Celulite – Entenda e saiba como amenizar

Exclusividade feminina, a celulite, como é popularmente chamada (o termo técnico é Hidrolipodistrofia Ginóide) deixa a pele com aspecto de casca de laranja, cheia de “furinhos” que são causados pelo acúmulo de células de gordura, retenção de líquido e toxinas.

Ela aparece devido diversos fatores, os principais são, desequilíbrios hormonais, sedentarismo, má circulação, má alimentação, metabolismo lento, excesso de peso e  uso de anticoncepcionais que aumentam a dose de hormônios.

Forma-se na hipoderme, onde ficam depositadas as células chamadas adipócitos que são as células que armazenam gordura para transformá-la em energia para nosso corpo. Nesta camada existem fibras que ligam a hipoderme a epiderme e ao músculo, estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo formando o aspecto indesejado dos furinhos, isso ocorre pelo acúmulo de células de gordura ou por motivo de alguma alteração circulatória com acúmulo de líquidos nestas células provocando a modificação no tecido da pele.

Tratar não parece fácil, mas não é impossível, basta ter determinação e disciplina.

Atenção para alimentação

O primeiro passo é cuidar da alimentação, a ingestão de líquido é fundamental, evite bebidas alcoólicas, refrigerantes e doces, não fume e reduza o sal.

Sem estas atitudes não adianta recorrer a tratamentos estéticos, não adianta buscar um tratamento de última geração e não cuidar do principal, a alimentação.

O ideal é ingerir alimentos ricos em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino, evitando que toxinas fiquem retidas, folhas verdes e escuras, peixes, alimentos com menos gordura e mais proteína, frutas como o abacaxi, por exemplo, possui uma enzima chamada bromelina que age como anti-inflamatório, o chá verde é diurético por isso é forte aliado no combate à celulite assim como suco de couve com hortelã.

Pratique atividade física

A prática de exercícios físicos como caminhadas, natação e andar de bicicleta ajuda na melhora da circulação, isso contribui para eliminação de toxinas e evita retenção de líquido.

Portanto, caminhe, pedale, prefira a escada ao elevador, não deixe a celulite se instalar.

Se entregue a sessões de massagem

As massagens ajudam muito na melhora da circulação e a drenagem linfática é muito eficiente no tratamento da celulite.

Realize auto massagem diariamente com creme apropriado, 15 minutos todos os dias para ajudar a circulação.

Aparelhos de massagem elétricos também são boas opções, pois ajudam na absorção do produto e também melhora a circulação.

Cuidados com a pele

Cuidar da integridade da pele é essencial, realize uma esfoliação semanal e hidrate diariamente.

Creme anticelulite é super bem vindo para ajudar na melhora da aparência da pele, os princípios ativos utilizados para formulação dos cremes visão estimular a circulação local e melhorar a firmeza da pele.

Estes cuidados devem ser constantes, não existe a cura, se parar de cuidar ela vai aparecer.

Tratamentos Estéticos

Óbvio que nenhum tratamento estético faz milagres, eles existem para ajudar a acelerar os resultados, atualmente existem inúmeras opções em clínicas de estética, vou destacar as mais comuns e mais acessíveis para ajudar a deter esta inimiga.

Ultrassom

O ultrassom age aumentando a temperatura na região da aplicação, este aquecimento melhora a vascularização e oxigenação dos tecidos, com isso é potencializado a produção de colágeno proporcionando firmeza à pele.

Corrente Russa

O aparelho emite impulsos elétricos através de eletrodos posicionados na região que deseja tratar, estes eletrodos emitem disparos de baixa freqüência e baixa intensidade produzindo contração muscular.

O objetivo é fortalecer o músculo, diminuir a flacidez muscular, melhorar o sistema circulatório, oxigenando e nutrindo os tecidos.

O músculo deve ser estimulado em sessões de até 20 minutos duas vezes por semana para evitar a fadiga muscular.

Endermologia ou Vacuoterapia 

Realizada por aparelho que faz massagem através de sucção, funciona com ventosas que possui dois rolos que estimulam o sistema linfático.

Melhora a circulação, estimula a eliminação de toxinas, oxigena os tecidos, promove produção de colágeno e devolve firmeza da pele.

O método é indolor, causa vermelhidão no momento da aplicação, mas logo desaparece.

A sessão dura em média de 30 a 40 minutos, deve ser realizada duas vezes por semana, o número de sessões depende de cada caso.

Contraindicações

  • Gravidez
  • Portadores de marcapasso
  • Doenças cardiovasculares
  • Hipertensão arterial
  • Problemas renais
  • Varizes
  • Trombose venosa
  • Epilepsia
  • Problemas respiratórios

Em resumo, todas as técnicas levam ao mesmo objetivo, melhorar a circulação eliminando toxinas, melhorar a vascularização e oxigenação dos tecidos, promovendo nutrição, reparação e firmeza da pele.

Porém, vale destacar que o exercício físico e bons hábitos alimentares são essenciais e o ponto de partida para melhora da celulite.

Hábitos saudáveis é o segredo da beleza!

Consulte sempre um profissional da área e um nutricionista para avaliação do melhor tratamento.


Gostaram das dicas?


Espero que sim!

Qualquer dúvida deixe seu comentário!

Beijos

15 Comments

  1. Unknown 16 de janeiro de 2017
  2. Você Chic Bonita 17 de janeiro de 2017
  3. Joana D'arc 17 de janeiro de 2017
  4. Minda Silva 17 de janeiro de 2017
  5. Unknown 17 de janeiro de 2017
  6. Erica Oliveira 17 de janeiro de 2017
  7. Paula Marcondes 18 de janeiro de 2017
  8. http://www.crisfelix.com.br/ 18 de janeiro de 2017
  9. Júlia 20 de janeiro de 2017
  10. saia e tenis 20 de janeiro de 2017
  11. Denize Trajano 21 de janeiro de 2017
  12. Denize Trajano 21 de janeiro de 2017
  13. Denize Trajano 21 de janeiro de 2017
  14. Denize Trajano 21 de janeiro de 2017
  15. Unknown 23 de janeiro de 2017

Add Comment