Cosméticos naturais e veganos qual a diferença?
Certamente você conhece o termo vegetarianismo, que se refere ao regime alimentar que exclui o consumo de todos os tipos de carne e seus derivados; mas e quanto ao veganismo, já ouviu falar?
Sim, porque muito além do leite e do mel, a indústria cosmética utiliza vários ingredientes de origem animal na composição de cremes, xampus e sabonetes: proteínas (colágeno, colágeno hidrolisado, gelatinas e alguns aminoácidos isolados); lanolinas puras, acetiladas e/ou etoxiladas; e ésteres derivados do sebo animal são alguns dos exemplos mais comumente utilizados nessa indústria, como explica Luiz Gustavo Martins Matheus, farmacêutico e diretor da Associação Brasileira de Cosmetologia.
Com o crescimento da comunidade vegana pelo mundo, muitas empresas passaram a incluir em suas prateleiras opções vegan-friendly, que não usam nadinha de origem animal. “No arsenal de ingredientes de produtos cosméticos sempre é possível substituir ingredientes animais por vegetais ou sintéticos em termos sensoriais (espalhabilidade, emoliência, lubrificidade, oleosidade, etc)”, esclarece Luiz Gustavo, dando como exemplo a cera de abelha e o espermacete de baleia, utilizados para dar uma textura consistente, mas que podem ser substituídos pela cera de carnaúba e manteigas de ucuúba, murumuru, tucumã, cacau e cupuaçú, entre outras.
O problema, ele continua, é que “nem sempre conseguimos o mesmo preço. Os ingredientes vegetais e/ou sintéticos podem custar mais caro, principalmente se forem orgânicos, podendo chegar ao dobro do custo. Desta forma o produto cosmético fica com o preço mais salgado”.
No exterior, para identificar os produtos veganos, há vários selos emitidos por organizações protetoras dos animais e do meio ambiente, como o “Cruelty Free”, da PETA, e o “Certified Vegan”, da Vegan Action, mas por aqui não há nenhum órgão nacional que preste esse tipo de serviço. Para quem tiver interesse em consumir apenas cosméticos veganos, a dica é entrar em contato diretamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor das marcas e se informar sobre a composição dos produtos.
Sabonete de Arnica Schraiber: desenvolvido com flores de arnica.
Tem ação tonificante e estimulante na pele, garantindo limpeza e equilíbrio da pele.
Sua formulação contém óleo de amêndoas que contribui para a hidratação do tecido cutâneo. Não foi testado em animais. Preço médio: R$ 7,00.
Óleo para Massagem Arnica e Calêndula Schraiber: é uma excelente opção para o cuidado da pele, especialmente nas que são mais secas e sensíveis ou que sofreram algum tipo de agressão (fissuras, pequenos cortes ou queimaduras, danos pelo uso de produtos químicos agressivos etc).
Gel de Arnica e Calêndula Schraiber: contém extrato vegetal de Arnica, que têm ação refrescante e também contribui para o alívio das dores causadas por hematomas e contusões, associado ao extrato vegetal de Calêndula, que apresenta efeito calmante. Age nos mecanismos de proteção da pele, deixando-a renovada.
Creme Corporal e Facial de Arnica Schraiber: ajuda a hidratar e melhorar os mecanismos naturais de proteção da pele, para que ela desempenhe bem a sua função de barreira protetora.