RINOPLASTIA: SAIBA TUDO SOBRE ESSE PROCEDIMENTO

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico para quem deseja realizar a correção estética do nariz, seja para aumentar ou reduzir, afinar as asas nasais ou diminuir o osso do nariz, a rinoplastia sem dúvida consegue realizar o sonho de muitos pacientes que sofrem com esses incômodos.

Procedimento realizado desde o final do século 19, a rinoplastia evolui bastante, e o conhecimento da anatomia e fisiologia nasal, ajudaram a aperfeiçoar cada vez mais os procedimentos, que hoje permitem que até mesmo as mais difíceis correções sejam realizadas de forma rápida, segura e eficaz.

Quem pode realizar a rinoplastia?

Qualquer pessoa que se sinta incomodado com a aparência de seu nariz, e que de fato isso afete sua autoestima. Existem também as situações em que a rinoplastia é realizada após um procedimento de nasal como:

Correção de septo;
Remoção dos cornetos nasais (carne esponjosa);
Turbinectomia;
Entre outros.

Pode ser que após esses procedimentos a rinoplastia ocorra no mesmo procedimento, quando desejo do paciente e aprovação do especialista.

Essa cirurgia pode ser realizada a partir dos 15 anos de idade, que é o momento em que ocorra de fato a conclusão do desenvolvimento facial do pacientes.

Como ocorre a cirurgia?

A forma como ocorrerá o procedimento será definida pelo médico, que pode optar por duas técnicas: A exorrinoplastias (aberta) ou a endonasal (fechada).

Quando realizada a técnica aberta o cirurgião realiza uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas e na parte interna. Normalmente essa técnica é utilizada para correções na ponta do nariz.

Já na técnica fechada são realizadas incisões dentro das narinas. Esse procedimento exige um alto nível de preparação do cirurgião, visto que é realizado sem a sua visão de fato. Isso por que a pele do nariz do paciente não é levantada.

Apesar disso, o procedimento apresenta muitas vantagens como cicatriz não aparente, resultado natural e agilidade na realização.

Grande parte das pessoas que buscam esse procedimento desejam reduzir ou remodelar o nariz, é pequena a porcentagem de pessoas que desejam aumentá-lo, mas ocorre.

Nesses casos, é realizada enxerto de cartilagem, preenchimento ou até mesmo o implante de próteses. Na redução é feita a retirada a cartilagem, ou raspagem do osso.

A anestesia dessa cirurgia pode ser tanto geral como local. No caso da anestesia geral, o paciente é entubado, para que a respiração ocorra com auxílio de aparelhos, durante o processo que pode chegar a duas horas.

A recuperação é rápida, no mesmo dia o paciente é liberado, caso a rinoplastia seja associada a cirurgia funcional o prazo de liberação é de até 24 horas.

Como escolher o “novo nariz”

O que definirá o formato do “novo nariz” é um conjunto de questões como: simetria e proporção facial, além do desejo do paciente. A experiência do cirurgiãoplástico também pode é muito importante, pois pode indicar o melhor formato.

Além disso, existem softwares que podem mostrar ao paciente como ficará o nariz após a cirurgia, utilizando fotos do paciente, e criando um “modelo” em 3D.

Vale a pena realizar o procedimento?

Essa é uma pergunta que deve ser respondida unicamente por você, pergunte-se: É um desejo real? Tem certeza quanto a mudança, visto que é permanente?

Se sim, vale muito a pena, afinal faz muito bem se sentir bem!

5 Comments

  1. Coisinhas da Kika 26 de agosto de 2018
  2. Joana D'arc 26 de agosto de 2018
  3. Marimonteirublue 27 de agosto de 2018
  4. Nani 28 de agosto de 2018
  5. Nati Pereira 28 de agosto de 2018

Add Comment