Beleza Verde: Cosmética Natural: Esfoliantes caseiros para todos os tipos de pele

0

Oi gente!

Hoje vou ensinar para vocês algumas receitinhas básicas de como fazer esfoliantes caseiros, usando ingredientes que você já tem em casa! Por isso, fica super baratinho e econômico!

Muitas vezes compramos aqueles esfoliantes caros e muitas vezes irritam nossa pele, causam alergias ou não fazem efeito. Por tanto, nada melhor do que fazer um esfoliante natural, caseiro, com ingredientes que além de esfoliar vão hidratar e nutrir a nossa pele. 

Vou ensinar receitas para todos os tipos de pele, para o rosto e outras partes do corpo.

Vamos lá: 

Esfoliação para pele oleosa ou com acne:

– 2 colheres (chá) de açúcar;

– 1 colher (chá) de sumo de limão;

– 1 gota de óleo vegetal ( pode ser amêndoas, uva ou azeite). Esses óleos vegetais, são muito fáceis de encontrar, em qualquer farmácia e são muito baratos. O azeite, provavelmente você tem em casa!

Misture mexendo bem e aplique no rosto em movimentos suaves (sem friccionar muito) e circulares, enxágue em seguida de preferência com água gelada para fechar os poros. Se a pele for muito oleosa aplique 1 vez por semana, se não, pode usar a cada 15 dias.

Esfoliação para pele normal e seca:

– 1 colher (chá rasa) de açúcar;

– 1 colher (chá rasa) de sal;

– 3 colheres (chá) de óleo vegetal ( os mesmos indicados anteriormente);

– 3 gotas de sabonete líquido.

Prepare da mesma forma que a anterior. Aplique de 15 em 15 dias, depois passe um hidratante ou um creme nutritivo, próprio para o seu tipo de pele e de preferência creme facial!

Esfoliação para o corpo:

– 1 colher (sopa) de açúcar;

– 1 colher (sopa) de fubá ( se não tiver, pode ser mais uma de açúcar);

– 2 colheres (sopa) de óleo vegetal ou azeite;

– 1 colher (chá) de sabonete líquido.

Misture bem e aplique no corpo durante o banho. Depois passe um hidratante. 

Atenção: Não aplique no dia em que for se depilar, nem antes nem depois, pois pode irritar a pele. A esfoliação deixa a pele sensível, então não é indicado para pré ou pós depilação.

Dicas

Também é muito bom esfoliar os pés e as mãos, ficam super macios. Para esfoliar as mãos você pode usar somente açúcar e um pouco de óleo de amêndoas. Fica lisinha!

Na hora do banho, utilizar uma bucha vegetal já ajuda muito na esfoliação diária e não muito agressiva. Principalmente na época do calor, é bom. No frio, a pele fica mais ressecada então não precisa tanto usar uma bucha. Troque a bucha regularmente para evitar o acúmulo de bactérias.

Esfoliação hidratante para os pés:

1 colher de sopa de açúcar;

1 colher de sopa de mel;

1 colher de sopa de creme hidratante ou creme nutritivo próprio para os pés (os da Natura são muito bons!)

Misture tudo e aplique nos pés. Serve também para outras partes do corpo, aí coloque hidratante corporal. E para o rosto, pele normal, coloque o hidratante próprio para o rosto. 

Dica: utilizar uma pedra pomes de vez em quando, também é muito bom e ajuda a esfoliar. Sempre que for fazer as unhas dos pés, é bom dar uma esfoliada e hidratar posteriormente.

E aí, gostaram?

Essas receitas são super práticas e como eu disse você pode usar o que tem em casa e fica super econômico! Isso também é ser sustentável na beleza! 

Abraços,

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.