Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, em 2006 o índice de brasileiros acima do peso era de 43%, em 2014 esse valor subiu para 52,5%. A principal causa desse excesso de peso é o descuido com a alimentação, favorecendo o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade, que correspondem a 72% dos óbitos no país.
Para uma alimentação ser equilibrada e saudável, ela precisa ser: segura sanitariamente, ou seja, livre de contaminações e produzida em condições adequadas de higiene; colorida, saborosa e variada; ser acessível (não ser cara); e proporcionar harmonia em quantidade e qualidade.
Dicas para manter uma alimentação equilibrada e saudável
– Não pule nenhuma refeição, faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e janta) e dois lanches por dia.
Ao fazer todas as refeições, você evita que seu estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de desenvolver gastrite e também de exagerar nas próximas refeições, comendo mais do que o necessário.
Coma devagar, mastigando bem os alimentos, para que dê tempo do seu corpo produzir as substâncias importantes que ajudarão na digestão e também hormônios que sinalizam a saciedade, evitando que você coma em excesso.
– Dê preferência a alimentos in natura.
Alimentos considerados in natura são os vegetais, como legumes, verduras e frutas. Ao comprar esses alimentos, dê preferência aos produtos de época, pois são mais baratos, com melhor qualidade e ainda possuem menos agrotóxicos.
– Alimentos industrializados
Normalmente são pobres em nutrientes e fibras, ricos em gorduras saturadas, sal e açúcar, ingredientes que podem favorecer o desenvolvimento da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Por serem pobres em fibras, não conseguem manter a saciedade por muito tempo, fazendo com que o consumo alimentar seja elevado.
– Nada em excesso faz bem, principalmente o sal.
Um dos principais temperos utilizados na cozinha é o sal. Ele pode ser usado tanto na conservação de alimentos quanto para realçar o sabor das preparações. Seu uso excessivo pode trazer grandes prejuízos à saúde, como pressão alta, problemas renais e doenças cardíacas. Por isso, evite o consumo de alimentos industrializados, que possuem grande quantidade de sódio (sal concentrado) e evite adicionar muito sal nas preparações. Leia o rótulo dos alimentos e prefira aqueles com menor quantidade de sódio. Para cozinhar, utilize temperos como cheiro verde, alho, cebola e ervas frescas e secas ou suco de frutas, como limão, para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos.
– Beba bastante água no decorrer do dia.
A água é muito importante para a manutenção do nosso organismo. Ela auxilia no bom funcionamento do intestino, atua no transporte de nutrientes para dentro das células, regula a temperatura do organismo e mantém a hidratação do corpo. É essencial beber pelo menos 2 litros de água por dia (de seis a oito copos), tomando entre as refeições, de preferência 30 minutos antes.
Para encontrar alimentos e bebidas saudáveis, clique aqui.
Já acompanha o Beleza It nas redes sociais? Então vem!
Instagram – Facebook
Beijos e até à próxima!