Saiba Todos os Cuidados Com a Dieta Low Carb e Quais Os Riscos!

0 1

Muito se fala nos benefícios da dieta low carb e o que ela pode trazer e, de fato, é inegável que essa técnica alimentar proporciona grandes benefícios para a saúde. Contudo, o que muitos não sabem é que se trata de uma via de mão dupla. Isso significa dizer que, assim como ela pode acarretar em benefícios para a saúde, ela também pode se tornar prejudicial. Por isso, confira nesse post quais são os cuidados necessários que você deve tomar ao entrar na dieta low carb.

Cuidados Com a Dieta Low Carb
Antes de começar essa dieta,, é fundamental que você conheça quais são os cuidados necessários.

Em resumo, a dieta de baixo carboidrato consiste na ingestão em números menores de substâncias como o carboidrato. É sabido que o carboidrato é essencial para o bom funcionamento do corpo e do organismo, e por isso a dieta retrata uma linha tênue entre o saudável e o não saudável. O carboidrato é responsável por fornecer ATP que, por sua vez, é responsável pelos agentes fornecedores de energia no corpo. Dessa forma, é possível saber que o carboidrato deve ser um dos elementos presentes na alimentação.

A dieta low carb não visa e exclusão por completo dessa substância, somente a sua diminuição. Contudo, dependendo do seu perfil, é possível que se torne algum tipo de risco para a sua saúde e, por esse motivo, se torna indispensável o acompanhamento com algum profissional da saúde. Não caia na história de fazer essa dieta por conta própria, porque é necessário alguns cuidados básicos.

Existe alguns riscos da dieta low carb e que, para poder evitar algum sintoma desagradável, é de extrema importância entender a sua real finalidade e como ela age internamente. Para que você tenha total segurança nesse processo da dieta, também é importante que compreenda alguns dos possíveis sintomas que ela pode trazer. Se você quer entender um pouco mais sobre essa dieta, confira o nosso post de hoje!

A dieta low carb é para você?

É muito importante adquirir o consumo de sempre analisar as possibilidades, pois esse hábito pode fazer com que você obtenha perspectivas das quais não tinha antes. É importante entender que nem tudo é para todos, inclusive uma dieta.

É de bom tom analisar quais são toda as finalidades de determinada coisa e, nesse caso, da dieta low carb. As promessas que essa técnica alimentar propõe pode se encaixar nas suas pretensões de perder peso, por exemplo. Mas é importante averiguar a maneira com que irá ocorrer a perca de peso.

Na dieta low carb sabe-se que a perda de peso ocorre devido a baixa ingestão de carboidrato que evitará o acúmulo de glicose (açúcar). Mas se você for uma pessoa que pratica esportes com bastante destreza e dedicação, talvez esse tipo de dieta não servirá para você, pois o seu perfil se enquadra numa pessoa que necessita da ingestão de carboidratos para poder ter energia necessária para realização de atividades físicas.

Cuidados Com a Dieta Low Carb
É importante ressaltar que a deita tem uma finalidade específica e que, por conta disso, não é recomendado que todo mundo faça.

Além do mais, é possível afirmar que pessoas que tem um histórico de complicação alimentar ou transtornos alimentares como bulimia, compulsão e anorexia devam evitar esse tipo de estratégia alimentar. Esse tipo de recomendação se dá porque a falta de nutrientes que são evitados na dieta low carb podem piorar o prognóstico da doença. A dieta também não é aconselhada para atletas ou pessoas que fazem muito exercício físico.

Pessoas que sofrem com insuficiência renal, tem um passado com problemas cardíacos ou hepáticos, deve se manter distante ou consultar um profissional antes de aderir a dieta low carb. No mais diabéticos também devem se manter distantes dessa técnica alimentar.

Cuidados necessários para a dieta low carb

Essa dica é mais especificamente para as pessoas que já estão praticando essa dieta. Durante o processo de adaptação dessa dieta alimentar, é possível que alguns sintomas apareçam. De início, isso pode aparentar ser normal, já que o corpo demanda de um certo tempo para se adaptar a novos hábitos, inclusive os alimentares. Porém, é necessário se manter atento a duração desses sintomas. Se eles perdurarem por um tempo maior do que o normal, é aconselhável ir imediatamente ao seu nutricionista. Contudo, existem alguns macetes que você pode fazer para que esses sintomas se dissipem.

Dor de cabeça

Como o princípio da dieta low carb é diminuir os níveis de carboidrato, o organismo irá queimar gorduras para que se possa obter energia.  Com esse processo, o corpo produzirá moléculas que são chamadas de cetonas. A cetona é liberada pela urina quando o corpo se utiliza da gordura para gerar energia em vez de usar a glicose.

Cuidados Com a Dieta Low Carb
Um dos efeitos da dieta low carb é a liberação de cetona em excesso, e isso pode causar certos problemas, como a dor de cabeça.

O fato da liberação de cetona através da urina pode ocasionar em desidratação e dores de cabeça. Caso esse sintoma perlongue por muito tempo, procure beber mais água durante o dia e, caso esteja aliando a dieta com exercícios físicos, ingerir suplemento com sódio antes do treino pode ser de grande auxílio.

Cansaço

Se no decorrer da dieta low carb você se sentir sem forças, ânimo ou fadiga, algumas medidas devem ser tomadas. No início pode parecer normal, já que o carboidrato é uma substância bem presente na alimentação sem restrições. Mas se o sintoma persistir, algumas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.

Cuidados Com a Dieta Low Carb
O carboidrato é responsável por toda a energia do corpo, e a falta dessa substância pode acarretar em cansaço. Por isso sempre mantenha acompanhamento profissional.

A primeira delas é, assim que iniciar seus exercícios de costume, comer uma banana ou maçã para ter um maior sustento no decorrer da atividade física. Caso esse método não funcionar, recorra ao profissional da saúde de sua confiança. Ele poderá sugerir um aumento de ingestão de carboidrato que condiz com o seu perfil.

Resfriado

Resfriado ou doenças simples podem se tornar bem rotineira para quem escolhe esse tipo de dieta. Isso se dá devido ao fato de o carboidrato ser um dos nutrientes que ajudam na fomentação de anticorpos e, já que o consumo de carboidrato é menor, consequentemente os níveis de produção de anticorpos serão afetados negativamente.

Cuidados Com a Dieta Low Carb
Pense bem antes de aderir a essa dieta, pois doenças simples podem se tornar constantes, se não obtiver os devidos cuidados da dieta low carb.

Para que você evite que fique doente com maior facilidade, existem alguns outros alimentos que podem fazer papeis semelhantes ao carboidrato. Os não refinados, como a batata-doce, por exemplo, ajudam a manter a saúde do corpo e a deixá-lo em forma.

Quais os riscos da dieta Low Carb?

Entretanto, se você está pensando em aderir essa dieta alimentar, você também deve ter em mente a opinião de alguns profissionais de saúde. Alguns deles aconselham que as pessoas que estão buscando emagrecer, busquem outro tipo de dieta, pois, segundo eles, o carboidrato é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo e que, a falta dele, pode ocasionar vários problemas.

Cuidados Com a Dieta Low Carb
A sua saúde é muito importante, então não comece nenhuma dieta sem antes analisar por completo as consequências dela.

Além do mais, como o carboidrato é substituído pelas proteínas, isso acaba afetando o ph sanguíneo, deixando-o ácido, o que pode ser extremamente maléfico. O auto nível de acidez no sangue pode acarretar algumas complicações, e iremos mostrar a seguir alguns dos problemas que pode ocorrer em decorrência do auto nível de acidez e o baixo volume de carboidrato:

  • Falta de energia;
  • Alteração de humor;
  • Ansiedade;
  • Baixa disposição;
  • Fraqueza muscular;
  • Diminuição na capacidade de raciocínio;
  • Sobrecarga da função renal pelo maior consumo de proteínas.

A dieta low carb pode até aparentar ser uma eficiente maneira de perder peso, porém, você deve sempre se preocupar em aliar a perda de peso de maneira saudável, do contrário, você só irá conseguir mais problema do que somente a intenção de perder peso. Como você pode perceber, essa dieta alimentar tem alguns riscos e, por isso, não é nem um pouco indicado que você realize por conta.

Ainda que muitos nutricionistas tenham uma posição negativa quanto a essa dieta, outros acham que é possível equilibrar a dieta low carb e, consequentemente, deixá-la com menos riscos. É sempre melhor você tomar muito cuidado com a sua saúde, portanto, busque por um profissional competente para que possa lhe auxiliar nessas questões.

Com isso, finalizamos esse artigo por aqui. Lembre-se: a dieta low carb pode ser muito benéfica, mas ela tem que ser arquitetada e manuseada com todo o primor possível. Do contrário, as chances de os resultados não serem agradáveis são grandes. Por isso, diante de qualquer dúvida, consulte uma nutricionista de confiança. E se você deseja saber com maiores detalhes tudo sobre essa dieta, confira tudo o que você precisa saber sobre a dieta low carb. Até a próxima!

Leave A Reply

Your email address will not be published.