Hidroquinona Para Retirar Manchas – Vale a Pena Usar?

0

Esse é mais um produto na lista de quem se preocupa com um aspecto saudável da pele, a hidroquinona removedora de mancha. Nos últimos tempos esse creme tem ganhado cada vez mais relevância, e o motivo não é para menos, já que levando em consideração a maioria dos usuários desse produto, é quase que unanimidade quando o assunto é eficácia, mas será que vale a pena, levando em consideração os riscos? É isso que você vai conferir hoje!

Existe uma leva gigante de produtos e substância que prometem uma pele mais viçosa, brilhosa, viva e sem manchas. E sem dúvidas, um dos mais citados é a hidroquinona, e isso se deve ao fato da sua poderosa ação na pele que penetra com maior eficácia nos poros faciais. Mas como nem tudo é flores, isso também quer dizer uma probabilidade maior de riscos.

Quando não se consegue o resultado esperado, é preciso partir para um tratamento estético mais intenso, que é o caso desse produto, mas será que você sabe o que é hidroquinona? Toda mulher que gosta de se cuidar procura fazer uso de cremes hidratantes, anti-idade, esfoliante, antirrugas etc., mas nem sempre esses produtos tem um resultado satisfatório

Mas será que vale a pena usar hidroquinona? Confira tudo sobre esse produto, os seus riscos, benefícios, modo de usar, onde comprar e se vale a pena correr os riscos que esse produto pode oferecer. Se você quer continuar vendo esse conteúdo, basta continuar no nosso post pois iremos falar tudo isso e muito mais logo abaixo!

O que é hidroquinona?

A hidroquinona é um composto orgânico aromático, e é altamente recomendado para o tratamento de manchas indesejáveis no rosto, pois o produto clareia a pele de verdade! Não é difícil encontrar mulheres que sofram com o aparecimento de algumas manchas no rosto e, para tratar essas marcas na pele, a hidroquinona pode ser uma boa opção.

Por ser um princípio ativo de várias pomadas, a hidroquinona serve para uniformizar o tom de pele, e isso ocorre devido o produto age diretamente nos melanócitos, que são células dedicadas à produção de melanina.

Hidroquinona Para Retirar Manchas
A hidroquinona também pode ser encontrada como um composto químico em vários outros produtos e medicamentos.

Ou seja, o composto orgânico tem um princípio ativo que age diretamente na despigmentação da cútis, inibindo a produção de melanina pelas células e, como consequência, bloqueia por completo a acúmulo naquela região. Esse ato é benéfico em diferentes situações, como a eliminação de melasmas, marcas de acne e até mesmo sardas.

É possível encontrar esse composto na sua forma genérica ou com outros nomes comerciais, como Clariderm, Claripel ou Solaquin e, por ser bem conhecido, é possível encontrar em farmácias e drogarias, sendo que nem sempre é necessária uma prescrição médica.

Como usar a hidroquinona?

A forma de como usar a hidroquinona deve ser analisado de maneira bem delicado, então, antes de qualquer coisa, a sua melhor opção é consultar um dermatologista para realizar uma análise do seu problema e decidir qual a melhor escolha. Contudo, existem um certo padrão para usar a hidroquinona, e é isso que iremos mostrar a seguir.

Antes de aplicar o produto, e terminantemente necessário que o seu rosto esteja devidamente limpo, sem nenhum tipo de resíduo de outros produtos. Esse passo deve ser levado muito a sério, pois dependendo do produto que a hidroquinona mantenha contato, poderá fazer com que desencadeie alguns efeitos colaterais. Portanto, nada de usar esse produto sem antes limpar sua pele, tá? Você pode lavar o seu rosto com um sabonete, contanto que ele seja neutro.

Em relação a forma de uso, existem duas possibilidades. A primeira é a aplicação, duas vezes ao dia, de uma fina camada de hidroquinona na área manchada. Uma aplicação perante a manhã e outra à noite. O produto deve ser aplicado na medida correta, cuidado com o excesso, pois o creme deve desaparecer e não deixar a sua pele branca.

Em seguida, você deve aplicar um filtro solar para se proteger dos raios solares, e esse processo deve ser respeitado, pois o contato com o sol pode potencializar as marcas que você deseja eliminar, sendo assim, o efeito será contrário ao desejado.

A segunda maneira de utilizar o produto é todos os dias 30 minutos antes de dormir. Geralmente esse é o mais recomendado pelos médicos, pois há um menor risco de contato com a luz solar, mas cabe ao seu dermatologista analisar o seu caso e decidir isso.

Na manhã seguinte, você deve remover todo o produto com o auxílio de água morna ou gelada. Nesse processo, também é imprescindível que a sua pele esteja devidamente higienizada e sem resíduos de outros produtos, até mesmo de maquiagem.

Cuidados ao usar a hidroquinona

A eficácia do produto é garantida, mas a sua composição é muito forte e, por isso, é necessário que você tome alguns cuidados na hora da aplicação. O primeiro de todos, como já dito anteriormente, e deixar a pele complemente livre de quaisquer outros produtos, pois o contato da hidroquinona com outras substâncias poderá comprometer todos os resultados.

O segunda cuidado com a hidroquinona que você deve se atentar é a região onde você aplica o produto. Esse medicamento não está restringido para ser usado unicamente no rosto ou no corpo, ele pode ser usado em qualquer área onde você queira retirar manchas, mas existem algumas áreas mais sensíveis. Por isso, na hora de espalhar o produto, você deve evitar áreas como os olhos, boca e os cantos do nariz.

Essa dica serve também para todas as demais áreas do corpo que tenham algum tipo de lesão. Então, se há a presença de algum machucado – ou algo do gênero – na região onde você deseja aplicar o produto, o recomendado é adiar a aplicação até que essa lesão seja resolvida.

Efeitos colaterais da hidroquinona

Se for usado de maneira incorreta, pode haver a presença de alguns efeitos colaterais, e os riscos da hidroquinona podem ser bem grandes. Não é à toa que, em alguns países, essa substância foi proibida de ser vendida em algumas farmácias.

Mas, ainda que isso tenha ocorrido em alguns lugares, dermatologistas afirmam que o uso correto desse medicamento evitará todos os efeitos colaterais. Dentre esses efeitos, é possível citar primeiramente a hipersensibilidade da pele em relação a luz solar, o que, de certa forma, irá contribuir para a aparição de novas manchas na pele.

Dentre seus efeitos colaterais, alguns pacientes relatam notar uma certa vermelhidão na pele, tudo isso somado à coceira e ressecamento da pele. O uso indevido da hidroquinona poderá ocasionar em dermatite de contato, hiperpigmentação, manchas escuras nas unhas e, em caso de uso prolongado, a aparição de manchas marrons escuras ou preto-azulado nos locais onde houve a aplicação.

Dicas de como evitar os efeitos colaterais da hidroquinona

Em primeiro lugar, é expressamente necessário o acompanhamento com um médico especialista, somente ele te dará todas as recomendações de uso, os cuidados e as restrições necessárias. Além do mais, é importante manter o seu médico constantemente atualizado em relação ao seu histórico químico e todas as reações ocasionadas pelo uso da hidroquinona.

Também importante estar de acordo com as recomendações médicas. Por exemplo, se seu médico indicou uma aplicação diária, siga à risca, ainda que você queira resultado com mais agilidade. É bom salientar que os resultados do produto não são imediatos, mas leva cerca de dois meses para resultados significativos.

Contraindicações

A hidroquinona não é indicada para mulheres gestantes ou em período de amamentação. O seu uso não é adequado para crianças abaixo da faixa de 12 anos. Deve-se evitar a aplicação do produto sobre a pele irritada, machucada ou queimada por conta do sol.

Pessoas hipersensíveis ou que contenham alergia a qualquer componente da fórmula também deverá suspender o uso. Para mais detalhes, leia a bula do produto.

Onde comprar a Hidroquinona

É possível encontrar o produto em farmácias e drogarias da sua cidade, mas caso você tenha dificuldade de encontrar, nós daremos uma dica para você. A faixa de preço desse produto é bem variante, haja vista que você pode encontrar diversas composições e produtos que contenham essa substância, além do fato da quantidade em gramas desse composto. Vale a pena dar uma pesquisada, mas abaixo nós indicaremos algumas farmácias online.

Na Americanas você consegue encontrar o creme Hidroquinona Para Manchas 30g por cerca de 16 reais.

Na Ultrafarma você encontra o hidropeek, um dos produtos que, em sua composição, contém a hidroquinona. O preço está na faixa dos 26 reais.

Outros meios de retirar manchas

Se depois de ler esse artigo você ficou com um certo receio de fazer uso desse produto, saiba que existem várias outras fórmulas e produtos que tem essa mesma funcionalidade. Por exemplo, você sabia que a pomada Hipoglós ajuda a clarear manchas?

Esperamos ter suprido todas as suas dúvidas se vale a pena usar hidroquinona para retirar manchas, mas se ainda tiver alguma dúvida, basta deixar um comentário que iremos te responder! Nos vemos na próxima.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.