Chia a semente que emagrece e reduz a gordura

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Chia e seus benefícios para saúde 

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A chia (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas, da qual também fazem parte o linho e a sálvia, tanto que é conhecida com “salvia hispânica”. Originária do México, suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos. A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.


Conheça os benefícios da Chia:


Ajuda a emagrecer: 
Um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona. Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel. É só fazer o teste, deixando uma porção de molho num copo para perceber a semente inchando em pouco tempo. Quando é ingerida, a reação é semelhante. Em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam nesse gel, que aumentam a dilatação do estômago. É esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade e, consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos.
Previne e controla o diabetes: 
Por conter fibras e aumentar o tempo de liberação da glicose, a chia pode ser relacionada com a prevenção do diabetes tipo 2. Funciona da seguinte forma: a digestão dos carboidratos começa na boca e termina no intestino, onde partes maiores de carboidrato são transformadas em tipos diferentes de açúcar (glicose, frutose, galactose) para serem absorvidos. Quando consumida com fontes de carboidratos (frutas, massas, pães), as fibras da chia têm como efeito a diminuição da velocidade com que o carboidrato sai do estômago e chega ao intestino, para terminar de ser digerido e absorvido, justamente por se transforarem em um gel. Dessa forma, a glicose é liberada lentamente na corrente sanguínea, fazendo com que o hormônio insulina, necessário para transportá-la até as células, também seja liberado em pequenas doses. A vantagem de tudo isso é que com menos doses desse hormônio circulando no organismo, evita-se assim uma condição chamada resistência à insulina. O quadro ocorre quando é preciso uma quantidade maior do composto para que a mesma quantidade de glicose seja armazenada, e em longo prazo favorece o aparecimento do diabetes tipo 2. 
Previne doenças cardiovasculares: 
O consumo regular de chia é capaz de evitar doenças como infarto, derrame e hipertensão graças as suas grandes quantidades de ômega 3. Esse ácido graxo reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, além de diminuir o colesterol circulante no sangue. Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial. 
Regula o colesterol: 
De toda gordura que compõe a chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras têm como uma de suas principais propriedades reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides na corrente sanguínea. Além disso, as fibras da semente também têm efeito benéfico na diminuição da concentração dos lipídios no sangue, que é o caso do colesterol. 
Efeito desintoxicante: 
Os antioxidantes, como o ácido cafeico, de sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento. 
Fonte de cálcio: 
Por ter bastante cálcio, a chia é uma alternativa para indivíduos que têm intolerância à lactose, necessitando de fontes alternativas desse mineral. Porém, alimentos como tofu e gergelim contêm maiores quantidades de cálcio, e vale consumi-los também. 
Protege o cérebro: 
Ela também pode favorecer as ligações cognitivas no cérebro. Muitos estudos relacionam os ácidos linoleico e alfa-linolênico presentes na semente com a formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos. 
Pele e cabelos mais bonitos: 
Em sua composição nutricional, a chia também apresenta vitamina A, nutriente que age como antioxidante contra os radicais livres e também auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele. A semente também leva vitamina B2, importante na saúde da pele, unhas e cabelos. 
Efeito anticelulite: 
Já se sabe que a chia contém quantidades significativas de ômega 3 e muitos estudos têm relacionado o consumo desse ácido graxo com a diminuição da inflamação, o que seria interessante para diminuir e evitar celulite, um processo inflamatório do organismo.  
Fortalece a imunidade: 
Por conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunológico, a chia é importante para reforçar as defesas, afastando de perto doenças como gripes, resfriados e processos infecciosos. Além disso, por ter nutrientes como fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células. 
Boa fonte de ferro: 
O mineral, presente em grande quantidade na chia, é muito bem absorvido nesse alimento. Ele é o principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo nosso corpo. A redução desses glóbulos e da oxigenação levam à anemia, fadiga e cansaço, aumenta os riscos de infecções e também se relaciona a uma queda na imunidade.
É claro que depois de saber de todos esses benefícios eu passei a consumir todos os dias o grão da chia, e a Natue que é uma grande parceira do blog me envio chia em grãos para eu experimentar e contar para vocês o quanto a chia auxila você que como eu esta na busca de Saúde e Bem Estar.
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Dica de como consumir chia:

Eu consumo Chia no iogurte light, no suco natural, saladas com frutas.
Eu sou apaixonada pela chia tem gostinho suave e tem grandes benefícios para a saúde.
Encontre Natue:
Site Natue
Fan page:https://www.facebook.com/NatueOficial?fref=ts








26 Comentários
  1. Cibele Lima Diz

    Muitas propriedades né? aqui em casa eu tenho e uso de vez em quando..acabo esquecendo vou consumir mais bjo

  2. Unknown Diz

    Eu sempre esqueço de consumir a chia, kkk , ela é otima, pra emagrecer então, adorei o poster, eu também consumo ela com o danone grego, adoro , fica ótimo.
    bjos

  3. Mamães Facilidades e Dicas Diz

    Com tantos benefícios, todos deveriam consumir, vou procurar por aqui.
    Beijos
    Adri
    mamaesfacilidadesedicas.com

  4. Iasmin Marques Diz

    Eu sempre tive curiosidade para saber para que a Chia servia, e acabei surpresa pela quantidade de benefícios.
    Adorei!
    Vou procurar com certeza.
    Um beijo
    amaedadri.com

  5. Unknown Diz

    Nossa são muitos benefícios pra uma sementinha, MT bom saber disso amei vou tentar usar!
    http://Www.cardozomimos.blogspot.com.br

  6. Unknown Diz

    Oi tudo bom?
    são incontaveis os beneficios ne?
    eu super indico tambem e aqui em casa nao falta,seja na salada,no iogurte nas frutas..alem de ser bom p saude da aquela emagrecidinha rsrsrs
    ameiii
    bjsss
    zilandramakes.com.br

  7. Genislene Borges Diz

    Ai ai, tô precisando disso urgente! rs
    Adorei a recomendação, e o bacana é que vc me passou muita credibilidade.
    Bjus

  8. Beatriz Medeiros Diz

    eu não gosto muito de chia mas da linhaça sim, na verdade nunca experimentei chia kkk mas deve ser igual linhaça, super legal seu post, quando eu tiver bebe vou levar mais a serio dieta.

  9. Unknown Diz

    amiga quantos benefícios da semente de Chia
    e eu nem gosto agora que sei de tudo isso vou tentar
    usar no suco
    Linda Tarde
    beijokas da Nanda
    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

  10. Unknown Diz

    Adorei o post. Aqui em casa comemos com iogurte, sucos e adoramos
    BJKS

  11. Unknown Diz

    Ótimo post, já consumi chia, agora faz um tempo que não uso, vou procurar para comprar e voltar a usar com iogurte, adoro!
    Bjs

  12. Alê Leca Diz

    Já usei muito a chia e comprovei seus benefícios, realmente são muitas propriedades para uma semente só, rs! Quando eu consumia era mais em cápsulas, não cheguei a fazer uso delas misturadas ao iogurte, também deve ser uma delícia!
    Bjos Alê e suas Singularidades
    aleesuassingularidades.blogspot.com.br/

  13. Vivian Carvalho Diz

    Eu uso tb,e de fato sacia ,adoro com mamão.
    donadecasatambemsearruma.com.br/
    deusguianossospassos.blogspot.com.br/

  14. Blog Ariane Baldassin Diz

    Já ouvi falar muito dos beneficios da Chia, principalmente para emagrecer. O ultimo que tomei para isso foi o Detox da Bionatus e os resultados foram surpreendentes =)
    Beijos
    meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

  15. Melissa Machado Diz

    Todo mundo tem falado tanto da Chia, não é? Eu ainda não experimentei.Independente de emagrecimento, ela é ótima para uma vida saudável!
    Bjs

  16. Unknown Diz

    Oi.!
    Eu acho chia tudo de bom! Uso na salada, no iogurte e as vezes coloco uma colher de sopa em um copo de agua deixo 10 minutos e tomo antes da refeição! Ajuda muito na saciedade. Uso essa marca mesmo! É ótima e sempre encontro com facilidade.
    Abraços
    20minutospratudo.com.br

  17. Unknown Diz

    Olá.
    Chia é realmente ótimo.
    Já comi bastante, colocava no iogurte ou somente com água.
    bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    maesemfrescura.net

  18. Jamilly LIma Diz

    Ainda não consumir Chia, mas se ajuda no emagrecimento já quero rsrs
    beijos

  19. Prosa Amiga Diz

    É muito bom usar a chia!
    Eu ando muito relaxada com minha alimentação.
    Vou voltar a consumir a chia, quando estava usando me sentia bem melhor.
    Bjinhos.
    prosaamiga.com.br

  20. www.maesemfronteiras.com.br Diz

    Não sabia que tinha tantos benefícios assim.
    Gostei da alternativa de consumo, no iogurte light.
    Quero consumir também, vale a pena.
    Bjs
    Ju
    maesemfronteiras.com.br/

  21. Unknown Diz

    Eu como muito chia, adoro colocar em iogurte. Delicia!
    Tatty Nunes – Mãe de Primeira Viagem

  22. Unknown Diz

    Ja ouvi falar muito bem, morro de vontade de comprar , mas nunca sobra verba.
    beijos
    Geri Ferreira
    encantodemeninablog.com

  23. Unknown Diz

    muito bom chia me ajuou muito quando estava fazendo dieta ….
    tarcilanobre.com

  24. Unknown Diz

    Nossa quantos benefícios. Nunca tomei chia mais quero experimentar.
    Beijos

  25. Anônimo Diz

    Já usei mas foi em curto prazo. por isso não surtiu efeito mas os benefícios são inumeros e reais.
    Beijos Carlah Ventura – Intensa Vida

  26. Unknown Diz

    E'o grao da moda agora. Dizem que e'suuuper benefico mesmo. COmo vc falou. Vale somente alertar as mamaes que o uso com criancas de ve ser sob orientacao de pediatra ou nutricionista.
    Bjos Mari
    Clube da Fraldinha
    clubedafraldinha.co

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