BOX BRAIDS: DICAS PARA MANTER AS TRANÇAS AFRO SEMPRE BONITAS

Estilosas, modernas e cheias de personalidade, as box braids se destacam como uma das técnicas mais desejadas entre quem deseja inovar no visual com as belas tranças de característica afro. Para quem vivencia a fase da transição capilar, tanto as box braids, como as demais técnicas de trançado, ajudam mulheres a passar e a vencer esta fase. Entenda mais sobre as famosas box braids e como cuidar corretamente das madeixas trançadas.

O que são as box braids?

As box braids compõem o grupo de tranças afro cuja característica principal é o seu efeito trançado desde a raiz. Este modelo de trança também é bastante conhecido por sua versatilidade, pois pode ser feito com até três fibras sintéticas ou somente com o próprio cabelo, dependendo do objetivo da pessoa.

Coloridas, divertidas, discretas, compridas ou curtas. As box braids atendem a todos os gostos e se mostram verdadeiras aliadas, especialmente, para quem precisa lidar com as duas texturas durante a transição capilar. Afinal, elas ajudam a disfarçar o volume dos novos cabelos naturais que estão crescendo sem que a pessoa fique com a autoestima abalada durante este período tão particular de autoaceitação.

Como conquistar um belo trançado?

Para conquistar um belo trançado, as tranças precisam ser feitas por um profissional. O trançador ou trançadeira ideal para realizar as box braids no seu cabelo deve ser escolhido a partir de indicações, pois nada é mais seguro do que conhecer alguém que já realizou o procedimento, gostou e indica o trabalho. Por isso, busque com cuidado antes de contratar o serviço, pois este é um procedimento com custo a partir de R$ 150, dependendo do comprimento das madeixas, levando de seis a oito horas para ser finalizado.

Além disso, outro detalhe que precisa ser escolhido é o tipo de trança que você deseja. É possível conquistar belas box braids com fibras sintéticas kanekalon, jumbo ou lã, que são incorporadas ao cabelo natural para garantir o resultado, o comprimento e a cor desejada. A principal diferença entre as fibras é o preço, a variedade de cores e o peso das mesmas após a aplicação nos fios.

Como cuidar corretamente das box braids?

Para ter box braids incríveis e que durem por todo o período indicado pelos profissionais, que é de três meses corridos, é necessário considerar alguns cuidados essenciais com as madeixas naturais. O primeiro cuidado é a lavagem correta dos fios, que deve ser feita somente com shampoo. Nem máscaras ou condicionadores são indicados, pois podem deixar o couro cabeludo oleoso e mais propenso à caspa.

Outro cuidado indispensável é a secagem das tranças, que deve ser feita de maneira completa com o auxílio de um secador. Afinal, a fibra úmida pode exalar odores indesejados, prejudicando toda a composição, sem falar na presença de fungos que a negligência no cuidado pode acarretar.

Por fim, para evitar o frizz na parte natural da raiz, o mais indicado é dormir com um lenço ou touca de cetim nos cabelos. No entanto, nos dias em que os fios estão mais arrepiados, é possível contar com turbantes e faixas ou, ainda, apostar no estilo baby hair.

E a manutenção?

Por fim, entre os cuidados essenciais para manter as box braids sempre bonitas, é preciso considerar o tempo de manutenção e respeitá-lo. Isso porque o cabelo natural também precisa respirar e, se o tempo de tirar as tranças for prolongado, as chances dos fios naturais se quebrarem é muito grande. Portanto, siga todas as orientações do profissional de trança corretamente e não negligencie a saúde dos seus cabelos. Caso queira refazer a técnica, basta retirar a fibra sintética, hidratar as madeixas e recomeçar o processo de trançado. 

E aí, curte o estilo?

Beijos

6 Comments

  1. Cidália Milani 12 de julho de 2018
  2. Lucimar da Silva Moreira 12 de julho de 2018
  3. Joana D'arc 12 de julho de 2018
  4. Marimonteirublue 14 de julho de 2018
  5. Nani 14 de julho de 2018
  6. Tahis Aguiar 16 de julho de 2018

Add Comment