Dicas para lavar e secar suas roupas de inverno

Como diz a música famosa, moramos num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza! E isso é maravilhoso de verdade! Além dos aspectos mais óbvios da beleza e do calor do nosso povo, isso significa que na maior parte do nosso território também não temos um inverno rigoroso como em outros países, pois apesar da neve ser bonita, ela na verdade atrapalha bastante o dia a dia das pessoas.
E quem disse que não temos dias e noites mais fresquinhos, quando podemos usar e abusar dos looks de inverno? Temos também! Descolamos botas e jaquetas de couro, blusas de tricô ou veludo e às vezes até um colete de camurça ou pelo sintético. E achamos o máximo!
Mas como essas roupas não estão na nossa rotina diária, nem sempre sabemos a melhor maneira de lavar e cuidar delas, não é mesmo? Então, se você também não tem certeza como lavar roupa de inverno, aqui estão umas dicas fáceis e rápidas:
– Antes de tudo, o mais importante é ler as instruções de lavagem na etiqueta da roupa. Algumas dessas peças não podem ser lavadas normalmente e requerem cuidados especiais de uma lavanderia especializada. Se este for o caso, não arrisque perder sua peça de roupa linda e maravilhosa por tão pouco!
– Se a sua roupa não tem etiqueta ou se você ainda ficou na dúvida, preste atenção no tipo de tecido para saber como lavar suas roupas da maneira mais adequada.

Imagem
por
odibodi

Tricôs, cardigãs, cachecóis e outras malhas de lã
Mesmo que essas roupas sujem bem menos, ainda é importante lavá-las. Principalmente lenços e cachecóis, pois eles estão sempre em contato com resíduos de transpiração, maquiagem ou perfume.
Se a lã é natural ou acrílica, não importa, todas elas requerem alguns cuidados especiais para não criarem bolinhas nem perderem o formato.
– O ideal mesmo é lavar à mão, mas se a sua máquina de lavar possuir um ciclo para roupas delicadas, este também pode ser usado.
– Use sempre água fria e sabão neutro, pois eles não agridem as fibras do tecido. Se não for possível dissolva bem o sabão em pó antes de colocar a malha na água.
– Não esfregue roupas de lã. Se for preciso tirar alguma mancha, antes de lavar, pressione o local manchado com um pano úmido ou papel absorvente.
– Roupas de lã não devem ser torcidas. Se lavar na máquina, evite centrifugar. Retire as peças da máquina com cuidado, sem puxar, e esprema entre os dedos. Se a peça for pesada e reter muita água, use uma toalha branca e limpa para ajudar a espremer e retirar o excesso de água.
– Na hora de secar, nada de pendurar! Coloque a roupa para secar estendida sobre uma toalha branca e limpa, apoiada numa mesa ou balcão. Como a peça pode demorar um pouco mais para secar, o ideal é que o local seja fresco e arejado.
Jaquetas, botas e bolsas de couro ou camurça
Quem nunca quis ter ao menos uma jaqueta de couro ou uma bota legal? Toda mulher já sonhou com uma e estas peças cobiçadas são cada vez mais comuns no guarda-roupa de todas nós. Mas elas também precisam de cuidados especiais, mesmo que sejam de couro sintético.
– Se a peça for de camurça, tenha uma escova especial para limpar camurça. Ela costuma ter dois lados, sendo um deles de fibras mais firmes e o outro mais suave. Escove a peça primeiro com o lado mais suave e depois usando o lado mais firme, mas sempre no sentido da fibra.
– Para manter o aspecto aveludado da camurça evite molhar o couro e não deixe a peça no sol, pois o couro pode deformar ou desbotar.
– No caso das jaquetas de couro, elas também não podem ser lavadas, mas podem ser limpas com um pano úmido e macio.
– Se a peça estiver muito suja, lave o pano úmido, torça bem e limpe o couro novamente. Você pode usar um pouco de água morna e sabão neutro no pano úmido, mas evite sempre o excesso de água.
– Pendure a peça para secar em local bem arejado. As jaquetas de couro podem ficar no sol, desde que não seja por muito tempo para não deformar nem desbotar a peça.
– Para hidratar o couro e recuperar o brilho, use um hidratante especial para couro ou um hidratante corporal sem corante ou perfume forte.
Seja qual for a sua peça favorita do inverno, tenha certeza de limpar e lavar o que for possível antes de guardá-las novamente para a próxima estação. Assim você evita mofo e garante que as traças não serão atraídas por possíveis odores e resíduos.
Guarde suas peças em local arejado e de preferência protegidas por um papel seda branco, para evitar manchas.


Texto escrito pela OMO

32 Comments

  1. Joana Arêde Cotovio Make Up 6 de agosto de 2014
  2. Unknown 6 de agosto de 2014
  3. Unknown 6 de agosto de 2014
  4. Unknown 6 de agosto de 2014
  5. Rafaela Miranda 6 de agosto de 2014
  6. Anônimo 6 de agosto de 2014
  7. Unknown 6 de agosto de 2014
  8. My Silva 6 de agosto de 2014
  9. Unknown 6 de agosto de 2014
  10. Suzi Gomes 6 de agosto de 2014
  11. Melissa Machado 6 de agosto de 2014
  12. Cibele Lima 6 de agosto de 2014
  13. Unknown 6 de agosto de 2014
  14. Unknown 7 de agosto de 2014
  15. Jaqueline 7 de agosto de 2014
  16. Unknown 7 de agosto de 2014
  17. Juliane Freire 7 de agosto de 2014
  18. Cuidados e Segredos 7 de agosto de 2014
  19. Unknown 7 de agosto de 2014
  20. Unknown 7 de agosto de 2014
  21. Unknown 7 de agosto de 2014
  22. Lucimar da Silva Moreira 7 de agosto de 2014
  23. Unknown 7 de agosto de 2014
  24. Unknown 7 de agosto de 2014
  25. Cris 7 de agosto de 2014
  26. Anônimo 7 de agosto de 2014
  27. Unknown 7 de agosto de 2014
  28. Unknown 7 de agosto de 2014
  29. Blog Ariane Baldassin 7 de agosto de 2014
  30. Thatá Vinhais 7 de agosto de 2014
  31. Anônimo 9 de agosto de 2014
  32. Tititi da Dri 11 de agosto de 2014

Add Comment