Amamentação causa aumento da inteligência, aponta pesquisa inédita

5

Pesquisa inédita aponta mais um efeito benéfico da amamentação: aumento inteligência

Olá mamães, tudo bem???
Todas nós sabemos, o quanto é importante amamentar né?!
Mas você sabia que saiu uma pesquisa inédita que aponta  mais um efeito benéfico da amamentação, vejam só o que diz a pesquisa:
Um estudo brasileiro publicado ontem pela revista britânica The Lancet, uma das publicações cientificas mais importantes do mundo, revela mais um benefício da amamentação: aumento na inteligência na fase adulta. Pesquisadores da Universidade de Pelotas (RS) acompanharam 3,5 mil recém-nascidos durante mais 30 anos. Segundo a publicação, uma criança amamentada por pelo menos um ano obteve, aos trinta anos, quatro pontos a mais de QI e acréscimo de R$ 349 na renda média.
Outra questão inédita do estudo é mostrar que, no Brasil, os níveis de amamentação estão distribuídos de forma homogênea entre diferentes classes sociais, não sendo mais frequente entre mulheres com maior renda e escolaridade.

Veja estudo completo no link: https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(15)70002-1/fulltext

E, para ajudar a mulher a esclarecer várias dúvidas sobre amamentação e, assim, se sentir mais segura para oferecer esse bem tão precioso para o seu bebê por um período superior a 12 meses, o especialista em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital das Clínicas de Medicina da USP, Achilles Cruz, responde alguns mitos e verdades mais frequentes.

ed63384-2748828

1. Amamentar é um método anticoncepcional 100% eficaz.

Mito. Algumas mulheres podem voltar a ovular mesmo no período da amamentação quando o ciclo menstrual está bloqueado devido à supressão dos hormônios. O ideal é que ela já comece a adotar algum tipo de método contraceptivo a partir da sexta semana após o parto. Logo no primeiro retorno ao ginecologista, o ideal é que a mãe converse sobre o método mais adequado para evitar uma nova gravidez em pouco tempo. Ele irá orientá-la sobre o uso de camisinha, DIU, implantes ou até mesmo as pílulas de progestagênio, que são as mais indicadas para esse período.

2. A mulher que está amamentando pode tomar qualquer tipo de pílula.

Mito. Neste período, as pílulas mais indicadas são as de progestagênio, hormônio que inibe a ovulação. Livre de estrogênio, este princípio ativo não interfere na qualidade ou no volume do leite, não havendo interferência na alimentação do bebê.

3. Engravidar enquanto está amamentando é benéfico

Mito. Não existe um intervalo estabelecido entre uma gravidez e outra, porém, é aconselhável que a mulher não engravide enquanto estiver amamentando, porque a sobrecarga da amamentação somada a uma nova gestação pode comprometer a saúde da mãe.

4. A alimentação da mãe influencia o leite.

Verdade. Tudo o que a mãe come acaba passando para o leite materno. Por isso, é importante que a mulher faça uma dieta variada e beba bastante líquido nesse período. O consumo de bebidas alcoólicas ou cigarros é contraindicado. Medicamentos, por exemplo, só devem ser tomados com orientação médica.

5. Estresse influencia a produção de leite.

Verdade. Quando a mulher está muito cansada ou ansiosa, a produção do hormônio ocitocina, que é o responsável pela vasão do leite, é bloqueada. O leite não seca quando se está estressada, mas a sua descida pode ficar prejudicada.

6. Amamentar faz bem para a saúde da mãe e do bebê

Verdade. Os bebês alimentados exclusivamente por leite materno até os seis meses de idade ficam mais protegidos contra inflamações, otites e diarreias. Segundo o Ministério da Saúde, as chances de a mãe desenvolver câncer de mama diminuem em 5% a cada 12 meses de aleitamento.


Beijinhos!!!

5 Comentários
  1. Tititi da Dri Diz

    ótimo post
    passando para desejar excelente final de semana
    bjs
    tititi da dri

  2. Unknown Diz

    Amamentar é mesmo muito importante alem de ser um momento super gostoso tanto pra mãe quanto para o bebê… adorei saber que aumentam a inteligencia, aqui as meninas mamaram até mais de dois anos.
    Bjs

  3. Iasmin Marques Diz

    Que legal saber de mais um benefício da amamentação.
    Ótimo post!
    Grande beijo
    amaedadri.com/

  4. Espaço das Mamães Diz

    Amamantar é muito bom, além de ser um momento maravilhoso entre nós né .. aqui em casa pena que não consegui muito tempo, só 2 meses, pois meu filho não queria e fiquei 1 mês na insistência do peito, ai quando não teve mais jeito eu tirava e dava na mamadeira.
    Bjs Mi Gobbato
    espacodasmamaes.blogspot.com.br/

  5. Genislene Borges Diz

    Cada vez mais, me surpreendo com os benefícios da amamentação.
    Coisa de Deus!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.