O Que é Olheiras? Quais as Causas? Como Evitar e Tratar?

0 1

Você já pode ter reparado que, mesmo com o número de horas recomendados para o sono, ainda assim você acorda com olheiras. Isso se deve de que a causa das olheiras não é exclusivamente noites de sonos mal dormidas, vai muito mais além do que as pessoas imaginam. E no post de hoje iremos explicar quais são as causas da olheiras e como fazer pra evitá-las.

O que são olheiras, como tratar e evitar
Descubra o que são olheiras e como tratar ou prevenir cada um dos tipos existentes.

Noites mal dormidas não são, necessariamente, causadoras das olheiras, e hoje você vai entender qual a causa das olheiras. Há vários outros fatores que influenciam na hora da formação dessas bolsas circulares escuras abaixo dos olhos. E ainda mais, o que muitas pessoas não sabem é que nem todas as olheiras são iguais. Isso mesmo, há tipos de olheiras e, para cada tipo, uma precaução e forma de tratar.

É fundamental compreender o que é olheira, pois somente assim você entenderá como tratar essa aparência indesejada por muitas mulheres. É comum perceber que muitas das vezes em que você está usando determinado tipo de cosmético para tratar as olheiras, ele se mostra não funcional, e isso ocorre porque pode ser que ele tenha sido produzido para tratar outro tipo específico de olheira.

A importância de entender os tipos de olheiras é fundamental para que se possa combater esse mal. Nesse post, temos a intenção de explicar os tipos de olheiras, sanar as dúvidas que norteiam sobre esse assunto e alertar algumas pessoas que não estão tão “por dentro” desse assunto. Sem mais delongas, vamos para o assunto!

O que causa as olheiras?

Como já dito anteriormente, são vários fatores que influenciam na presença das olheiras e, como já explicado, os tipos de olheiras são mais de uma, e isso significa dizer que determinadas ações podem contribuir para a aparição de uma determinada olheira, e é o que pretendemos esclarecer para você no nosso post de hoje.

O que são olheiras, como tratar e evitar
As causas das olheiras são bem diversificadas e, visto que existem mais de uma, é importante você se atentar a todas elas.

Uma das causas das olheiras que fazem com que essas bolas escuras apareçam é, sim, a tão aclamada “noite mal dormida”. Mas não é somente isso não. Mau sono, cansaço e choro em excesso são outros fatores que podem formar essa tão indesejável aparência. Além do mais, a olheira pode ser um fator genético ou hormonal.

Alergias, tabagismo, problemas de circulação e estresse também são alguns outros causadores dessa aparência. Em pessoas mais velhas isso pode ser algo ainda mais recorrente. Devido à pele mais flácida, sensível e fina, a tendência é de que os vasos sanguíneos localizados nas extremidades dos olhos fiquem em maior evidência.

O que são olheiras, como tratar e evitar
Algumas das principais ações que facilitam o desenvolvimento das olheiras é a constante exposição ao sol sem a utilizacão do filtro solar.

Esfregar os olhos de maneira excessiva é algo a ser evitado, porque esse simples ato pode estimular a criação dessas olheiras, já que irrita a pele e afeta a circulação da área. Bem como retirar a maquiagem de maneira incorreta pode surgir esse mesmo efeito, tendo em vista que, quando arquitetada de forma errada, pode levar á desidratação, já que obstrui os poros e impede a circulação do oxigênio.

O que exatamente são essas olheiras?

As olheiras são protuberâncias escuras localizadas na área inferior dos olhos, onde se formam marcas profundas e arroxeadas. Essa aparência mais arroxeada se dá porque o tecido é muito fino e transparente, fazendo com que os vasos sanguíneos fiquem mais visíveis.

Como os vasos sanguíneos estão dilatados, isso permite que ocorra um certo inchaço no local dos olhos, porque há uma saída de glóbulos vermelhos do interior deles para a derme. Nesses glóbulos ocorre uma transformação química, onde esses depósitos de glóbulos transformam-se em pigmentos amarronzados que tornam a região mais escura.

O que são olheiras, como tratar e evitar
Para saber como tratar as olheiras, é fundamental entender o que realmente elas são.

Ou seja, de forma mais simplificada, para você entender o que é olheira, basicamente se trata da aparição visível dos vasos sanguíneos. É de saber geral que a região dos olhos, por exemplo, é uma região muito sensível, e que qualquer tipo de descuidado pode ocasionar em certos desconfortos. Por isso é importante você saber cuidar das zonas mais sensíveis do corpo da maneira correta, pois esse é o primeiro passo para evitar olheiras.

Uma outra possível explicação para esse aparecimento é uma alta concentração de melanina na região ao redor dos olhos. A melanina, quando muito concentrada em uma região específica da pele, causa um efeito amarronzado na pele e, a depender do tipo de olheira, é possível que essa seja a razão da aparição. Para esses casos, existem produtos que ajudam no tratamento da olheira, já que distribuem melhor essa melanina.

Quais os tipos de olheiras?

Diferente do que muita gente pensa, não existe somente um tipo e sim diferentes tipos de olheiras no mundo. Segundo dermatologistas, há diferentes tipos existentes, com aparências diferentes e com diferentes formas de tratamento. O problema pode ser dividido em alguns tipos; bolsas, pigmentadas, sulcos profundos, flacidez e rugas.

O que são olheiras, como tratar, evitar e quais os tipos existentes.
Existem algumas diferentes formas de olheiras, e para saber como tratar é importante entender qual o tipo.

É importante conhecer o seu tipo de olheira, pois somente dessa forma você compreenderá como tratar por completo cada uma delas. De nada adianta usar um produto que esconde momentaneamente as olheiras se elas não estão sendo tratadas. Então confira mais detalhadamente o que alguns dermatologistas têm a dizer sobre as particularidades de cada olheira:

Pigmentação extra:

“Pacientes de pele escura ou ainda aqueles que possuam alergia respiratória severa costumam apresentar escurecimento da pele da pálpebra. Noites mal dormidas podem piorar este efeito.”

O que são olheiras, como tratar, evitar e quais os tipos existentes.
Para esse tipo de olheira, é importante manter uma constante de noites bem dormidas.

Ou seja, pessoas com olheira pigmentação extra estão mais propenso a desenvolver uma piora do quadro com noites mal dormidas. Isso quer dizer que isso é uma particularidade desse tipo de olheira, e não uma regra universal para todos os tipos. Por isso, quem possui pigmentação extra nos olhos deve se atentar a ter noites mais saudáveis.

Claro que outros tipos de olheiras também pode haver uma piora do caso com noites mal dormidas, mas isso é uma característica marcante da pigmentação extra. Devido ao fato de ser uma região amarronzada, para tratar esse tipo de olheira, é possível usar produtos que evitem o acúmulo de melanina, e um dos produtos que fazem isso é a hidroquinona.

Sulcos profundos:

“O aspecto de olheiras fundas, em geral, é genético. O emagrecimento excessivo e insônia podem carregar ainda mais o visual.”

O que são olheiras, como tratar, evitar e quais os tipos existentes.
Esse é um tipo de olheira que também tem interferência genética, por isso é importante manter um cuidado desde cedo para evitá-la.

Para mulheres que possuem a olheira sulcos profundos o ideal para o tratamento é cuidar bastante da alimentação, e isso serve não somente para evitar a piora dos efeitos, mas também como forma reduzir. O que muitos não sabem, também, é que a aparição das olheiras também está ligado com a alimentação e, às vezes, uma alimentação bem regrada pode fazer com que esse problema desapareça.

Então, se você quer saber como evitar olheiras, a dica primordial é cuidar da sua alimentação. Essa dica vale especialmente para esse tipo de olheira, mas qualquer outro tipo também irá se beneficiar da sua boa alimentação.

Flacidez e rugas:

“Geralmente esse tipo de olheira está ligado à idade do paciente, pois costuma aparecer em pessoas de mais idade. Fora esse nicho de pessoas, também afeta aqueles que não têm os cuidados necessários para com a pele do rosto, visto que é mais sensível e delicada.”

O que são olheiras, como tratar, evitar e quais os tipos existentes.
Há muitas que não sabem, mas rugas e flacidez também é um tipo de olheira e está ligado a questões genéticas.

Flacidez e rugas também são consideradas uma forma de olheira, ainda que seja causada, em sua maioria dos casos, pela idade. Mas ainda que esteja ligado com o fator da idade, isso não é uma regra. Pessoas mais novas também estão propensas a desenvolver esse tipo de olheira, ainda que seja um pouco mais difícil.

Rugas e flacidez também tem uma ligação genética, e isso quer dizer que algumas pessoas tem mais facilidade para desenvolver do que outras. Então para evitar essas olheiras o essencial é cuidar da pele do rosto, visto que ela é extremamente sensível em comparação com o restante do corpo.

Bolsas:

“As bolsas ao redor dos olhos são consequência do acúmulo de líquido – edema – ou gordura na região Essa concentração de substâncias confere aspecto de bolsa, muitas vezes o efeito visual é uma sombra abaixo dos olhos juntamente com uma “bolsa”.

O que são olheiras, como tratar, evitar e quais os tipos existentes.
Esse tipo de olheira, por assim dizer, é a mais “grave”, e o mais recomendado é procurar ajuda profissional.

Quem tem esse tipo de olheira, o mais recomendado é procurar ajuda profissional, pois é um estágio mais delicado das olheiras. Mas se você ainda pretende minimizar os aspectos, você pode usar produtos dedicados para esse tipo de olheira.

E para quem deseja evitar a olheira tipo bolsas, o ideal é sempre apostar em constantes cuidados com a pele facial, em especial as zonas mais frágeis. Esse é o método mais seguro de como prevenir olheiras. Existem diversas receitas caseiras para fazer que realmente auxiliam no aspecto saudável da pele.

Como evitar e tratar olheiras?

Como descrito anteriormente, há diferentes tipos de olheiras e para cada tipo há um cuidado específico a ser realizado. Por isso, a primeira dica de como tratar olheiras é conhecer qual o seu tipo de olheira e, com base nisso, trabalhar encima desse problema para que as causas não sejam intensificadas. Mas há alguns outros cuidados básicos que podem ser aplicados para todos os tipos de olheiras.

O que são olheiras, como tratar, evitar e quais os tipos existentes.
Se você quer evitar ou tratar olheiras, recomendados que você siga alguns cuidados básicos.

Você pode utilizar, por exemplo, cremes antirrugas adequado, atrelados a produtos hidratantes que previnem o aspecto opaco e enrugado. Além disso, você pode realizar, periodicalmente, algumas receitas que fornecem uma pele mais rígida. E, claro não pode se esquecer de utilizar o protetor solar, pois ele evita o ressecamento da pele e, consequentemente, evita tornar mais visível os vasos sanguíneos dessa região.

O que são olheiras, como tratar, evitar.
Maquiagem pode ser uma boa solução, mas ela é somente momentânea. Se você quer mesmo uma solução permanente, ponha em prática essas dicas.

Esperamos ter sanado suas dúvidas de como evitar e tratar olheiras! Se gostou desse post, não se esqueça de compartilhar com os seus amigos. No mais, nos vemos na próxima dica, até mais!

Leave A Reply

Your email address will not be published.