Suco de fruta natural: a partir de quando a criança pode tomar?

A partir de que idade a criança pode tomar suco de fruta natural?

Olá pessoal, tudo bem???


Quando o assunto é sobre alimentação infantil, nós sabemos que é complicado. Tanto 


para saber  quando e como podemos inserir novos alimentos na dieta da criança, e o 


quanto é difícil convencer as crianças a experimentarem novos sabores, não é verdade?!


Saiba também qual é o melhor suco de fruta natural para enviar para o lanche ou levar 


para um passeio.


Vamos conferir então?? 


Vem comigo ler essa matéria super interessante!


Até o bebê completar 1 ano de idade, os sucos de fruta natural devem ser evitados, segundo o manual de


orientação do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 


Não se trata de uma proibição, mas de algumas restrições: “Se forem administrados, que 


sejam no copo, de preferência, após as refeições principais e não em substituição a elas, 


em dose máxima de 100 ml por dia, com a finalidade de melhorar a absorção do ferro”.

Frutas como laranja e limão favorecem o aproveitamento do mineral. Essas precauções 


se devem ao fato de que os sucos concentram muita frutose, o açúcar natural das frutas, 


o que induz o organismo a produzir muita insulina, contribuindo para o surgimento de 


diabetes e obesidade no futuro.

Ao completar 1 ano, aí, sim, a criança pode beber de 100 ml a 150 ml de suco de fruta natural por dia, 


até os 3 anos. Aproveite as frutas da época, que são mais doces. Se for realmente 


necessário colocar açúcar, a nutricionista Priscila Maximino, do Centro de Dificuldades 


Alimentares do Hospital Infantil Sabará (SP), sugere o açúcar orgânico demerara ou o 


mascavo. Mas basta uma colher de café, vale avisar. A partir de 3 anos, o limite diário de suco de fruta natural


aumenta novamente, para cerca de 20 ml por quilo de peso, mas não deve ultrapassar 


240 ml.

Vale destacar que qualquer fruta manipulada perde alguns nutrientes. Então, para tirar 


melhor proveito na hora de prepar o suco de fruta natural, o ideal é oferecer o suco imediatamente após o


preparo. Para se ter uma ideia, frutas ricas em vitamina C, como o limão e a laranja, perdem essa 


propriedade no prazo máximo de quatro horas, conforme explica Priscila.

No entanto, se o intuito for dar o suco de frutas algumas horas depois, em um passeio ou lanche 


fora de casa, as melhores escolhas são as frutas que demoram mais tempo para oxidar, 


como a manga, a goiaba e o maracujá. A melancia, ao contrário, costuma ter suas 


características alteradas rapidamente, como o sabor e o aroma. Outra dica valiosa é 


preparar cubos de gelo com os sucos e armazená-los em uma garrafa térmica. “Assim, 


eles derretem aos poucos e têm sua conservação prolongada”, sugere Priscila.

As polpas de frutas compradas no mercado também são alternativas bem interessantes 


para preparar o suco de fruta. 


Elas costumam ser naturais e, no máximo, contém ácido ascórbico adicionado, que não 


faz mal e ajuda a manter suas características.


Fonte Aqui

15 Comments

  1. Anônimo 13 de maio de 2016
  2. Célia Lima 14 de maio de 2016
  3. Joana D'arc 14 de maio de 2016
  4. Nêssa Beleza 14 de maio de 2016
  5. Unknown 14 de maio de 2016
  6. Taths Rodrigues 15 de maio de 2016
  7. Unknown 16 de maio de 2016
  8. Rafael Mourão 16 de maio de 2016
  9. Thelma Priscilla 16 de maio de 2016
  10. Camila Sepriano 16 de maio de 2016
  11. Tyci Okabayashi 16 de maio de 2016
  12. Unknown 16 de maio de 2016
  13. Paty 16 de maio de 2016
  14. Alessandra 17 de maio de 2016
  15. Andrea Jesus 18 de maio de 2016

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