Tenho um filho de 1 ano e também estamos introduzindo-o na alimentação ovo-lacto-vegetariana. Queremos fazer com que ele tenha uma alimentação saudável e livre de produtos industrializados e com conservantes. Eu sei que totalmente não dá, porque eles estão em toda parte, mas quanto menos ele consumir, melhor. Isso é possível fazendo substituições, como por exemplo, ao invés de comprar um danoninho, fazer em casa, com iogurte natural, morangos, etc. (depois postarei a receita aqui).
Nesse post, vou apresentar para vocês o cardápio dele. Como ele não come de tudo, a alimentação tem que ser bem variada e rica em diversos nutrientes. Espero que as mamães gostem e quem sabe até introduzam na alimentação de seus bebês. Lembre-se que nunca é tarde para começar a ter uma alimentação saudável.
Cardápio para bebê a partir de 8 meses.
- Café da manhã – 8horas
Mingau de aveia.
Ingredientes:
-150 ml de água filtrada;
-2 colheres de sopa cheias de leite em pó Ninho fases 1 (para bebê de 1 ano) ou 5 medidas de Aptamil 2 para bebês com mais de 6 meses até 1 ano (esse foi o leite que meu bebê mais se adaptou, mas existe o Nan para quem preferir);
-2 colheres de sopa rasas de aveia (uso Mix 7 grãos Quaker: possui aveia, cevada, amaranto, quinoa, linhaça, centeio, gérmen de trigo).
Leve tudo ao fogo baixo para cozinhar, mas não deixe muito grosso, pois quando esfriar engrossa mais.
- Almoço – 12 horas
O almoço é sempre variado, cada dia da semana. O importante é saber a combinação dos alimentos.
Faço da seguinte forma, indicada por nutricionistas:
– 2 carboidratos, 2 legumes, 1 proteína, 1 verdura.
Exemplo: purê de batatas com cenoura e abóbora; 1 ovo cozido (a partir de 1 ano já pode comer a clara); feijão (arroz ou macarrão); couve (rúcula, agrião, alface). Tempero com salsinha e cebolinha, azeite, e uma pitadinha de sal.
*Como ele não consome carne, come ovo todos os dias, mas somente no almoço.
*Pode acrescentar também, no lugar do ovo, para variar, 2 castanhas do pará, caso não tenha nenhum caso de alergia na família.
*Também acrescendo grãos, como linhaça (rico em ômega 3 e ômega 6) e quinoa (fonte de fibras, proteínas e carboidrato). Não acrescento os dois, cada dia escolho um. A linhaça deve ser triturada para melhor absorção, sempre 1 colher de sopa do grão escolhido para a papinha toda, ou seja, para o almoço e para a janta. A quinoa deve ser acrescentada no momento do cozimento.
– Sobremesa: 1 mexerica ou 1 laranja (a laranja bahia é mais docinha).
- Lanche da tarde – 16 horas
– Iogurte natural integral (a melhor marca é o da Nestlé ou Itambé, pois é o mais natural, sem conservantes e sem amido);
– 2 tipos de fruta (exemplo: 1 banana e 1 pedaço de mamão; 1 banana e 1 pêra; 1 banana e morangos)
– 1 colher de sopa cheia de leite em pó (Ninho fases 1 ou Aptamil).
– 1 colher de sopa de linhaça (se não tiver colocado no almoço).
*Não adicione nenhum tipo de açúcar ou mel, pois a fruta já possui doce suficiente.
*Bata tudo no liquidificador.
- Jantar – 19 horas
Sirvo o mesmo do almoço. Sem o ovo.
- Ceia – 23 horas
Uma mamadeira de 180 ml de leite (Ninho fases 1). Aí vai depender do apetite e exigência de cada bebê. O meu sempre acorda se eu não der a mamadeira nesse horário.
Esse é o menu básico que sirvo para o meu bebê diariamente. O café da manhã ou o lache da tarde podem variar.
Tem dias que sirvo no lanche 1 fatia de pão de forma integral com uma fatia de queijo frescal( Queijo minas frescal da marca Polenghi) e 150 ml de leite ou suco. Ou sirvo o iogurte com frutas e uma fatia de queijo.
Se ele acorda muito cedo, por volta das 7 da manhã, dou o mingau lá pelas 10 horas dou 1 banana.
Enfim, cada mamãe sabe o apetite do seu filhote.
Espero que tenham gostado.