Como trocar resistência de chuveiro

0 9
Como trocar resistência de chuveiro
Como trocar resistência de chuveiro

Às vezes um dos motivos de um chuveiro elétrico parar de funcionar é justamente a resistência que consequentemente queimou, desta maneira a resistência deveria ser trocada, mas muitas pessoas não sabem como trocar.

A resistência do chuveiro é uma peça metálica pequena que se localiza no interior do chuveiro. Essa peça que se localiza no interior do chuveiro através de uma corrente elétrica faz com que a água do chuveiro esquente instantaneamente quando a água passa por ela.

Mais sobre

Como trocar resistência de chuveiro
Como trocar resistência de chuveiro

Existem muitos tipos diferentes de chuveiro, onde só um possui a peça chamada “resistência”. Há alguns, como chuveiros elétricos, de teto, com pressurizador, com cromoterapia, etc, podendo ser á gás ou hídrico. Onde só chuveiros hídricos e elétricos possuem resistência.

Às vezes os chuveiros elétricos estragam por causa de problemas da rede elétrica ou por causa da resistência, que consequentemente queimou. Você deve chamar um eletricista se o problema for na fiação da residência, pois você pode não possuir a sabedoria sobre esse assunto.

Mas se o problema for no chuveiro, que pode ser a resistência queimada, você pode trocá-lo e fazer com que volte a funcionar normalmente.

Trocar a resistência do chuveiro pode ser uma tarefa bem fácil, mas aqui ensinaremos como, mostraremos um passo a passo e dicas para fazer com que você consiga de forma segura e eficiente trocar a resistência do chuveiro.

Passo a passo de como trocar resistência de chuveiro

Uma informação é muito importante para lhe ajudar, essa é: existem vários tipos de resistência , algumas simples de trocar e outras um pouco mais complicadas, Entretanto explicaremos só sobre os tipos mais comuns, onde requer mais atenção para trocar a resistência de um chuveiro elétrico.

Você precisará de alguns materiais para realizar a troca, onde você precisará:

  • De uma resistência nova que fique de acordo com o modelo do chuveiro
  • Escova para limpar
  • Chave de fenda
  • Lixa pequena
  • Alicate pequeno

Esses itens são o básico para conseguir trocar a resistência sem complicações.

Com os itens em mãos, basta seguir o passo a passo:

Lembre de tomar cuidado com a eletricidade para evitar acidentes.

Como trocar resistência de chuveiro
Como trocar resistência de chuveiro
  1. Verifique a resistência: Para testar a resistência você precisa ligar o chuveiro, pode deixar a água cair, mas depois feche. Desligue o disjuntor, porém ligue novamente e novamente faça esse processo. Se a água não esquentar, pode ser que a resistência tenha queimado.
  2. Use equipamentos que lhe protejam e desligue o disjuntor: É muito importante que você use calçados de borracha, para ajudar no isolamento do seu corpo sobre o solo. Não esqueça de desligar o chuveiro para evitar acidentes graves, mas também de forma alguma esqueça desligar o disjuntor.
  3. Abra o chuveiro: Se for necessário utilize a chave de fenda para poder desmontar o chuveiro. Não esqueça de desconectar todo o chuveiro da fiação elétrica, para que outros problemas não venham ocorrer. Trabalhe em uma mesa trocar facilmente a resistência. Desenrosque o espalhador e retire a tampa. Evitando vazamentos que no futuro podem acontecer, tome cuidado com a borracha, pois você pode estragá-la, ela fica entre a câmara e a tampa.
  4. Faça uma limpeza na câmara do chuveiro: Se você achar necessário, você pode usar a escova e a lixa para limpar a câmara do chuveiro, dando uma atenção especial aos contatos e espalhador. Se existir algum orifício entupido você pode usar alfinete para desentupir.
  5. Veja a posição da resistência que consequentemente queimou: Você pode tirar uma foto, para que você possa lembrar da posição da resistência, que consequentemente você irá colocar a nova na mesma posição. O trecho maior entre os contatos, será aplicada na parte maior da resistência e a menor na parte correspondente ao tamanho.
  6. Retire a queimada e coloque a nova: Use o alicate para retirar a resistência antiga e colocar a nova no mesmo lugar e na mesma posição. Depois de terminar isso, remonte o chuveiro
  7. Abra o chuveiro por alguns segundos: Abra o chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos, antes de ligar o disjuntor. A verdadeira intenção é retirar o ar e encher a câmara do chuveiro com água. O objetivo é fazer com que a nova resistência queime também. Depois de fazer isso, desligue o chuveiro e ligue o disjuntor. Faça o teste do chuveiro antes de utilizar, se desta maneira a água esquentar, você poderá utilizar novamente. Se a água não esquentar ou se o disjuntor travar a energia, desligue a energia geral e repita os passos de troca da resistência do chuveiro.

Não é muito difícil completar essa tarefa, mas tenha calma para que tudo possa dar certo, e faça do jeito que está sendo explicado, pois de uma forma diferente, pode e não pode dar certo. Boa sorte com a troca.

Leave A Reply

Your email address will not be published.