Quarto montessoriano, você sabe o que é? Como montar?

Aprenda dicas para montar um quarto montessoriano

quarto-montessoriano-9-2111877



Quarto Montessoriano, o nome não é tão comum, mas a ideia é muito bacana e você vai adorar conhecer sobre esse tipo de decoração de quarto infantil que está alinhada à pedagogia Montessoriana, criada por volta de 1907 pela educadora e médica Maria Montessori, a primeira mulher a conquistar o diploma de medicina na Itália.
pedagogia Montessori propõe a criação de um ambiente que possibilite um aprendizado natural e independente. Ela acredita que o quarto infantil precisa ser estruturado seguindo a ótica da criança e não dos adultos, ou seja, de forma que possibilite que a criança consiga circular livremente por seu quarto e que as coisas estejam ao seu alcance para que possa explorá-lo com independência.

Conheça os seis pilares educacionais de Montessori

1. Autoeducação: é a capacidade inata da criança de aprender. Ela gosta de observar o mundo à sua volta e busca a todo momento compreendê-lo. Para isso o ideal é proporcionar um ambiente adequado e oferecer materiais interessantes para que a criança possa se desenvolver de acordo com seu ritmo e interesse.
 
2. Educação Cósmica: se trata da melhor forma de auxiliar a criança a entender o mundo. Cosmos significa ordem, levando isso em consideração, o educador que utiliza o método Montessori precisa passar o conhecimento à criança de forma organizada, sempre estimulando sua imaginação e explicando que tudo no universo tem um por quê e que ela deve estar consciente que possui um papel importante na manutenção e melhora do mundo.
 
3. Educação como ciência: é a maneira de compreender a criança e seu fenômeno educativo. Neste pilar, o professor utiliza o método científico de observações, teorias e hipóteses para entender a melhor forma de ensinar cada criança e também para checar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.
 
4. Ambiente preparado: seja em casa ou na escola, é um local preparado para que a criança desenvolva sua autonomia e liberdade. Este ambiente precisa atender as necessidades biológicas e psicológicas, ou seja, que a mobília tenha o tamanho adequado para ela e que os materiais para seu desenvolvimento estejam de fácil acesso para que ela possa pegar sempre que quiser.
 
5. Adulto preparado: é o nome do profissional, no Método Montessori, que auxilia a criança em seu desenvolvimento. O mesmo deve conhecer cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, através da observação e de ferramentas educativas comprovadas, guiar a criança no seu aprendizado da melhor maneira possível.
 
6. Criança equilibrada: é qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Utilizando um ambiente adequado e com a ajuda de um adulto preparado, a criança tem espaço para se expressar e aprender livremente.
Estes seis princípios servem para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada, e está sendo utilizado em muitas escolas ao redor do mundo, desde o berçário até o ensino médio.

Como montar um quarto montessoriano

Antes de começar a montar o quarto montessoriano é importante entender que este tipo de ambiente não é meramente decorativo. Neste quarto o fator principal é a liberdade que a criança terá, promovendo assim a autonomia dela.
 
1. Tchau berço! 
No quarto montessoriano um colchão ou cama baixinha entram para substituir o berço ou cama tradicionais. 
Quando o bebê for muito pequeno coloque almofadas em torno do colchão, caso ele role durante a noite. 
Tapetes fofinhos também são uma ótima opção.
 
2. Acessibilidade
Brinquedos, livros, cama, quadros…
Tudo precisa estar à mão das crianças e no seu campo visual, para que assim elas tenham acesso livre a tudo que precisam e não dependam dos outros para fazer o que precisam
 
3. Menos é mais
Esse tipo de quarto é minimalista, ou seja, coloque nele apenas o essencial. 
Isso facilitará o dia a dia da criança, ela saberá onde estão as coisas e poderá pegar o que quer de forma segura. 
Se a criança possui muitos brinquedos, o ideal é fazer uma espécie de rodizio e assim a criança aproveitará tudo o que tem ao máximo.
 
4. Mini
“Eu sou do tamanho do que vejo”, já dizia Alberto Caeiro. Escolha móveis pequenos e proporcionais ao tamanho da criança como armários e baús, isso ajudará a deixar tudo ao alcance dos pequenos. Caso ele não alcance o armário, deixe algumas opções de roupas num cesto para que possa escolher o que deseja vestir.
 
5. Espelho, espelho meu… 
A ideia do espelho no quarto montessoriano não é definir algum padrão de beleza e muito menos ser obcecado como a bruxa má. A ideia aqui é que a criança possa se conhecer melhor. Lembre-se de fixá-lo bem à parede. Quando o bebê ainda não sabe andar o espelho deve ficar na horizontal e depois pode ser colocado na vertical.
 
6. Cada coisa no seu lugar
Quando a criança começar a entender a organização das coisas é sinal de que chegou a hora dos pais mostrarem que ela precisa guardar suas coisinhas e mostrar que assim ela achará tudo o que precisa com mais facilidade.
 
7. Ler e ler para poder crescer
Já viu como substituir a música “comer, comer para poder crescer” fica muito bem com “ler, ler…”. Claro que se alimentar é importante, mas um bom livro faz a gente evoluir e crescer bastante como pessoa, não é? Por isso é importante estimular a leitura desde cedo, para isso separe um cantinho no quarto com livros, mesinha e cadeirinha.
 
8. Segurança 
É importante que a criança tenha tudo ao alcance das mãos, porém nem tudo. 
Portanto, degraus, escadas, tomadas e objetos muito pequenos que podem ser engolidos entram para a lista de coisas que ela não precisa ter por perto, ok?


23 Comments

  1. Lucimar da Silva Moreira 17 de fevereiro de 2015
  2. Rúbia Kenes 17 de fevereiro de 2015
  3. Ingrid Faria 17 de fevereiro de 2015
  4. Ale Freitas 18 de fevereiro de 2015
  5. Unknown 18 de fevereiro de 2015
  6. Unknown 18 de fevereiro de 2015
  7. Unknown 18 de fevereiro de 2015
  8. Thelma Priscilla 18 de fevereiro de 2015
  9. Alê Leca 18 de fevereiro de 2015
  10. Jaqueline 18 de fevereiro de 2015
  11. Unknown 19 de fevereiro de 2015
  12. Jeane Carneiro 19 de fevereiro de 2015
  13. Prosa Amiga 19 de fevereiro de 2015
  14. Stalker Literária 19 de fevereiro de 2015
  15. Unknown 19 de fevereiro de 2015
  16. Blog Ariane Baldassin 19 de fevereiro de 2015
  17. falando de tudo um pouco 19 de fevereiro de 2015
  18. Bruna de Paula 19 de fevereiro de 2015
  19. Unknown 19 de fevereiro de 2015
  20. Anônimo 20 de fevereiro de 2015
  21. Unknown 20 de fevereiro de 2015
  22. Anônimo 20 de fevereiro de 2015
  23. Iasmin Marques 22 de fevereiro de 2015

Add Comment