Brinquedos ecológicos e educação ambiental

Oi gente!

Hoje o assunto é meio ambiente e importância da formação da consciência ecológica nas crianças.

As crianças podem, desde cedo, aprender a importância de proteger o meio ambiente e isso é feito através da educação ambiental, o que também pode ser um jeito bem divertido de aprender.

Para que uma criança adote uma postura socialmente correta e viva bem em sociedade, é preciso incentivar atitudes sustentáveis na rotina dela, de tal modo que faça parte de seu dia a dia e passe a ser algo natural.  

É essencial que as crianças mais cedo aprendam a importância de preservar o meio ambiente. Então, nada melhor do que prepará-las para se tornarem futuros consumidores conscientes e adultos responsáveis. E para isso, nada como brinquedos ecológicos e educativos, de modo que enquanto se divertem, aprendam sobre este aspecto cada vez mais importante da vida: a consciência ambiental.


Os brinquedos ecológicos cada vez mais estão ganhando força no cenário de entretenimento. Os pais estão mais preocupados em estimular seus filhos a desde cedo compreender toda essa desordem climática que estamos vivenciado dia a dia. 

Eles são feitos de materiais menos agressivos ou reciclados. Transmitem valores como respeito ao próximo e ao meio ambiente. Ensinam a reciclar através de jogos, outros geram energia limpa, como a energia eólica, baterias solares entre outros.

Um brinquedo ecológico muito educativo é o quebra-cabeça que forma o corpo de um animal (pode ser um peixe-boi, uma tartaruga, entre outros) que são feitos a partir de reaproveitamento de resíduo de madeira certificada. As madeiras utilizadas são Macacaúba, Breu Vermelho, Itaúba, Louro Amarelo, Louro Preto, Muiracatiara, Rouxinho, Sucupira e Saboarana. Depois de completar o corpo todo do animal, ele ainda poderá servir para enfeitar a estante do quarto do seu filho.

Tem também o quebra-cabeça em forma de blocos e com tema de bichos, feito com madeira reflorestada.

 
O personagem principal do “Almanaque Ecológico do Lucas” do cartunista Léo Valença (já divulgado no blog anteriormente – reveja o post aqui) ganhou uma versão em boneco produzido por feltro artesanalmente. 

Além do boneco, a linha Lucas é composta também de fantoches, dedoches, chaveiros e ponteiras para lápis. O duende Lucas sai das páginas do livro para participar das brincadeiras e teatrinhos para crianças que estão aprendendo educação ambiental nas escolas. Torna-se assim uma importante ferramenta lúdica assim como o almanaque na conscientização ambiental para o público infantil.

Uma opção bem legal e divertida para presentar as crianças!

É também uma excelente opção para os educadores infantis, utilizarem nas escolas, para iniciar a educação ambiental junto aos pequenos.

Estes brinquedos são destaques da Loja Rio Eco Consciente e você pode comprar no site:

Gostaram? E vocês, papais e mamães, já começaram a criar essa consciência ecológica e ambiental em seus filhos?

Abraços,

22 Comments

  1. Marcele S. Santo 1 de outubro de 2013
  2. Jamilly LIma 1 de outubro de 2013
  3. Unknown 1 de outubro de 2013
  4. Unknown 1 de outubro de 2013
  5. Cuidados e Segredos 1 de outubro de 2013
  6. Unknown 1 de outubro de 2013
  7. Nani 1 de outubro de 2013
  8. Ritinha 1 de outubro de 2013
  9. Taciane 1 de outubro de 2013
  10. Unknown 1 de outubro de 2013
  11. Thayna Ranage 1 de outubro de 2013
  12. Anônimo 1 de outubro de 2013
  13. Anônimo 1 de outubro de 2013
  14. Unknown 2 de outubro de 2013
  15. Unknown 2 de outubro de 2013
  16. Unknown 2 de outubro de 2013
  17. Maternar para sempre 2 de outubro de 2013
  18. Rose 3 de outubro de 2013
  19. Unknown 3 de outubro de 2013
  20. Anônimo 3 de outubro de 2013
  21. arlete 4 de outubro de 2013
  22. Unknown 4 de outubro de 2013

Add Comment