Pele Negra: dicas, tratamentos e cuidados especiais



Como todo tipo de pele, a negra também necessita de cuidados específicos que são os mesmos para todo tipo de pele, higienizar, tonificar, hidratar e proteger faça chuva ou sol.

É comum o pensamento de que pessoas com pele negra não precisam usar protetor solar diariamente, porém esta ideia é errada, a pele negra necessita sim do mesmo cuidado diário, pois esta mesma capacidade de “proteção natural” também pode causar manchas.

Justamente por possuir maior produção de melanina este tipo de pele está mais suscetível a hiperpigmentação pós-processos inflamatórios, por exemplo, como no caso de acne e processos depilatórios, ou seja, uma acne pode se tornar uma mancha difícil de tratar, pois muitos peelings químicos são contraindicados para este fototipo, as melhores opções são os lasers.


A facilidade de pigmentação após procedimentos depilatórios se dá devido à pele negra possuir maior tendência a foliculite, que é a inflamação no folículo piloso devido ao trauma gerado pelo processo da depilação, nos casos de depilação com cera, aparelhos depilatórios e lâminas, por isso o melhor método também é depilação a laser.

Qualquer ferimento ou processo inflamatório pode ocasionar uma mancha ou até mesmo formar uma queloide.

É verdade que a pele negra envelhece mais devagar, pois possui mais colágeno, é mais espessa e firme, por isso as rugas e flacidez demoram mais para surgir, porém também precisa fazer uso de cremes anti-idade e bons séruns hidratantes para manter o equilíbrio e funções da pele.


A pele negra pode ser seca, mista, normal ou oleosa, este último tipo é mais frequente devido ser maior o número de glândulas sebáceas o que a torna mais oleosa, portanto os melhores cosméticos são aqueles livres de óleo (oil-free).

A limpeza adequada é muito importante para evitar o acumulo de sujidades e sebo que levará a obstrução dos poros, ao surgimento de acne e outras alterações de pele que podem ocasionar manchas.

Portanto a ideia de que a pele negra não precisa de tantos cuidados é mito, pois este tipo de pele é na verdade muito sensível e requer cuidado super especial.

Gostaram das dicas?

Qualquer dúvida, deixem seus comentários!

Beijos

13 Comments

  1. Nana Pinho 28 de abril de 2017
  2. Lucimar da Silva Moreira 2 de maio de 2017
  3. Pam Lepletier 2 de maio de 2017
  4. Ame se 2 de maio de 2017
  5. Analu Andrade 2 de maio de 2017
  6. Coisinhas da Kika 3 de maio de 2017
  7. Coisas Da Dih 3 de maio de 2017
  8. Mah Gomes 3 de maio de 2017
  9. Unknown 4 de maio de 2017
  10. Simara Dicas e Toques 4 de maio de 2017
  11. Regisllane 4 de maio de 2017
  12. Alice Scherer 5 de maio de 2017
  13. Comadre Lele 5 de maio de 2017

Add Comment