Cinco dicas para decorar cozinhas pequenas

Quem tem uma cozinha pequena provavelmente já passou apuro na hora em que mais de duas pessoas resolveram circular por ela. Não é fácil ter de se contorcer para poder preparar o almoço ou encolher a barriga na pia para alguém poder ir até geladeira. E se tiver muitos móveis, a coisa fica pior ainda. Conseguir decorar um ambiente assim requer um pouco mais de cuidado, principalmente por causa das proporções e do que será necessário ali, afinal, cozinha tem de ter geladeira, fogão, armário. É muito difícil descartar móveis ou eletrodomésticos, o que já pode ser mais fácil em outros cômodos. Para te ajudar nessa missão decorativa na cozinha, separamos 5 dicas para decorar cozinhas pequenas! Confira!

1. Tudo claro e tudo limpo

A primeira coisa a se fazer é adquirir móveis e eletrodomésticos claros, brancos de preferência. Isso porque tons claros ajudam a refletir e dispersar melhor a iluminação, o que dá a impressão de que a cozinha é maior do que é. E lembre-se de manter tudo bem limpo, pois manchas ou sujeiras acabam se destacando mais nessas tonalidades, além de prejudicarem esse efeito “ampliador”.

As paredes, azulejos e teto também precisam ser brancos ou em tons claros, para reforçar o efeito, você pode também até utilizar um papel de parede de cozinha, existem diversos no mercado.

2. Pisos sem juntas

Usar pisos sem juntas também ajuda na sensação de ampliação do espaço, principalmente se forem bem claros e brilhosos. Entre as opções de pisos do mercado que são assim, o piso de Époxi é um dos que possuem a melhor aparência e boa durabilidade, não necessitando de cera e outros produtos para que tenha brilho.

3. Itens brilhantes

A terceira dica é apelar para o uso objetos brilhantes e com bom grau reflexivo, sejam eletrodomésticos, talheres, pratos e outros utensílios. Os metálicos são os melhores, pois brilham mais e refletem melhor. Essas propriedades ajudam a dispersar melhor a luz no ambiente, colaborando com o efeito “ampliador” obtido pelos tons claros.

4. Móveis planejados

A três dicas anteriores podem ajudar a causar a impressão de que a cozinha ficou maior, porém não ajudam exatamente no aproveitamento do espaço. Mas isso pode ser resolvido com essa quarta dica: invista em móveis planejados. Esse tipo de móvel é sensacional, pois pode ser encomendado tendo como molde a sua cozinha. Ele é o máximo da personalização de móveis, pois além de ser feito para o seu espaço, você ainda escolhe como ele vai ser, quais cores terá, o material, a textura etc. Dá até para arriscar e pedir umas formas mais diferenciadas, sejam elas arredondadas, pontiagudas etc.

Só é importante verificar bem as medidas de altura, comprimento e largura onde o móvel será colocado, incluindo os pontos onde existem canos, saídas de gás, tomadas e interruptores.

5. Móveis multifuncionais

Se os móveis planejados te ajudam a resolver o problema de ter móveis desproporcionais na cozinha, os multifuncionais auxiliam na eliminação da quantidade excessiva deles. Por exemplo, temos mesas com gavetas que podem servir tanto para refeições, como para guardar objetos, dispensando o uso de prateleiras. Também há móveis multifuncionais (armários) que permitem embutir máquina de lavar pratos ou que possuem nichos específicos para liquidificador, micro-ondas, forno elétrico etc. Dessa forma, você pode usar os eletrodomésticos no mesmo ponto onde guarda eles, de modo a liberar o espaço onde você o colocaria para outros objetos.


Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário!  

10 Comments

  1. Iara Netto 19 de março de 2017
  2. Anônimo 20 de março de 2017
  3. Luiza Braz 20 de março de 2017
  4. Sara Menezes 20 de março de 2017
  5. Joana D'arc 20 de março de 2017
  6. sheyla xavier 20 de março de 2017
  7. Você Chic Bonita 21 de março de 2017
  8. Alécia Magalhães 21 de março de 2017
  9. Unknown 26 de julho de 2017
  10. Luh Dantas 9 de setembro de 2017

Add Comment