Infelizmente, muitas pessoas ainda não sabem como fazer marketing de serviço de beleza em cidade pequena e, quando há essa falta de habilidade, a probabilidade de o negócio não render como deveria é realmente muito alta. Isso acontece porque o marketing tem um poder significativo quando o assunto é alavancar os ganhos. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira esse post.

O marketing local é um grande aliado para pessoas que pretendem abrir um tipo de empreendimento em alguma cidade pequena, como um serviço de beleza, por exemplo. Isso se torna realidade pois, ao realizar bem essa atividade, você poderá ser muito bem recompensado, tanto na questão financeira quanto no reconhecimento do seu estabelecimento.
Portanto, saber como fazer marketing local deve se tornar uma prioridade para quem está pensando em abrir um estabelecimento na área da beleza, pois pode potencializar o sucesso do seu empreendimento em níveis muito positivos. Sabemos que nem sempre se trata de um trabalho fácil, mas é importante ter em mente que todos os resultados dependerão unicamente dos seus esforços.
Então, ainda que seja uma tarefa que você considere difícil, fazer marketing local será uma atividade muito bem recompensada. Mas, para facilitar um pouco mais as coisas para o seu lado, resolvemos elaborar esse texto com o intuito de fornecer uma ajuda para aquelas pessoas que não compreendem nada sobre esse assunto. Gostou da nossa proposta? Então continue lendo esse post para obter um maior entendimento!
Marketing local
A maioria dos empreendimentos locais, principalmente os de cidades pequenas que estão no início e não sabem a melhor forma de como montar um salão de beleza ou um negócio nesse ramo, não ligam ou não conhecem o poder do marketing na hora de atrair novos clientes. Muitas vezes, os donos de empreendimentos de beleza ou têm uma ideia errônea do que possa ser o marketing ou até mesmo não sabem o que realmente é.

O marketing, mais especificamente o marketing local, é toda e qualquer estratégia para atrair clientes para um local físico que oferta algum serviço ou produto. E qual é a melhor maneira de entregar conteúdo de qualidade relacionado ao seu negócio às pessoas? Pela internet, é claro. A melhor ferramenta que um negócio local pode usar para crescer, sem dúvida alguma, é a internet e os gadgets que ela oferece.
Como usar a internet a meu favor?
A internet está aí para ser usada, não é mesmo? E qual a melhor maneira para usá-la senão para o marketing? Você pode usar estratégias de marketing local utilizando a internet como conector entre seu negócio e seu cliente em potencial. Há disponível na internet diversas ferramentas de divulgação, como as redes sociais, sites, blogs, anúncios pagos, entre outros.

O Facebook é uma incrível ferramenta de marketing para negócios locais, pois possibilita a criação de uma página da sua empresa que pode funcionar como um site e facilitar muito a comunicação com o seu cliente de uma forma orgânica ou paga. É possível encontrar várias dicas de como conseguir mais clientes com uma página no Facebook na internet e, se você ainda for leigo nesse quesito, pode ser uma boa alternativa.
Como funciona o marketing local?
Como você pôde perceber, o marketing local aumenta as suas chances de se comunicar com o seu público de uma maneira muito mais simples, e essa comunicação pode transformar o receptor da mensagem em um potencial cliente. Portanto, pode ser muito interessante você investir nessa atividade de marketing. O marketing local funciona da seguinte maneira:
Você usa de algum meio para divulgação – no nosso caso a internet -, dispõe às pessoas algum conteúdo relacionado a sua empresa, mas que não fale diretamente dos seus produtos ou serviços; e a partir do momento que você está conseguindo atrair um número considerável de pessoas, passa a fazer elas se engajarem com seu negócio, convertendo-as em clientes.

Toda boa estratégia de marketing local deve envolver técnicas também de marketing digital, uma vez que estamos usando a internet como meio de divulgação. Divulgar o seu negócio é essencial, pois as pessoas só poderão se tornar um cliente se eles souberem da existência dele, e é justamente isso que torna o marketing digital e local uma ferramente essencial.
Como criar uma boa campanha de marketing local para o seu negócio
É perfeitamente normal que você não conheça as técnicas de marketing local, mas, como falamos anteriormente, é necessário ter em mente que todo resultado que você irá obter com o seu empreendimento será consequência dos seus esforços. Por isso, aprender a como criar uma campanha de marketing local pode beneficiar ainda mais o seu negócio. Então confira algumas dicas abaixo.
● Escolha uma ferramenta e modo de divulgação:
Antes de mais nada você deve pensar no conteúdo que vai mostrar ao seu público. Lembre-se sempre de que o conteúdo deve ser relacionado com a sua empresa. O conteúdo tem que ser algo diferente e novo, que transmita algum tipo de emoção e desejo e que seja facilmente compartilhável. O novo pode ser uma técnica ou um diferencial do seu salão.
Agora, se você está com alguma dificuldade em encontrar uma técnica inovadora, saiba que é possível encontrar um curso que te diferencie, por um preço diferenciado através de simples pesquisas na internet. Além do mais, esse conteúdo pode ser distribuído em vídeos, artigos, imagens, entre outros. Ao final, sempre recomende a sua empresa, mas sem forçar isso às pessoas.

O meio de divulgação pode ser dos mais variados possíveis, pois cada um atinge um certo público. Aposte em blog, página em uma rede social, YouTube, ou outros do gênero. Uma boa dica para o marketing local é usar uma página no Facebook ou Instagram, que são os mais famosos, pois dessa forma você consegue definir melhor o local geográfico onde seus posts devem ser acessados.
● Defina um público:
Para saber que tipo de conteúdo você deve criar, antes você precisa definir o tipo de pessoa que vai ter contato com aquilo, já que dessa forma seu conteúdo ganha uma qualidade melhor. É uma questão de lógica, também. Quando você sabe que tipo de público consome os seus produtos, mais fácil é de você criar conteúdos que irão lhes agradar.
● Conversão:
Seus conteúdos devem sempre direcionar as pessoas para outros conteúdos que irão mostrar mais diretamente a sua empresa e porque seria bom adquirir seus produtos ou serviços. Nessa parte, você pode ser mais direto, pois você está buscando aqui a conversão dessas pessoas em clientes, portanto, utilize as suas melhores técnicas de persuasão.

Ademais, o marketing local é uma ferramenta poderosa na hora de atrair pessoas à sua empresa e, se você não começou a trabalhar na área ou busca um diferencial rápido para o seu negócio, vale a pena conhecer, também, as 3 Novidades na área da Beleza para Ganhar Muito Dinheiro neste Fim de Ano, pois dessa forma você irá estar ainda mais qualificado.
O nosso post termina por aqui, mas se você achou esse assunto interessante, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais ou com alguma amiga sua que está com dificuldade em fazer o empreendimento se tornar mais conhecido e converter mais clientes. No mais, confira outros posts aqui do site, temos certeza que você irá gostar de alguns deles. Até a próxima!