Dica de saúde: Saiba mais sobre as leguminosas

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Oi gente!

Para começar bem a semana, nada melhor do que falar de saúde. E hoje trago uma dica da nossa parceira, Venutri Consultoria Nutricional, explicando um pouco sobre as leguminosas.

O que são leguminosas?

Embora muitas pessoas acreditem que leguminosas são legumes, isto não é correto. Na realidade, leguminosas são os grãos produzidos em vagens como os feijões, a lentilha, o grão-de-bico, a soja, a ervilha, o amendoim e o tremoço.


Esse grupo alimentar é fonte importante de carboidratos, que garantem energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso e, também, proteínas, que são “construtoras de tecidos” no organismo. 

Mas, as vantagens das leguminosas não acabam por aqui. As fibras, solúveis e insolúveis — as quais colaboram para um bom trabalho intestinal e contribuem para o controle de colesterol do sangue, fazendo o intestino funcionar bem —, o alto teor de ferro e as vitaminas tipo B, presentes nas leguminosas, tornam esses alimentos muito nutritivos.

Conheça um pouco mais sobre cada uma das leguminosas

 

Feijão – Existem vários tipos: feijão-de-corda, preto, roxinho, rosinha, branco, mulatinho, verde, entre outros. São importante fonte de minerais — como ferro, fósforo, magnésio e manganês —, e de proteínas, e apresentam alto teor de fibras. Não contém colesterol e ainda são considerados uma das melhores fontes vegetais de vitaminas do complexo B. Para serem mais bem absorvidos, devem ser consumidos com alimentos ricos em vitamina C — como sucos de frutas cítricas.

Lentilha – É um grão muito saboroso, pode ser servida quente ou fria, em saladas, com arroz ou em sopas. Seu maior benefício é sua elevada quantidade de fibras, que ajuda na redução da taxa de gordura no sangue, e também é rica em proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B.

Grão-de-bico – É uma excelente fonte de carboidratos e contém importante teor de proteínas. Destacam-se também seus consideráveis valores de folato, da vitamina B1 e dos minerais: ferro, fósforo e potássio. Esse grão pode ser consumido como salada, acrescentado em cozidos, sopas etc.

Soja – Um aliado na alimentação dos veganos e vegetarianos. Atualmente este é o grão mais estudado por muitos pesquisadores, pois possui inúmeras propriedades funcionais. Essa é a única leguminosa que contém os nove aminoácidos essenciais na proporção correta para o ser humano. É rica nas vitaminas A, C, E e nas do complexo B. A soja também é rica em minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio, sem falar nas fibras.




Ervilha – Pode ser consumida seca ou verde. Temos a ervilha em vagem, conhecida como ervilha torta, e a ervilha em grão. Seu valor nutritivo varia conforme o tipo, mas de um modo geral oferece minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, e, ainda, as vitaminas A, e as do complexo B e C.




 

Amendoim – Poucos sabem, mas essa semente é um dos alimentos mais completos em nutrientes. É rico em proteínas e vitaminas do complexo B, em folato e em minerais, como cálcio, fósforo, potássio e zinco. Apesar de pertencer ao grupo das leguminosas, apresenta maior teor de gordura, por isso, muito cuidado na quantidade a ser consumida.




 

Tremoço – Há diversas espécies, como tremoço-branco, tremoço-amarelo e tremoço-azul. Todos tipos são ricos em proteína e em fibra.





 Agora que você já conhece um pouco de cada leguminosa e de suas propriedades, consuma-as todos os dias, varie bastante nos tipos e nas preparações, elaborando sempre pratos saudáveis e equilibrados.

Super importante a presença das leguminosas nas refeições diárias tanto dos adultos como das crianças.

Aqui no blog você encontra diversas receitas com grão de bico, ervilhas, soja…

Sugestões de receitas:

Risoto de ervilhas com hortelã

Legumes assados com ervilhas refogadas

Salada de grão de bico

Kibe de forno vegetariano

Kibe e almôndega de soja

Tropeiro vegetariano 

Abraços,



19 Comentários
  1. Jamilly LIma Diz

    Adorei saber a diferença e conhecer mais sobre as leguminosas.

    beijos

  2. Unknown Diz

    Amei sua postagem
    E saber a diferença entre legumes e leguminosas.
    Bjs
    soumaedecinco.blogspot.com/

  3. Unknown Diz

    Gostei saber um pouco mais sobre as leguminosas, adoro um feijão e um bom amendoim kkk.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

  4. Unknown Diz

    Post ótimo, super informativo, aqui como quase todos com a RA, mas o meu preferido é o feijão kkkk
    Bjos
    Tatty Nunes – Mãe de Primeira Viagem

  5. Unknown Diz

    Ainda bem que gosto de todas as leguminosas mostradas no post, feijão é o meu favorito. Gostei das dicas nutricionais, bjks.

    blogbelissima.com.br

  6. Cuidados e Segredos Diz

    Eu pensei que era os legumes também
    Amei as dicas
    Bjkas e uma ótima semana
    Leteia Bispo – Segredos da Luma

  7. Nani Diz

    Adorei a postagem, muito bom saber…
    bju
    estou-crescendo.blogspot.com.br/

  8. Lucimar da Silva Moreira Diz

    Adorei ficar sabendo um pouco mais, amo ervilha Cibele passando pra desejar uma ótima semana beijos.
    lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

  9. Unknown Diz

    Adorei as receitas!! Fiquei curiosa quanto ao kibe de soja… Será que é bom? Vou experimentar.
    Bjoss

  10. Eliana Castro Diz

    Como pelo menos 3 tipos de leguminosas por dia! São as melhores fontes de proteína e ferro para veganos!
    Beijos

  11. Rose Diz

    Gosto da maioria, mas feijão não como só o cheiro já me deixa enjoada, tenho que procurar substituições por causa do ferro, bjs

    dicascoisasdemulher.blogspot.com

  12. Unknown Diz

    Amo feijão , amendoim e ervilha !
    Bjs!!!

  13. Marcele S. Santo Diz

    Adoreiii saber sobre as leguminosas!
    Muito bom conhecer sobre cada uma!
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

  14. Unknown Diz

    Amei a postagem, com ótimas informações. bjusssssssssss
    umdivapara3.blogspot.com.br/

  15. Luh Andrade Diz

    Ai eu adorooo! Só esse tremoço que não me lembro de já provado, mas as outras… Amo!

    Beijãooo, Ci!

    BORBOLETAGLAM.com

  16. Unknown Diz

    Adorei o post amiga .. estou mesmo precisando me aprofundar mais no assunto. dica da nutricionista .. obrigada por dividir com a gente … Beijos amiga.

    Roberta & Luma
    princesaluma.blogspot.com.br/
    motivosparaestareserfeliz.blogspot.com.br/

  17. Unknown Diz

    Amei o post com as dicas, ja tinha ouvido falar que era em vagens
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

  18. Unknown Diz

    Hmmmm Ervilha! Adoro!!!

    Diariodematernidade.blogspot.com

  19. Unknown Diz

    Amei as dicas, e as receitinhas então.
    Acho que nunca ouvi falar do tremoço :s

    Bjos*

    prioridadedemae.blogspot.com.br

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