Olá pessoal, hoje o assunto é estética e vou falar de uma técnica que gosto muito, pois os benefícios são inúmeros além do relaxamento que esta massagem proporciona.
A drenagem linfática manual é um dos métodos de terapia mais utilizados atualmente por profissionais de saúde e estética.
E todos os benefícios se deve a melhora da circulação linfática e sanguínea.
Os sistemas fisiológicos, imunológico e vascular sofrem influência direta, pois estimula a produção e renovação de células de defesa, estimula a circulação linfática e sanguínea aumentando a filtração e absorção de nutrientes para as células, melhora o funcionamento intestinal além de promover efeitos de relaxamento.
Na estética a drenagem linfática manual é empregada para tratar a hidrolipodistrofia ginóide (celulite), pois a massagem ajuda na eliminação de líquidos, melhora a circulação e favorece a nutrição e oxigenação tissular.
O pós cirurgias plásticas estéticas e reparadoras tem grande necessidade de drenagem linfática manual em razão da destruição de vasos e nervos causados por estes procedimentos, provocando edema; a técnica promove melhora significativa no desconforto e contribui para o retorno precoce da normalização da sensibilidade cutânea.
Para realização da drenagem nestes procedimentos é muito importante o conhecimento da anatomia e da fisiologia linfática.
Drenagem Linfática Facial
Os benefícios da drenagem não estão associados apenas ao corpo, mas também a pele do rosto e os resultados são sentidos e perceptíveis.
A finalidade é desobstruir os canais linfáticos, ajudar na eliminação dos fluidos acumulados no organismo, ajuda a revitalizar a pele, amenizar olheiras e tratar hematomas decorrentes de traumas, doenças e cirurgias.
A drenagem linfática facial estimula o sistema de defesa e a oxigenação dos tecidos, tonificando a pele, ameniza problemas como a acne, olheiras e inchaço, pois melhora a circulação sanguínea e vascularização da região.
Os benefícios obtidos se deve totalmente a melhora da circulação, pois existe o aumento da nutrição tecidual estimulando a produção de fibroblasto; célula responsável pela formação de fibras de colágeno, desta forma previne o envelhecimento.
O resultado é uma pele mais saudável oxigenada e preparada para melhor absorção de cosméticos.
Contraindicações
A drenagem linfática manual tem contraindicação absoluta nos casos de tumores malignos, tuberculose, infecções agudas e reações alérgicas agudas, edemas sistêmicos de origem cardíaca ou renal, insuficiência renal, trombose venosa; e contraindicação relativa nos casos de hipertireoidismo, insuficiência cardíaca descompensada, menstruação abundante, asma e bronquite, flebite e trombose venosa profunda, hipotensão arterial e afecções da pele.
A sessão da drenagem linfática tem um tempo relativamente prolongado. Assim é importante que o profissional e o paciente estejam em posição confortável e com suas funções fisiológicas cumpridas para que não haja interrupções da massagem.
A massagem de drenagem linfática é agradável e relaxante, nunca deve provocar dor.
Espero que tenham gostado!
Beijos
Fonte de pesquisa: Dermato funcional – Modalidades terapêuticas nas disfunções Estéticas. Fábio dos Santos Borges.