Como Fazer Detox Capilar para Desintoxicar o Cabelo

O detox capilar se popularizou muito nos últimos anos. Seu efeito de limpeza profunda faz muito bem para os cabelos e é ideal para todos os tipos de fio, e não apenas para cabelos oleosos.

Além de limpeza profunda, o detox capilar proporciona também uma renovação das células existentes no couro cabeludo. Isso ajuda a evitar a queda, deixa os cabelos mais leves, brilhantes e soltos.

Corte de cabelo curto
Corte de cabelo curto

Já não é novidade que a oleosidade em excesso no couro cabeludo não faz bem para a saúde dos fios.

Sendo assim, combater essa oleosidade através do detox capilar contribui para um cabelo mais bonito e saudável, ajudando também no crescimento, na limpeza correta e no retardamento do envelhecimento capilar.

Esse processo possui também a vantagem de poder ser feito em casa, sem que haja a necessidade de ir a um salão para o tratamento. Acompanhe este artigo até o final e conheça todos os benefícios do detox capilar.

O que é detox capilar?

Cabelo curto cacheado
Cabelo curto cacheado

O detox capilar, como dito, é uma limpeza profunda do couro cabeludo. Com ele, são eliminada todas as impurezas, oleosidade excessiva e também os resíduos químicos que retardam o crescimento saudável e ideal dos cabelos.

Através do detox capilar, as células do couro cabeludo são renovadas, pois são retiradas as células mortas, dando-se espaço para nascimento de células vivas.

Assim, evita-se que o cabelo fique quebradiço, sem vida e com muita queda. Ademais, a limpeza traz a sensação de cabelos mais leves.

Para todo esse processo, é necessário utilizar ativos que desintoxiquem o couro cabeludo, com ações anti-inflamatórias e antissépticas. São exemplos o carvão ativado, o mentol e a argila verde.

Cada um desses produtos tem uma função como, por exemplo, o carvão ativado tem a função de absorver as impurezas, a oleosidade e os resíduos da química.

O mentol é capaz de auxiliar no crescimento dos fios, aliviar coceira e ressecamento, além de regularizar a produção dos óleos existentes no couro cabeludo naturalmente.

Por fim, a argila verde é capaz de absorver impurezas e toxinas, também esfoliando o couro cabeludo, além de ajudar na reconstrução dos tecidos, desintoxicando a pele e estimulando na circulação capilar.

Como saber se meu cabelo precisa de detox?

Diversos fatores fazem com que o cabelo precise de detox capilar, como o uso frequente de chapinha, a química no cabelo e até mesmo a sujeira do dia a dia, que se acumula e você nem vê.

Por esses motivos, os fios ficam com aspecto diferente do normal e, com isso, é necessário passar por esse cuidado. Mas, como saber se o cabelo de fato precisa de detox capilar?

Alguns sinais podem ajudar com isso, como:

  • Excesso de oleosidade no couro cabeludo;
  • Descamação seca ou oleosa no couro cabeludo;
  • Coceira no couro cabeludo;
  • Fios sem movimento e grudados um no outro, com aspecto ensebado.

Quais são os principais benefícios do detox capilar?

Penteado cabelo longo
Penteado cabelo longo

Como já foi dito, o detox capilar é ideal para a saúde dos fios e também do couro cabeludo.

Ele possui vários benefícios e é indicado para todos os tipos de cabelo. Além disso, ele é importante também para combater a oleosidade do cabelo que se torna excessiva por conta das impurezas que ali se acumulam.

Outro benefício é o estímulo do crescimento capilar saudável, pois ajuda na circulação sanguínea. Com isso, os ativos usados causam um efeito metabólico ótimo.

E também há seu poder esfoliante, que faz com que a limpeza profunda desobstrua os poros para que os fios possam crescer livremente.

Os benefícios do detox capilar não param por aqui. Ele tem ação antioxidante que faz com que se afastem os danos causados pelos radicais livres que, dentre outras coisas, deixam seu cabelo branco e com aspecto velho.

E, por último, mas de igual importância, ele proporciona uma limpeza profunda e completa removendo resíduos que se acumulam no couro cabeludo.

Existem desvantagens ao fazer detox capilar?

O detox capilar não é contraindicado para nenhum tipo de cabelo. Por ser um procedimento de limpeza profunda e, em tese, natural, pode ser feito sem medo.

Portanto, não existem desvantagens ao realizar esse processo que é na verdade um tratamento capaz de deixar o cabelo mais limpo e com o crescimento mais saudável.

Na verdade, há uma desvantagem sim, exagerar na frequência de detox capilar pode deixar seu cabelo extremamente ressecado e duro.

Como esse processo pode ser feito em casa?

Para quem ficou interessado em fazer o detox capilar em casa, é importante conhecer o passo a passo completo, confira:

  1. O primeiro passo é lavar os cabelos com um shampoo de preferência neutro e que limpe profundamente.
  2. Em seguida, com uma camisa de meia, você deve retirar o excesso de água.
  3. Depois disso, com argila verde, prepare uma pasta utilizando 2 colheres do produto e um pouco de água. Assim feito, é hora de aplicar a mistura no cabelo, focando no couro cabeludo e evitando passar nos fios, deixando agir por 20 minutos.
  4. Após 20 minutos, é hora de enxaguar. Essa parte deve ser feita com água fria ou morna, deixando a argila se desfazer no cabelo, evitando atrito com os fios para não favorecer a quebra de cabelos que já possam estar danificados.
  5. Agora, é a vez da máscara de hidratação. Ela pode ser da preferência de cada um e uma que você já esteja acostumada a usar. Basta deixar agir pelo tempo indicado na embalagem. Nós recomendamos uma máscara hidratante ou reconstrutora.
  6. Por último, enxaguar e finalizar com o condicionador costume.

Quais os melhores produtos para fazer detox capilar em casa?

O cabelo é o ponto principal para uma boa aparência, não é mesmo? Cuidar dos cabelos é também cultivar a autoestima e autoconfiança. Com isso, utilizar bons produtos é a escolha ideal.

Segundo o Salão Virtual, uma sugestão de produto de qualidade para fazer o detox capilar em casa é o shampoo SOS Bomba Detox que possui carvão ativado, argila verde e mentol, produtos que, como você viu, são essenciais para o detox. Esse shampoo possibilita que a oleosidade excessiva seja controlada em 7 dias.

Um outro produto ideal para o detox capilar é o Meu Liso Limão. Esse produto ajuda a purificar o couro cabeludo e limpa profundamente, enquanto faz também a hidratação das pontas do cabelo na medida certa.

Como o detox capilar é um procedimento de limpeza profunda, é importante não deixar de fazer uma boa hidratação em seguida, evitando-se o risco de ficar com o cabelo ressecado.

Agora você já sabe tudo que é necessário para fazer uma detox capilar, em casa mesmo, gastando pouco e com resultado bom! Não deixe de compartilhar esse conteúdo e nos ajudar!

Add Comment