Como iniciar as crianças na escrita?

0 8

É extremamente comum que os pais se preocupem em como iniciar as crianças no processo da escrita, afinal de contas a escrita é uma ferramenta que será muito importante para todo futuro do seu filho, e estimulá-la desde cedo pode lhe poupar bastantes coisas. Portanto, se você quer aprender algumas dicas para facilitar o processo introdutório à escrita, basta continuar lendo esse post até o final.

Como iniciar as crianças na escrita
Está com alguma dúvida de como iniciar o sue filho no processo da escrita? Então confira esse post para obter algumas dicas!

A escrita sempre foi uma ferramenta importante, mas há quem diga que, nos dias de hoje, ela é ainda mais fundamental do que nunca foi antes. Por esses motivos que muitos procuram saber sobre dica de como iniciar as crianças na escrita, pois é algo que só irá acrescentar na vida dos seus filhos e, apesar de aparentar ser um processo um pouco demorado, é muitissimamente necessário.

Há algumas atividades que podem contribuir para a iniciação das crianças na escrita, atividades essas que podem ser bem lúdicas e divertidas, o que é capaz de tornar o aprendizado ainda mais fácil, gostoso e rápido para a criança. É válido ressaltar que tudo deve ser tratado com muita naturalidade e com o mínimo de pressão possível, pois as crianças estão numa fase onde não sabem administrar muito bem algumas sensações.

Os pais aguardam ansiosamente pelo momento em que os filhos vão completar o processo de alfabetização. Mas, ao contrário do que parece, a idade não é um fator determinante para o aprendizado da escrita na infância, pois isso acontece através do desenvolvimento do pensamento e da linguagem. Deseja saber como iniciar as crianças na escrita? Confira dicas simples, aqui neste artigo.

Alfabetização infantil – Iniciando as crianças na escrita

Hoje em dia, o processo de alfabetização das crianças é realizado entre os 3 e 5 anos de idade, fase essa em que a criança está iniciando o seu primeiro contato com a escrita. No entanto, não significa que a criança estará letrada após esse período, mas será capaz de fazer traços e pinturas, habilidades que ajudam no processo de desenvolvimento.

Como iniciar as crianças na escrita
Enquanto a criança ainda está na pré-escola, isso não quer dizer que ela irá sair de lá letrada, mas há alguns exercícios que você pode realizar para estimular a alfabetização.

Nessa fase a criança terá se familiarizado com utensílios como o lápis, giz de ceras ou canetas, além de adquirir e melhorar sua habilidade com as mãos. São apresentadas, até mesmo, as letras do alfabeto, o nome da criança e numerais de 1 até 10, por exemplo.

A maneira pela qual alguém começa a iniciar as crianças na escrita é através da habilidade grafomotora, ou seja, a habilidade de utilizar as mãos para segurar o lápis e saber como usá-lo, o que envolve aprimorar a coordenação olho-mão e capturar os traços durante esse processo.

Como iniciar as crianças na escrita? Confira algumas dicas:

É verdade que a grande maioria dos pais colocam os filhos na escola com o intuito de que eles aprendam a ler, escrever e que desenvolvam alguns traços de personalidade e habilidades. É verdade, também, que essa responsabilidade é destinada aos professores, entretanto, esse poder e responsabilidade não está restrito unicamente a eles.

O que queremos dizer com isso é que os próprios pais podem aplicar algumas dicas de como iniciar as crianças na escrita, já que, ao fazer isso, você estará contribuindo para um desenvolvimento mais ágil do seu próprio filho, o que certamente irá agradar você e será um grande benefício para a própria criança. Confira abaixo algumas das dicas que reunimos para você aplicar.

  • Prepare um ambiente descontraído e tranquilo. Você até pode colocar uma trilha sonora que o estimule durante as atividades, como exemplo, canções que envolvam numerais. Com isso, a criança poderá começar a fazer movimentos curtos e suaves por um tempo maior;
  • Antes de iniciar as atividades com lápis e papel é importante incentivar a criança desenhar com os dedos no ar, como exemplo, na areia, com tinta guache, entre outros;
  • Ensine a forma correta de pegar o lápis, segurá-lo usando os dedos e a deslizar o mesmo em folhas de papel;
Como iniciar as crianças na escrita
Indo na contramão do que muitos pensam, você pode aplicar algumas atividades fora da escola para estimular a escrita da criança.
  • Para estimular uma melhor habilidade com a destreza manual, ajude-a a realizar traços verticais, horizontais, circulares, entre outros. Faça modelos de desenhos pontilhados, no qual a criança precisará apenas seguir os pontos com o lápis para formar o desenho;
  • Não pressionar é essencial, uma vez que o processo de alfabetização abrange alguns anos para ser concluído;
  • Para iniciar as crianças na escrita, não é adequado já oferecer-lhes atividades de escrita complexa, uma vez que atividades como desenhar, pintar, colorir ou juntar os pontos, ajudarão no desenvolvimento de suas habilidades como a criatividade e imaginação, essenciais para assimilar o processo de escrita.

Aos 6 anos, o calendário escolar realiza a aprendizagem da escrita e da leitura de maneira formal e os pais podem ajudar esse desenvolvimento através da prática de algumas atividades de português. Tudo o que as crianças aprenderam antes, irá ajudá-las nesta fase em que deverá começar a escrever. Eles também poderão ler, inicialmente as sílabas, para ganhar agilidade e velocidade.

O processo de iniciar as crianças na escrita é feito de acordo com diversas etapas, como podemos observar. Cada um tem o seu tempo de aprendizagem, portanto, não adianta forçar a criança ao máximo ou pressioná-la. Para ter sucesso nesse processo é necessário aplicar as dicas mencionadas anteriormente, realizar jogos e atividades interativas que estimulem tal capacidade

O nosso post termina por aqui, mas se você gostou das nossas dicas, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais ou de enviar para alguma mãe que você conhece e que está preocupada de como iniciar a criança no processo de escrita. No mais, não deixe de acompanhar outros posts daqui do site, pois temos certeza que você irá gostar de algum deles. Nos vemos na próxima, até mais!

Leave A Reply

Your email address will not be published.