Benefícios da drenagem linfática manual



Olá pessoal, hoje o assunto é estética e vou falar de uma técnica que gosto muito, pois os benefícios são inúmeros além do relaxamento que esta massagem proporciona.

A drenagem linfática manual é um dos métodos de terapia mais utilizados atualmente por profissionais de saúde e estética.

E todos os benefícios se deve a melhora da circulação linfática e sanguínea.


Os sistemas fisiológicos, imunológico e vascular sofrem influência direta, pois estimula a produção e renovação de células de defesa, estimula a circulação linfática e sanguínea aumentando a filtração e absorção de nutrientes para as células, melhora o funcionamento intestinal além de promover efeitos de relaxamento.



Na estética a drenagem linfática manual é empregada para tratar a hidrolipodistrofia ginóide (celulite), pois a massagem ajuda na eliminação de líquidos, melhora a circulação e favorece a nutrição e oxigenação tissular.


O pós cirurgias plásticas estéticas e reparadoras tem grande necessidade de drenagem linfática manual em razão da destruição de vasos e nervos causados por estes procedimentos, provocando edema; a técnica promove melhora significativa no desconforto e contribui para o retorno precoce da normalização da sensibilidade cutânea.

Para realização da drenagem nestes procedimentos é muito importante o conhecimento da anatomia e da fisiologia linfática.

Drenagem Linfática Facial



Os benefícios da drenagem não estão associados apenas ao corpo, mas também a pele do rosto e os resultados são sentidos e perceptíveis.

A finalidade é desobstruir os canais linfáticos, ajudar na eliminação dos fluidos acumulados no organismo, ajuda a revitalizar a pele, amenizar olheiras e tratar hematomas decorrentes de traumas, doenças e cirurgias. 

A drenagem linfática facial estimula o sistema de defesa e a oxigenação dos tecidos, tonificando a pele, ameniza problemas como a acne, olheiras e inchaço, pois melhora a circulação sanguínea e vascularização da região.

Os benefícios obtidos se deve totalmente a melhora da circulação, pois existe o aumento da nutrição tecidual estimulando a produção de fibroblasto; célula responsável pela formação de fibras de colágeno, desta forma previne o envelhecimento.

O resultado é uma pele mais saudável oxigenada e preparada para melhor absorção de cosméticos.

Contraindicações

A drenagem linfática manual tem contraindicação absoluta nos casos de tumores malignos, tuberculose, infecções agudas e reações alérgicas agudas, edemas sistêmicos de origem cardíaca ou renal, insuficiência renal, trombose venosa; e contraindicação relativa nos casos de hipertireoidismo, insuficiência cardíaca descompensada, menstruação abundante, asma e bronquite, flebite e trombose venosa profunda, hipotensão arterial e afecções da pele.

A sessão da drenagem linfática tem um tempo relativamente prolongado. Assim é importante que o profissional e o paciente estejam em posição confortável e com suas funções fisiológicas cumpridas para que não haja interrupções da massagem.

A massagem de drenagem linfática é agradável e relaxante, nunca deve provocar dor.


Espero que tenham gostado!


Beijos

Fonte de pesquisa: Dermato funcional – Modalidades terapêuticas nas disfunções Estéticas. Fábio dos Santos Borges.

10 Comments

  1. Daniela 13 de fevereiro de 2017
  2. Minda Silva 13 de fevereiro de 2017
  3. sheyla xavier 13 de fevereiro de 2017
  4. Você Chic Bonita 14 de fevereiro de 2017
  5. Joana D'arc 14 de fevereiro de 2017
  6. Erica Oliveira 14 de fevereiro de 2017
  7. Prosa Amiga 15 de fevereiro de 2017
  8. *Mulher Virtuosa By Vany* 15 de fevereiro de 2017
  9. Anônimo 15 de fevereiro de 2017
  10. elisaentregotasdepoesia 16 de fevereiro de 2017

Add Comment