápis
Uma camisa mostrando um pouco da barriga também confere um aspecto muito bonito.

Se você quer um visual mais único e que seja um reflexo da sua personalidade singular, você pode optar por uma de couro colorido. E se você estiver se perguntando como usar a saia lápis de couro, achando que é muito complicado, se acalme, pois é mais simples do que você imagina. Você pode simplesmente optar por uma camisa branca e, dessa forma, pode investir em um colar, ou pode escolher uma cor de camisa creme.

Como Usar a Saia Lápis
As sais lápis de couro são muito bonitas, ideal para quem busca algo mais exclusivo.
Como Usar a Saia Lápis
Para obter um visual ainda mais particular, que tal ousar em usar a saia lápis de couro com um cropped?
Como Usar a Saia Lápis
Uma camisa transparente também pode ficar muito bonito com o seu look.
Como Usar a Saia Lápis
Se você tem medo de usar a saia de couro colorida, basta usar uma camisa branca. O resultado é inevitavelmente bonito.
Como Usar a Saia Lápis
A saia lápis de couro creme também é uma boa opção para conquistar um visual mais esbelto.

O ideal é nunca usar duas peças coloridas, a não ser que você queira um efeito monocromático, que também é válido nesse caso. Então, para equilibrar o visual de uma saia de couro colorida, é só dar preferência para camisas mais simples, ou com pequenos detalhes de renda. Para que o visual fique perfeito, use um scarpin para dar aquele ar de mais elegância. Seguindo essas dicas, temos certeza de que você irá conquistar muitos elogios.

Em quais situações usar a saia lápis?

Ainda que essa saia seja muito bonita e elegante, você deve ponderar em quais situações usar a saia lápis, pois nem sempre ela é apropriada. Apesar da saia ser muito democrática com vários tipos de locais, estilos e ambientes, é sempre bom ficar atenta ao seu tipo de traje, a ocasião ou o lugar onde você vai, e preparamos algumas situações para que você não erre com essa peça de roupa.

Se você gosta de um estilo mais básico, ou vai para algum happy hour com as suas amigas, uma peça clássica com tons mais neutros pode ser essencial. Ou você também pode optar por uma saia que tenha um estilo mais romântico, abusando em tons pastel e flores, o que acaba criando um aspecto mais leve e delicado. Em contrapartida, se você quer um visual mais sexy, aposte em rendas, fendas e um corte mais afunilado, pois são sempre certeiros. E para obter um resultado mais intenso, você pode tentar usar um decote, mas não muito profundo, para que fique equilibrado com o restante do seu look.

Como Usar a Saia Lápis
A saia lápis estampada cria um visual mais leve, o que é mais recomendável para o dia a dia.

Se você tem um efeito de moda para ir, por exemplo, ou em algum outro evento que você quer ser notada, você pode experimentar uma saia com estampas étnicas, gráficas ou assimétricas. Essas três opções garantem um visual bem chamativo e único, portanto, dessa forma, você irá conseguir atrair vários olhares de admiração pela sua composição, mas nunca se esqueça de harmonizar. Se você tem muita informação na parte de baixo, use algo mais discreto na parte de cima.

Para um visual mais street, que cai bem para o seu dia a dia, use uma t-shirt, camisetinhas diferentes ou um moletom bem acinturado, essa é uma combinação que sempre dá certo. Também é válido usar um top bem próximo ao cós da saia, pois irá criar um aspecto bem elegante e intrigante, onde apenas uma pequena faixa da sua barriga ficará a mostra. Nesse estilo, você pode preferir usar um tênis ao invés do salto.

Como Usar a Saia Lápis
O moletom correto, que esteja em harmonia com o restante do look, irá ter uma influência positiva.

Agora, se você tem um destino mais formal e elegante para ir, e quer apostar na saia lápis, a nossa dica é você usar a saia de couro ou a longa, se for um dia mais frio, e apostar em uma camisa cinturada. Dessa forma, todas as suas curvas ficarão em evidência, o que trará um visual mais sexy e elegante. Para o visual ficar completo, use um scarpin e um cardigan, fique extremamente chique. Mas se você tiver problema de ficar muito sexy, e preferir evitar, é só usar uma saia que não seja tão afunilada.

Dicas para usar a saia lápis

É verdade que a modelagem desse tipo de saia não é muito fácil e, por isso, acaba se perpetuando alguns mitos e medos. Mas na verdade tudo é muito relativo e, para que você fique bem nessas peças, basta você observar o seu tipo de corpo, porque, dependendo do seu biotipo, a peça pode valorizar ou esconder os pontos fortes, e é justamente sobre isso que iremos falar agora.

Dicas para usar a saia lápis – Sendo baixinha

Se você tem problema de aparentar ser mais baixa do que você já é e quer saber como usar saia lápis sendo baixinha, você pode contornar essa situação usando somente saias na altura no joelho. Um modelo na altura do joelho ajuda a mostrar um pouco mais as pernas e, com um sapato nude, dá a impressão de você ser mais alta. Blusas por fora da saia também cria um aspecto de que o seu tronco é mais alongado.

Dicas para usar a saia lápis – Sendo alta

Se isso te aflige, e você quer driblar esse resultado, é só fazer o inverso da dica anterior: opte por modelos de saias abaixo dos joelhos, pois quanto menos a sua perna estiver aparecendo, criará um aspecto de que você é um pouco menor. Nessa mesma lógica, as blusas por dentro da saia diminuem o tronco, deixando a produção mais harmoniosa e aparentando que você é levemente mais baixa.

Dicas para usar a saia lápis – Com quadril largo

Caso essa seja uma questão incomoda para você, saiba que há um jeito de como usar saia lápis tendo o quadril largo, e a dica é bem simples, mas que pode fazer uma tremenda diferença. Saiba que cores mais escuras diminuem o volume, e modelos mais retos, que não são tão afunilados, não acentuam o quadril. E looks que não são monocromáticos, com o fundo escuro, ou com tons miúdos, também ajudam a criar uma óptica de menor volume.

Dicas para usar a saia lápis – Com quadril estreito

Porém, se o seu problema é o contrário, é só inverter os papeis. Estampas maiores e de cores mais claras, são uma ótima escolha, pois elas ajudam a dar um volume maior no seu quadril, diferentemente das cores mais escuras, que tendem a criar menos volume.

Terminamos o nosso post aqui, e se lhe ajudamos com as nossas dicas, e elas foram importantes para você aprender a como usar saia lápis, não deixe de mandar para as suas amigas que têm esse mesmo problema, para ajudar elas também. No mais, não deixe de curtir nossa página do Facebook para obter todas as nossas atualizações e conferir outros posts aqui do site. Despedimo-nos por aqui, até o próximo post!

Leave A Reply

Your email address will not be published.